Browsing by Issue Date, starting with "2022-04-26"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Development of a novel pre-hospital cervical collar with a pressure measuring systemPublication . Cosme, Alex Guedes; Roseiro, Luís Manuel Ferreira; Castro, Luís Miguel Moura Neves deAs Órteses Cervicais são equipamentos médicos para tratamento cervical, recuperação pós cirurgia, e imobilização em situações de emergência. A sua principal função é a de proteger a região cervical para evitar danos acrescidos, nos cenários de emergência, e para imobilizar ou providenciar suporte na recuperação de uma cirurgia ou no tratamento de uma condição médica. Em todo o caso, as órteses cervicais são uma estrutura que transfere o peso da cabeça e dos esforços gravitacionais durante movimentos para os ombros ou áreas adjacentes protegendo, assim, a Coluna Cervical. Os Colares Cervicais podem ser divididos em dois grupos, Colares Cervicais Rígidos e Colares Cervicais Esponjosos. Os primeiros são normalmente aplicados em situações em que é necessária uma maior imobilização (após cirurgia, ou em cenários de emergência médica), uma vez que apresenta maior restrição de movimentos. Por outro lado, os Colares Cervicais Esponjosos são habitualmente utilizados durante um tratamento, ou durante a recuperação de cirurgia, como um elemento de transição entre o Colar Rígido e a vida normal do paciente. Atendendo ao que foi encontrado na literatura, nomeadamente em relação aos problemas reportados por diversos autores, foi identificada uma vasta margem para melhoria destes equipamentos. Foi também identificada uma falta de melhorias tecnológicas para Colares Cervicais direcionados para a vertente de emergência médica, e por este motivo, foi desenvolvido um Colar Cervical de Emergência para aplicação em adultos. Este projeto foi desenvolvido no Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal, numa cooperação com a Universidade Estatal de Penza, na Rússia. A solução proposta apresenta uma vertente Mecânica onde uma estrutura foi desenvolvida de raiz, com o objetivo de evitar alguns dos efeitos adversos identificados no estado de arte, e uma vertente eletrónica, onde um Sistema de Medição de Pressão (para avaliar pressões no momento de aplicação do colar), e um Sistema de Monitorização da Respiração, foram desenvolvidos como melhorias tecnológicas. O presente documento descreve as diferentes etapas de desenvolvimento do projeto até ao culminar de um protótipo produzido recorrendo a Fabrico Aditivo. Devido ao elevado potencial de imobilização observado, a estrutura foi batizada de Neck Protection Structure (NeProS).
- Growth of complex crystal on biopolymer surface: synthesis and characterizationPublication . Rodrigues, Leonardo Sobreira; Oliveira dos Santos, Adenilson; Mendes, Fernando; Mathias Macêdo, Ana AngélicaAlthough the physical properties of polymers already have been modified by changing different synthetic parameters, the effect of the crystallization by the doping is still rarely explored. In this work, a facile synthesis of composite chitosan film with copper L-valinate crystal (CHLVCu) was investigate. Composite films were prepared by the addition of copper II L-valine crystals (LVCu) in concentrations of 0.05, and 0.1 in 0.2% chitosan solution. The composite film of LVCu crystal dispersed in CH solution has been successfully obtained by the technique of solvent slow evaporation at low temperature. CHLVCu composite films are crystalline stabilizing the trans-LVCu phase. Homogeneity and low thermal stability have been proven by thermal measurements. The crystal growth takes place in the polymer surface. In addition, it is noteworthy that to the best of our knowledge, crystals complex of the LVCu has not been used as incorporate chitosan film and study has reported changes in physical properties composite film. The future this film can be application in area biomedical and technological.
- Retratos da prisão: um olhar sobre a violação nas prisões portuguesasPublication . Santos, Filipa Ávila; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosA criminologia, enquanto ciência interdisciplinar que se ocupa do estudo do fenómeno criminal e das causas do crime, da personalidade e conduta do agente, assim como a sua reinserção na sociedade, tem legitimidade para intervir nas questões dos crimes sexuais em contexto prisional. A investigação sobre o sexo em prisões é uma problemática que permanece intramuros. Trata-se de uma temática que constitui um dos maiores tabus ao nível do sistema prisional, daí que exista uma grande relutância em estudar o sexo e a violência sexual como práticas comuns atrás das grades. É neste contexto que surge a presente investigação, visando explorar a realidade do fenómeno da violação nas prisões portuguesas, visando aferir a natureza e a extensão desta realidade bem como compreender as dinâmicas prisionais para que se possa dar uma resposta eficaz, possibilitando aos reclusos um cumprimento de pena em segurança. Numa primeira fase, caracteriza-se o estado da arte, evidenciando-se alguns estudos a nível internacional relativos à violação no contexto prisional até à atualidade. De seguida, através da informação recolhida em cinco estabelecimentos prisionais, analisam-se 170 questionários, através de um design de investigação quantitativo, procurando determinar se se trata (ou não) de uma realidade nas prisões portuguesas. Os resultados permitem constatar que a problemática dos contactos sexuais entre os reclusos está presente na realidade portuguesa e não somente na internacional, uma vez que três reclusos afirmaram terem sido violados.
- Tailor made cervical collar instrumented with sensorsPublication . Marques, Patrick Gomes; Roseiro, Luís Manuel Ferreira; Castro, Luís Miguel Moura Neves deO colar cervical é um equipamento médico cuja principal função é manter a coluna cervical em posição neutral e anatomicamente correta, normalmente durante o período de recuperação. O tempo de utilização deste equipamento permite a divisão em dois grandes grupos: colar de emergência e colar de recuperação. Embora os colares de recuperação tenham uma função de correção, apresentam o inconveniente de serem utilizados por um tempo relativamente longo, o que pode conduzir a problemas específicos, como atrofia muscular e úlceras, devido aos níveis de pressão e / ou humidade na pele. Como contribuição para evitar esses problemas, foi desenvolvido uma metodologia de conceção e o protótipo de um colar cervical personalizado. O projeto que se apresenta recorre a uma metodologia de engenharia inversa com digitalização 3D, fabrico aditivo com implementação de uma camada de espuma entre a pele e o equipamento e inclui um sistema eletrónico para monitorização de alguns parâmetros vitais. O utilizador pode visualizar os parâmetros em tempo real com recurso a uma aplicação que foi desenvolvida e que pode ser instalada num dispositivo móvel. Este relatório apresenta todo o desenvolvimento do protótipo do colar, que foi desenvolvido no Laboratório de Biomecânica aplicada no Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal, em cooperação com a Penza State University (PSU), na Rússia.
- Estudo da climatização de uma estufa para a produção de canábis medicinalPublication . Ferreira, Diogo Pereira; Mendes, João Carlos Antunes FerreiraO presente documento constitui o relatório de estágio curricular realizado pelo aluno no segundo ano do mestrado em engenharia mecânica na área de especialização em Projeto Instalação e Manutenção de Sistemas Térmicos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC). O estágio foi realizado na Fluxoterm – Climatização, Lda. e teve a duração de 7 meses, de outubro de 2020 a maio de 2021. O aluno teve a oportunidade de ser introduzido a diversas áreas lecionadas durante o mestrado e a licenciatura em engenharia mecânica, tanto na vertente mais prática, na manutenção e assistência técnica, como na vertente mais teórica, no departamento técnico da Fluxoterm. Em ambas as vertentes o aluno contou com a orientação profissional e pedagógica de vários colaboradores da empresa como canalizadores, técnicos, engenheiros e gestores da empresa. Ao longo do documento são relatadas diversas atividades realizadas pelo aluno durante o estágio. Os primeiros capítulos focam-se na apresentação da empresa e nas atividades realizadas, de um modo geral, durante os 7 meses de estágio. O último capítulo é o mais relevante, aprofundando a vertente de projeto onde o aluno esteve maioritariamente inserido. Foi desenvolvido um projeto preliminar de uma estufa para climatização de canábis medicinal, onde o aluno teve oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em diversas áreas para além da climatização, mas que afetam diretamente esta. Como por exemplo o cultivo da planta, os vários tipos de irrigação e também qual a melhor iluminação para aumentar a produtividade do produto.