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- Processamento de pregado numa indústria de aquaculturaAnálise nutricional e organolética de filetes de pregado submetido a diferentes dietasPublication . Marieiro, Jorge Manuel Magalhães; Sant´Ana, Ana Sousa Ramos Ramalho Ribeiro de MagalhãesO presente trabalho foi realizado no âmbito da Unidade Curricular “Estágio/Dissertação/Projeto” do segundo ano do curso de Mestrado de Engenharia AlimentarOs dois grandes objetivos do estágio foram a obtenção de experiência profissional em contexto de trabalho, e a realização de um ensaio experimental resultante da colaboração da Acuinova com a ESAC. Durante o período de estágio de 128 dias, acompanhei e executei tarefas no âmbito do controlo de processamento e controlo de qualidade do pregado. A Acuinova desenvolve projetos onde avalia novos ingredientes na dieta do pregado. No presente trabalho realizaram-se análises de composição proximal e propriedades de textura e cor em pregados alimentados com diferentes dietas. Foram analisados 40 filetes de pregado, sendo 20 provenientes da dieta Orange as outras 20 da dieta Blue. Foram efetuadas análises para avaliar a composição proximal, tais como, o a humidade, o teor de cinzas, o método de Soxhlet (gordura) e o método de Kjedahl (proteína) e análises físicas, tais como, a textura. O objetivo do trabalho foi comparar as duas dietas (Blue e Orange), com a finalidade de escolher a mais indicada para a alimentação do pregado de aquacultura.
- Organização e Gestão Lean da Manutenção na Empresa Paul StrickerPublication . Niño, Oswaldo José Batista; Farinha, José Manuel TorresA gestão da manutenção é cada vez mais uma condição essencial para as empresas, designadamente industriais, que pretendem melhorar o desempenho, longevidade e fiabilidade dos seus equipamentos, bem como melhorar os tempos de produção, reduzindo custos e sustentando o funcionamento da infraestrutura. Visando esses benefícios, a empresa Paul Stricker decidiu, há cerca de três anos, criar o departamento de manutenção. Para este efeito foi construída uma oficina e estabelecida uma equipa técnica para lidar com as necessidades da produção e cuidar da infraestrutura da empresa. No final de 2019 foi ampliado o parque de máquinas, em cerca de 40%, com a aquisição de novas máquinas e feita a ampliação da área de produção disponível. Devido a esse incremento, aumentou também o trabalho da manutenção, a qual, devido ao elevado número de tarefas, cresceu de forma desorganizada e mais voltada a “apagar fogos”. Tornou-se necessário organizar o departamento, implementar novas medidas e atualizar as políticas internas que tinham sido aplicadas quando a equipa de manutenção foi criada. Com vista a uma filosofia mais dinâmica que permitisse poupar tempo e esforço foi definido que a filosofia que melhor coincide com os valores da empresa é a do pensamento Lean. Foi desta forma que surgiu este projeto, visando tirar do papel ideias que nunca tinham sido concretizadas pela alta exigência que as mudanças no parque de máquinas e pelo crescimento das instalações representavam ao nível de tempo e horas de trabalho, para mudar o modo de atuar do setor da manutenção para uma forma mais organizada e eficiente.
- Será que é possível aprender com o calendário?Publication . Santos, Laura; Machado, RicardoEmbora o ensino em Portugal tenha vindo a evoluir de uma forma constante, as escolas portuguesas continuaram a adotar, maioritariamente, os métodos tradicionais, os quais poderiam ser ajustados com práticas inovadoras (Governo da República Portuguesa, 2019). Desse modo, o presente trabalho surgiu da reflexão de uma futura profissional de educação, que foi observando a implementação de um ensino tradicional nas instituições, em que os indivíduos eram vistos como seres que aprendem de igual forma. Como tal, organizámos um trabalho com propósitos pedagógicos e investigativos, a fim de implementar a Metodologia de Trabalho de Projeto (MTP), em que os alunos, a partir de um problema, baseado nas suas necessidades e nos seus interesses, assumiram um papel ativo (Behrens, 2014). Com isso, pretendíamos entender de que forma esse método de trabalho promovia o sucesso pessoal e escolar dos alunos. Neste sentido, implementámos um projeto associado ao percurso de vida dos alunos. Este projeto, em prol do calendário, surgiu para incentivar os alunos a estabelecerem conexões entre todos os saberes, promovendo, assim, o alargamento do conhecimento e a interdisciplinaridade. Este trabalho foi realizado no período da prática de ensino supervisionada. Adotámos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um projeto de investigação-ação, contando com a participação dos alunos de uma turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, da professora/investigadora e da professora cooperante. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo (BD), as conversas informais, as tarefas de inspiração projetiva (TIP) e a recolha documental. No que diz respeito aos resultados, salientamos que a MTP foi importante, uma vez que os alunos assumiram uma postura positiva em relação ao projeto. Além disso, observámos que os alunos alargaram os seus conhecimentos e foram mais participativos e colaborativos. Assim sendo, torna-se imprescindível implementar um maior número de projetos, de forma que todos os alunos retirem o melhor proveito deste método de trabalho.