Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Bem estar animal e as suas implicações na qualidade da carne bovinaPublication . Cruz, Cristiano Arede da; Costa, Rosário Plácido Roberto daO presente relatório foi elaborado na sequência da realização do estágio curricular no âmbito do Mestrado em Engenharia Agropecuária na unidade industrial Matadouros da Beira Litoral S.A, sediada em Aveiro. O estudo foi realizado em 34 sessões, e teve como objetivo relacionar alguns parâmetros de bem-estar animal com um indicador de qualidade e segurança da carne. Nos parâmetros avaliados referentes ao bem-estar animal foram verificados: duração de viagem, tempo de espera no matadouro, avaliação no encaminhamento dos animais da abegoaria para a box de atordoamento (quedas e escorregamentos, utilização de aparelhos promotores de descargas elétricas, vocalização, evidência de maus tratos e estado de limpeza dos animais), atordoamento, intervalo de tempo entre o atordoamento e a sangria, localização da incisão de sangria, grau de insensibilização na calha de sangria e grau de hematomas na carcaça. A qualidade e segurança da qualidade da carne foi avaliado através da medição do valor do pH no músculo Longissimus dorsi (1 hora após o abate e 24 horas após o abate). O estudo permitiu verificar que os parâmetros relativos ao bem-estar animal avaliados, tiveram influência direta no pH das carcaças influenciando a qualidade e segurança do produto final.
- Uma perspectiva contemporânea de carreira à luz do employer branding: Proposta de uma nova conceção de carreira para o grupo Salvador Caetano atrair as novas geraçõesPublication . Moreira, André Filipe de Sousa; Santos, FernandoNos últimos anos tem se verificado um notável aumento da significância do employer branding (EB) para o mundo organizacional. Esta fase contemporânea que vivemos atualmente caracteriza-se pela instabilidade e volatilidade do mercado de trabalho, o que tornou pertinente a abordagem do tema “Carreira profissional à luz do EB”, não só pela dimensão do conceito em si, mas pelo facto de serem cada vez mais os colaboradores que fazem do job hopping (JH) e do job jumping (JJ) uma realidade. A verdade é que são cada vez mais a empresas que vivem num quadro de incerteza quanto à atração e consequente retenção dos seus colaboradores por longos períodos de tempos, ou seja, esta é uma das maiores preocupações organizacionais da atualidade. O propósito deste estudo, centra-se em compreender de que forma como o EB pode ser trabalhado em função da implementação de uma nova conceção de carreira mais atrativa. Isto porque, quando olhamos mais de perto para os processos organizacionais, podemos concluir que a maioria prioriza os interesses internos, esquecendo-se de que, na maior parte das vezes, são os colaboradores os elementos-chave para o cumprimento das metas e objetivos internamente delineados. Os resultados obtidos neste estudo demonstram que os colaboradores se sentem mais atraídos por organizações que privilegiam formatos de carreira profissional onde lhes seja dada a possibilidade de usufruir de lideranças humanas, de experienciar diferentes cargos e funções ao longo do tempo, de flexibilidade de horário, de colaborar em teletrabalho e de viver em ambientes internos saudáveis. Em síntese, os resultados aqui obtidos sustentam toda a intenção deste projeto de investigação, não só pela dimensão e importância do EB a nível interno, mas também pela capacidade que esta nova forma de encarar a carreira profissional à luz do EB tem de melhorar a satisfação e produtividade do colaborador, fazendo-o querer permanecer vinculado a qualquer organização que lhe dê estas perspetivas.
- A influência da experiência do consumidor na criação de sentimentos de amor à marca : Estudo sobre as marcas patrocinadoras dos festivais de verão em PortugalPublication . Clemêncio, João Carlos Silva; Santos, FernandoA atual exigência dos consumidores e a grande competitividade no mercado, faz com que as marcas tenham de reinventar maneiras para se diferenciarem e se tornarem relevantes. Cada vez mais os consumidores procuram viver e experienciar algo marcante e único, e as marcas necessitam de pensar em diferentes formas de entrega dessas experiências, para assim poderem desenvolver emoções e ligações afetivas com estes. Torna-se assim importante atingir os sentimentos e emoções dos consumidores, através de ações e estratégias inovadoras e diferenciadas. A popularidade dos festivais de verão tem vindo a aumentar de ano para ano e são atualmente dos eventos mais aguardados de todo o ano, pelos seus participantes. Este tipo de eventos representa uma excelente oportunidade para as marcas interagirem com os seus consumidores, pois é nestes ambientes que se encontram públicos disponíveis e abertos a novas oportunidades e desafios. Desta forma, o principal objetivo deste estudo é compreender a influência da experiência dos participantes de festivais de verão com as marcas, na criação de sentimentos de amor à marca. Para prosseguir este objetivo, a presente dissertação foi baseada numa abordagem qualitativa, através da realização de três focus group a participantes de festivais de verão, aliada a uma pesquisa exploratória com uma análise documental. Os resultados obtidos neste estudo sugerem a existência de uma relação entre as experiências vividas pelos participantes com as marcas e a criação de sentimentos de amor à marca, no sentido em que geram maior proximidade com os seus consumidores e criam memórias positivas. A participação ativa e o passa-palavra positivo são os principais comportamentos demonstrados pelos consumidores, ao estabelecerem este tipo de ligações experienciais com as marcas.
