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- Psicologia policial: programas de prevenção e redução da vitimização profissionalPublication . Santos, Roberta Torres dos; Fernandes, José Joaquim Antunes; Silva, Juliana Ferreira daA presente pesquisa consiste em um estudo exploratório dividido em quatro capítulos sobre os programas de saúde mental para profissionais de segurança pública, com enfoque no tema da vitimização policial e saúde mental. Foi utilizado o conceito de vitimização desenvolvido por Minayo (2014) que afirma que, a expressão “vitimização profissional” diz respeito aos agentes de segurança pública enquanto vítimas de agravos físicos e emocionais ou de morte no exercício de sua profissão. O objetivo deste trabalho foi identificar, descrever e analisar os programas institucionais relacionados ao tema da vitimização policial, e se tais programas, possuíam ações estruturadas dentro da área de saúde mental. São objetivos específicos a análise, estudo e descrição de programas voltados para a prevenção de patologias ligadas à saúde mental. O desenho metodológico compreende três métodos, a saber: (i) revisão sistemática de literatura, (ii) análise documental de programas relacionados ao tema da prevenção à vitimização policial e (iii) pesquisa de campo com a Divisão de Psicologia da Polícia de Segurança Pública (Portugal). Foram pesquisados ações e programas de prevenção à vitimização nas instituições de Portugal, França, Estados Unidos da América e Reino Unido. Conclui-se que as ações de prevenção contra a vitimização policial têm aumentado nas variadas instituições analisadas, sendo ainda um campo pouco estruturado. Assim, deveremos reconhecer que a vitimização policial é uma realidade crescente das forças de segurança e que, por isso, maior investimento e atenção devem ser dado a este fenômeno.
- Avaliação de Desempenho: Em Empresas de Prestação de Serviços e VendasPublication . Maximino, Inês Soares; Pires, HenriqueNo modelo atual de Gestão de Recursos Humanos, as organizações procuram garantir o bom funcionamento dos seus Recursos Humanos pelo facto de que o desempenho do capital humano garante cada vez mais a maximização de resultados para uma determinada organização. Neste sentido o presente estudo tem como objetivo observar e analisar o sistema de Avaliação de Desempenho implementado em diversas organizações, mais concretamente, incidiu-se em 6 organizações distintas pertencentes à área de vendas e prestação de serviços. A partir da revisão da literatura presente na investigação, foi possível conhecer e analisar o sistema de Avaliação de Desempenho. Através da sua evolução nas últimas décadas, procurou-se definir o conceito de Avaliação de Desempenho, bem como os objetivos que a compõem e os métodos adotados que conduzem a uma Avaliação de Desempenho eficaz. Em termos de metodologia recorreu-se à metodologia qualitativa na qual foram realizadas entrevistas a membros do departamento de Recursos Humanos das organizações que se voluntariaram para participar na recolha de dados. Atendendo aos resultados obtidos, os participantes identificaram um conjunto de categorias que direta ou indiretamente influenciam a Avaliação de Desempenho da organização em que exercem funções. Como pontos positivos foram evidenciados os seguintes itens: qualidade, eficácia e importância da Avaliação de Desempenho em contexto organizacional. Como pontos negativos foram realçados os seguintes: necessidade de definir parâmetros adequados a todos os colaboradores pertencentes à organização e também a insatisfação verificada referente ao modelo atual de avaliação implementado na organização.
- A influência das dimensões de employer branding na atração e retenção de talento da geração Z no setor de TI em Portugal: O estudo de caso da WeeziePublication . Capante, Mariana Patrícia Veiga; Mena, RicardoAs organizações estão a enfrentar uma fase de guerra de talentos em que ser considerada uma empresa de eleição é crucial. A lacuna na procura e oferta referente a diversos setores está a impor um esforço das organizações para atrair e reter os profissionais que detêm talento. Assim, compreender a relevância da atração e retenção de talento é essencial e, para tal, é imperativo desenvolver uma estratégia de employer branding. O objetivo do presente relatório de estágio é compreender a influência das dimensões de employer branding na atração e retenção de talento da geração Z no setor de TI em Portugal, um estudo de caso da empresa Weezie. A metodologia adotada para a presente investigação é de cariz totalmente qualitativo, com técnicas de recolha de dados como focus group a potenciais candidatos da empresa e entrevistas a colaborados da empresa, a outra empresas e ainda a especialistas da área. O focus group é realizado com 8 profissionais. As entrevistas são realizadas, no total, a 9 profissionais e os guiões de entrevistas partilhados consoante os objetivos da investigação de forma a formar um painel diversificado tendo em consideração as dimensões em investigação. Os resultados contribuem para a literatura existente sobre a temática e revelam que as dimensões da marca do empregador têm influência na atração de potenciais candidatos e retenção de colaboradores da geração Z no setor de TI em Portugal.