Browsing by Issue Date, starting with "2022-11-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Almeida, Eva da Conceição Martins; Ruivo, Isabel Maria SilvaEste Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV tem como objetivo apresentar uma análise sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica, reunindo a informação mais relevante obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (MEPE1C), iniciado em setembro de 2020 e terminado em julho de 2022. O relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Proposta de Trabalho de Projeto. Os mesmos são apresentados através de uma contextualização e desenvolvidos com análises objetivas e inferências suportadas cientificamente por autores de referência. No primeiro capítulo reúnem-se dez relatos de estágio que achei pertinentes destacar. Nestes relatos são mencionadas atividades/aulas que observei e lecionei. Este capítulo apresenta atividades/aulas das valências pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. O segundo capítulo mostra oito planificações realizadas por mim ou por educadoras/professoras. Após a apresentação da planificação em quadro, é explicada a sua conceção, a sua execução e as estratégias e recursos utilizados, considerando a relevância das mesmas. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação: um de Educação Pré-Escolar e três de 1.º Ciclo do Ensino Básico, todos elaborados e aplicados por mim. No quatro capítulo é apresentado um projeto intitulado Saudavelmente Saudável. Este tem como objetivo promover uma alimentação saudável e simultaneamente consciencializar as crianças e os encarregados de educação para um Mundo mais sustentável. Por último, o relatório termina com uma reflexão final, na qual abordo um pouco do meu percurso académico bem como a experiência vivida ao longo desta etapa de formação no Mestrado Profissional.
- Diagnóstico laboratorial da infeção por SARS-CoV-2Publication . Gamado, Ana Catarina Major; Gomes, PerpétuaA doença infeciosa respiratória COVID-19 causada pelo novo vírus SARS-CoV-2, tornou-se, a nível internacional uma emergência de saúde pública. A pandemia decorrente da elevada transmissibilidade e a rápida disseminação do vírus causou uma crise humanitária com impactos sociais e económicos em todo o mundo. Inicialmente os sintomas são febre, tosse, fadiga e congestão nasal, mas podem progredir rapidamente para estados de saúde mais críticos tais como a síndrome respiratória aguda severa e a morte. Para além da diversidade de sintomas relatados por pacientes infetados, existem indivíduos que não apresentam qualquer sintomatologia. Desta forma torna-se fulcral, a deteção precoce da infeção viral ativa para o controlo desta pandemia. Para responder a esta necessidade, foram desenvolvidos diversos testes de diagnóstico laboratorial, com diferentes características. Em Portugal, a deteção da infeção aguda por SARS-COV-2 é efetuada com recurso aos testes de diagnóstico laboratorial, RT-PCR, RT-LAMP, TMAAptimaTM e o teste rápido de antigénio. Esta monografia tem como objetivo sintetizar a informação existente em relação aos vários testes laboratoriais, de forma a esclarecer a adequabilidade de utilização de cada um deles e permitir a aplicação do método mais adequado às diferentes situações no terreno.
- Long-Term Correlations and Cross-Correlations in Meteorological Variables and Air Pollution in a Coastal Urban RegionPublication . Palmeira, Anderson; Pereira, Eder; Ferreira, Paulo; Diele-Viegas, Luisa Maria; Martins Moreira, DavidsonIn this work, we evaluated the evolution of some atmospheric pollutants (O3, NOx and PM10) over time and their relationship with four different climate variables (solar irradiation, air temperature, relative humidity and wind speed). To this end, we assessed the long-range dependence of those concentrations with a Detrended Fluctuation Analysis (DFA) and analyzed the cross-correlation of such dependence with the climate variables through a Detrended Cross-Correlation Coefficient Analysis (ρDCCA). The results show that air pollution tends to increase over time, impairing air quality and likely affecting human health. The results indicate a cross-correlation between air pollution and the climatic variables, which persisted for a certain period, with a greater correlation between O3 concentration and wind, mainly temperature, and a negative correlation with humidity for all monitoring stations. Moreover, unlike O3 and PM10, NOx concentrations always had a persistent behavior in the region of study for the entire analyzed period.