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- Adoption of ERP Systems in Small and Medium Enterprises: A Study of Multiple Cases In Southern of Minas GeraisPublication . Frogeri, Rodrigo Franklin; Júnior, Pedro dos Santos Portugal; Piurcosky, Fabrício Pelloso; Silva, GuaracyThis work analyzes the adoption of Enterprise Resource Planning (ERP) information systems in small and medium enterprises (SMEs). Adoption of ERP in SMEs can provide better control of organizational processes and quality to the information that drives decision-making. However, small and medium-sized enterprises have long remained outside the scope of ERP adoption research. Current scientific literature cover, at first, large firms and when SMEs are the unit of analysis, results are not similar whether compared to the large firms. Thus, this research aims to identify and analyze the factors that influence the adoption of ERP in SMEs. This purpose was achieved through a qualitative approach, inductive logic, interpretive epistemology, and a multiple case study (six firms) in companies located at the southern of Minas Gerais state, Brazil. Data were collected by interviews with the managers (administrative or IT) and analyzed by two techniques: Lexical and Content Analysis. We used Iramuteq software to support Lexical Analysis. We observed that the adoption of ERP in SMEs has higher influence by Technological and Organizational constructs than by Environmental factors. Variables such as commercial partnerships, external support and competitiveness were not observed as a factor that influence ERP adoption in SMEs. Otherwise, added value, compatibility, firm size, and the composition of the steering body were observed as a factor that positively influence ERP adoption in Brazilians SMEs.
- Reflexões sobre a preparação e formação (interna) da PSP em missões de paz da ONU. O estudo de caso da República Centro-Africana: uma passagem de testemunhoPublication . Cruz, Sérgio do RosárioNo âmbito da cooperação internacional, o presente estudo teve como principal objetivo identificar qual o alcance e os constrangimentos da formação para missões internacionais à luz das características do contexto da República Centro-Africana. Optou-se pela escolha de um estudo de caso, alimentado pela reflexividade do autor, com recurso a uma abordagem qualitativa, essencialmente indutiva e descritiva, refletindo assim sobre esta formação, numa perspetiva “vis a vis” com a exigência do trabalho policial e da vida na missão; ao mesmo tempo identificando os conteúdos necessários para superar os tais constrangimentos. Verifica-se que o Curso de Formação Comum em Missões Internacionais, que foi ministrado ao autor e que continua em vigor, apresenta exigências superiores comparativamente aos requisitos das organizações internacionais, habilitando os polícias com as competências adequadas ao desempenho da missão com sucesso. Realce para as inúmeras estratégias que os indivíduos adotam e que se identificam como comportamentos necessários para superar as dificuldades da missão. Salienta-se que o fator psicológico e a “individualidade” de cada polícia, em interiorizar e ambientar-se às rotinas das condições de vida e de trabalho árduo das missões internacionais, poderão determinar a diferença no desempenho da sua missão.
- A reinvenção da mobilidade urbana : bicicletas e trotinetas : o novo espectro da sinistralidade rodoviáriaPublication . Pereira, Dinis Davide BorgesNos últimos anos, as bicicletas e trotinetas elétricas invadiram literalmente os centros urbanos, passando a interagir no mesmo espaço com os peões e veículos motorizados. Neste contexto, atentos às eventuais repercussões deste fenómeno, desenvolvemos o presente estudo com o objetivo de verificar se a sinistralidade com velocípedes, e em particular bicicletas e trotinetas elétricas, está a aumentar, caracterizar os intervenientes nos acidentes e verificar a necessidade de introduzir normas mais restritivas no quadro legal de utilização destes veículos, tomando como referência a sinistralidade participada pela Polícia de Segurança Pública, nos anos de 2020 e 2021, no distrito de Lisboa, onde a utilização massiva destes meios de transporte e mobilidade pessoal é uma realidade em crescendo por parte da população, independentemente da idade, o que nos parece preocupante e suscetível de contribuir para um novo espectro da sinistralidade rodoviária, face à falta de maturidade e de experiência de muitos dos utilizadores por contraste com a fragilidade e vulnerabilidade dos condutores mais idosos.