Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-24"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Marto, Luís; Tomás, Beatriz; Mourato, Tiago; Ribeiro, José; Nogueira, Inês; Wakabayashi, Paul; Coelho, Inês; Pereira, Maëva; Mateus, Diogo; Teixeira, André; Santos, Helena; Moita, Alexandra; Cabral, Sérgio; Gonçalves, Tomás; Cortes, Tiago; Reis, Gonçalo; Tomás, Salomé; Rosado, Bárbara; Rocha, Sara; Branco, IvanBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 24 de Novembro de 2022 no ÂMBITO CULTURAL, PISO 6 do EL CORTE INGLÉS em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras Arnold, Mozart, Beethoven, Ewald e Hindemith. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- Jovens Solistas da MetropolitanaPublication . Santos, Hélio; Carneiro, Maria; Dias, David Freitas; Massacote, Ana; Sebastião, Cíntia; Estevão, Camille; Oliveira, Sara Pitzalis; Reis, Guilherme; Correia, Beatriz; Salazar, Afonso; Semedo, Luísa; Correia, Ana Carolina; Alves, André; Silva, Liliane; Castro, Beatriz; Martins, Leonardo; Lencart, José KercadioBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 24 de Novembro de 2022 no MUSEU NACIONAL DA MÚSICA em Lisboa no âmbito da Temporada 2022/2023 da Metropolitana dedicada a 30º aniversário da instituição. O programa do concerto foi preenchido com obras Arnold, Haydn, Brahms, Dohnányi e Khachaturian. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- The use of transfer entropy to analyse the comovements of European Union stock markets: a dynamical analysis in times of crisesPublication . Ferreira, Paulo; Almeida, Dora; Dionísio, Andreia; Quintino, Derick; Aslam, FaheemUnderstanding the linkages among stock markets holds great importance for investors, policymakers and portfolio managers. When considering the integration of international stock markets and given they are complex systems, it is important to understand how they are related and how they influéncé each other. Studying data from 25 European Union stock market indices, this piece of research aims to evaluate the dynamics of influéncé among them. In terms of method, a non-linear approach has been applied, based on transfer entropy with static and dynamic analysis. As the main finding, a strongly influéntial relationship between some indices should be highlighted. The static analysis allows us to infer that central and western European Union countries are the main influéncérs, while the dynamic analysis leads us to the conclusion that the relationships between the stock markets have changed over time, revealing their dynamism. The results obtained have several implications. For instance, for investors and portfolio managers, the information about comovements is relevant for divérsification purposes and for their decisions on where to make their investments, build portfolio strategies and manage risks; however, for policymakers, the constant monitoring of stock markets may detect increases in the connection between markets, which could be understood as signs of instability.
- Validação da amplificação direta de manchas de sangue com Yfiler Plus PCR Amplification Kit - resultados preliminaresPublication . Dourado, Catarina G.; Lucas, Isabel; Vieira da Silva, Cláudia; Carvalho, Mónica; Amorim, Antónioanálise de marcadores genéticos do tipo STR (short tandem repeat) é uma das metodologias mais utilizadas em perícias no âmbito da genética forense. Para além do estudo de marcadores autossómicos, também o estudo de marcadores do cromossoma Y é muito frequente, tendo estes especial importância não só em perícias de agressão sexual, como também em perícias de identificação genética individual e no âmbito da investigação biológica de parentesco. A necessidade de resolver as perícias de forma célere, torna fundamental que os procedimentos laboratoriais sejam otimizados no sentido de se realizarem no menor tempo possível, nunca comprometendo os resultados obtidos. Nesse sentido, os kits comerciais de amplificação de STRs têm sido aperfeiçoados de forma a poderem ser utilizados sem necessidade prévia de uma extração de ADN. Atualmente, o kit Yfiler® Plus é o mais utilizado na obtenção de haplótipos do cromossoma Y no SGBF-S, permitindo a amplificação simultânea de 27 Y-STRs (short tandem repeats do cromossoma Y). Para que uma nova metodologia possa ser aplicada na rotina laboratorial do SGBF-S (Serviço de Genética e Biologia Forenses da Delegação do Sul do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses), é imperativo proceder à sua validação interna para determinar a sua eficácia e reprodutibilidade, de modo a que possa ser aplicada na casuística forense. O presente trabalho revela os primeiros resultados obtidos no SGBF-S relativamente à amplificação direta de manchas de sangue com Yfiler® Plus PCR Amplification Kit (Applied Biosystems). Foram selecionadas amostras (manchas de sangue) de indivíduos do sexo masculino não relacionados entre si. Estas foram extraídas com Prep-n-Go™ Buffer (Applied Biosystems), amplificadas com o kit Yfiler® Plus e posteriormente sujeitas a eletroforese capilar. As mesmas amostras foram amplificadas de forma direta (fazendo um punch de 0.5mm nas amostras), e sujeitas a eletroforese capilar. Ao analisar os resultados obtidos com o software GeneMapper IDX v1.6 (Applied Biosystems), verifica-se a existência de perfis de qualidade e concordantes entre si, independentemente da metodologia utilizada. As alterações à metodologia do fabricante que foram adotadas, não comprometem a obtenção de resultados válidos, demonstrando a robustez do kit Yfiler® Plus. Assim, os resultados preliminares apresentados são muito satisfatórios, pelo que se deverá prosseguir no sentido da validação desta metodologia e a sua implementação no SGBF-S.
- Chemsex: nem sempre com um final feliz... morte por intoxicação com GHB e CocaínaPublication . Castro, André Lobo; Simón, Antia; Tarelho, Sónia; Ribeiro, Cristina; Franco, João Miguel"Chemsex" tornou-se um problema sério de saúde pública no contexto médico-legal. É sabido que a sua prática envolve um elevado grau de risco para os consumidores, incluindo contextos de intoxicação aguda. No caso apresentado, a vítima do sexo feminino foi encontrada inconsciente pelo seu parceiro. Ambos perderam a consciência no seguimento do consumo de um líquido após o jantar, num parque de estacionamento conhecido por ser um local procurado para a realização de encontros casuais de cariz sexual. Após a autópsia, a análise toxicológica detetou a presença na amostra de sangue total de GHB, cocaína, ecognina metilester, benzoilecgonina e THCCOOH. A avaliação da informação e dos dados recolhidos levou a concluir que a morte se deveu a uma intoxicação por uma mistura de GHB e cocaína. Este caso releva a necessidade de se considerar e avaliar toda a informação obtida na cena, nomeadamente a informação testemunhal. Por outro lado, este caso revela também que a utilização de diferentes substâncias, isoladas ou misturadas, continua a ser praticada com fins de aumento de performance sexual, se bem que nem sempre com um final feliz.
- Comparação da extração em fase sólida com a precipitação proteica na determinação de canabinóides em amostras de sangue totalPublication . Martinho, Beatriz; Teixeira, Helena M.; Franco, João Miguel; Real, F. Corte; Proença, PaulaIntodução: Em toxicologia forense, é essencial ter um método rápido e eficiente que permita usar uma pequena quantidade de amostra biológica para determinação e quantificação de baixas concentrações de canabinóides. A extração em fase sólida (SPE) tem sido uma das técnicas extrativas mais utilizadas no laboratório do Serviço de Química e Toxicologia Forenses (SQTF) na confirmação e quantificação de canabinóides, estando este procedimento acreditado. No entanto, importa sempre procurar metodologias analíticas que possam apresentar mais vantagens e suprimir aspetos menos satisfatórios, como por exemplo, custos, processos laboriosos, entre outros. Neste sentido, a introdução da precipitação proteica como técnica extrativa na rotina laboratorial pode demonstrar-se uma mais valia para o SQTF. Material e Métodos: No procedimento extrativo em amostras de sangue foi utilizada a técnica de SPE com 0,5 mL de amostra e a de precipitação proteica de 0,1 mL de sangue, para a determinação de ∆9-tetrahidrocanabinol (THC), 11-hidroxi-∆9-THC (THC-OH) e 11-nor-9-carboxi-∆9-THC (THC-COOH). A análise cromatográfica foi realizada por cromatografia líquida de alta resolução acoplada a espetrometria de massa (LC-MS/MS) nos dois equipamentos existentes no SQTF da Delegação do Centro. Na separação cromatográfica foi utilizada uma fase móvel constituída por formato de amónia aquoso 2mM (ácido fórmico 0,1 %) e metanol, em modo gradiente, com um fluxo de 0,4 mL/min e uma coluna Acquity UPLC HSS® T3 quer no equipamento da marca Waters quer no equipamento da marca Sciex. Resultados e Discussão: No equipamento da Waters, a precipitação proteica demonstra não influenciar de forma significativa a intensidade e área dos picos, bem como o ruído de fundo quando comparado com os resultados obtidos por extração em fase sólida. No equipamento da Sciex, as amostras preparadas por precipitação proteica apresentam maior intensidade, maior área e menor ruído do que as amostras preparadas por extração em fase sólida, dada a otimização dos parâmetros cromatográficos. Os autores apresentam também os resultados da validação do procedimento extrativo por precipitação proteica e análise por LC-MS/MS, no equipamento da marca Sciex. Conclusões: A substituição da técnica de extração em fase sólida de 0,5 mL de amostra pela de precipitação proteica de 0,1 mL de sangue no procedimento laboratorial de confirmação e quantificação de canabinóides, torna-o mais simples, rápido e com um menor custo associado. O método validado demonstrou ser seletivo, específico, exato, preciso, robusto e linear na gama de trabalho, cumprindo todos os critérios de aceitação estabelecidos para a análise de canabinóides em amostras de sangue por LC-MS/MS.
- Determinação de canabinoides no SQTF-DC, 2020-2022: estudo retrospetivo de avaliação de variáveis preponderantesPublication . Proença, Paula; Monsanto, Paula; Frias, Eugénia; Franco, João Miguel; Real, F. CorteOs canabinóides, considerados como tendo dos mais elevados consumos quando comparados com outras substâncias ilícitas, estão frequentemente relacionados com acidentes de viação, assim como influenciam negativamente outros comportamentos de risco ou comportamentos desviantes, como são os acidentes de trabalho ou outro tipo de mortes violentas, sendo expectável a elevada solicitação de análises ao Serviço de Química e Toxicologia Forenses (SQTF). Este trabalho, tem assim, como objetivo a avaliação retrospetiva dos casos com pedidos de canabinóides ao SQTF da Delegação do Centro do INMLCF, IP, num período de dois anos. Este estudo teve como base os dados extraídos do Programa STARLIMS, do SQTF da Delegação do Centro, entre junho de 2020 e junho de 2022, relativos aos casos com pedido de análises toxicológicas de canabinóides. Na triagem de canabinóides em amostras de sangue foi utilizado um procedimento analítico por método imunoenzimático de fase sólida (ELISA). Na confirmação e quantificação de ∆9-THC (THC), 11-hidroxi-Δ9-tetrahidrocanabinol (11-OH-THC) e 11-nor-9-carboxi-Δ9-tetrahidrocanabinol (THCCOOH) foi utilizada uma extração em fase sólida seguida de análise por cromatografia líquida de alta resolução acoplada a espetrometria de massa (LC-MS/MS). Em 3554 processos atribuídos ao procedimento de triagem de canabinóides em sangue por ELISA, 317 foram positivos para este grupo, dos quais 70 % foram solicitados no âmbito do Código da Estrada e 27% no âmbito da Patologia e Clínica Forenses. Relativamente à distribuição por faixa etária, verificou-se a ocorrência de um acentuado consumo de canabinóides entre os 21 e os 30 anos, sendo a média de idades 33 anos, com prevalência do sexo masculino (93,6%). No período em estudo, o THC foi confirmado e quantificado em 66,9 % dos casos, com uma concentração sanguínea média de 7,7 ng/mL. O metabolito ativo, 11-OH-THC, apresentou uma concentração média de 3,7 ng/mL em 40,2 % dos casos positivos para canabinóides. Em 90,9% dos casos verificou-se a presença do metabolito inativo THCCOOH com uma concentração média de 35 ng/mL. Em contexto da segurança rodoviária é de salientar que o valor médio de THC no âmbito da fiscalização (código da estrada) foi de 6,0 ng/mL e nas vítimas mortais de acidentes de viação (patologia) foi de 20,1 ng/mL. Em 68 casos (22%) foi detetada a presença simultânea de canabinoides e de outras substâncias psicoativas. Os autores estudaram, igualmente, a correlação entre o consumo de canabinóides e o álcool etílico, tendo constatado que 35% dos casos apresentaram uma TAS >0,5 g/L. No âmbito da Patologia e Clínica Forenses, 8,4% dos casos corresponderam a acidentes de viação e 4,3 % a suicídios.