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Abstract(s)
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, pretende documentar o percurso e as atividades desenvolvidas com vista à aquisição e desenvolvimento de competências especializadas. Este percurso orientou-se pela temática da qualidade na saúde, especificamente, pela abordagem da avaliação da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório como estratégia e ferramenta para a melhoria da prestação de cuidados. A temática tem sido pouco explorada no âmbito do intraoperatório, pelo que se considerou pertinente fazê-lo, visto que a mesma é um indicador validado da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados. Definiu-se assim como objetivo mapear as intervenções de enfermagem que promovem a satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório. Para o concretizar, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica do tipo scoping, pela metodologia do The Joanna Briggs Institute, com o intuito de responder à questão de revisão: “Quais as intervenções de Enfermagem promotoras da satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório?”. A fórmula boleana que suportou a pesquisa foi “patient satisfaction” AND (“perioperative nursing” OR “nursing interventions”) AND “operating room”. A pesquisa efetuou-se nas bases de dados científicos PubMed Central, Google Académico, Scientific Electronic Library Online, ResearchGate e Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, EBSCOhost e no repositório do AORN Journal. Foram identificadas as intervenções de enfermagem com maior impacto na satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório, sendo elas as que satisfazem as necessidades informacionais e relacionais do cliente, as que promovem a sua homeostasia física e emocional e que garantem o funcionamento eficiente do bloco operatório. A temática satisfação do cliente com os cuidados de enfermagem no período intraoperatório demonstrou intercetar os domínios de competências técnicas e relacionais do enfermeiro especialista, sendo resultante do exercício das mesmas, e impõe uma visão global e integrada do contexto perioperatório como continuum. No entanto, impõe-se mais investigação sobre esta temática no contexto específico do perioperatório, nomeadamente a conducente ao desenvolvimento de escalas de avaliação específicas ao mesmo.
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Keywords
Satisfação do Paciente Enfermagem Perioperatória Sala Cirúrgica
Citation
Publisher
Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa