Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O comportamento do consumidor e a intenção de compra online: o poder dos micro-momentos no sector dos gadgetsPublication . Cruz, Maria João Carvalho; Morais, João Daniel Faria GomesNum mundo cada vez mais digital, assistimos ano após anoa o crescimento da presença dos consumidores no mundo digital, e por consequência, ao crescimento da compra online. É nesse sentido que esta investigação se inicia. Perceber como é que o uso dos dispositivos moveis está a condicionar a jornada do consumidor e a alterar o nosso modo de vida. A forma como o smartphone é quase uma extensão do nosso corpo, e como através dele conseguimos chegar a todo o mundo, seja para obter informações, para aprender, para nos entretermos ou para consumir produtos ou serviços. São nesses momentos, em que o consumidor procura algo mais, que as marcas têm de conseguir chegar até ele. É por isso necessário para as marcas compreenderem as determinantes que levam o consumidor a escolher um produto ou serviço de uma determinada marca e o porque dessa escolha. Perceber como é que podem trabalhar a sua comunicação de forma a conseguir responder às necessidades do consumidor naquele micro-momento. Mesmo até no caso de uma compra física, na grande maioria dos casos existe já uma pesquisa no online anterior à compra. São esses micro-momentos de decisão que são hoje pontos críticos na jornada do consumidor online. E devem ser por isso estudados de forma a compreender melhor a evolução do consumidor, das tendências de consumo e sobretudo beneficiar a comunicação das marcas com estes estudos.
- Sono, vinculação e qualidade de vida em indivíduos portugueses com obesidadePublication . Almeida, Angélica; Barbosa, MiguelIntrodução: A obesidade é considerada uma pandemia mundial comprometendo a qualidade de vida física e mental dos indivíduos em função do excesso de peso corporal. Em 2019, mais de metade da população portuguesa com 18 anos ou mais tinha excesso de peso ou obesidade, sendo as mulheres mais afetadas que os homens. As relações afetivas que indivíduos com obesidade estabelecem são importantes para o seu desenvolvimento pessoal, tendendo a desenvolver vinculações inseguras, dificuldades na regulação emocional, alimentação desequilibrada e ganho de peso. Tal como a privação do sono, que se torna um dos principais fatores que leva ao desequilíbrio hormonal e ganho de peso. Objetivo: Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre a qualidade do sono, a qualidade de vinculação e a qualidade de vida em indivíduos obesos (IMC ≥ 30 kg/m2) e indivíduos com um IMC normal (≤ 30 kg/m2) portugueses com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal em função do sexo, idade e habilitações literárias. Método: A amostra é constituída por 80 indivíduos (56.3% do sexo feminino) com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos (M = 30.7, DP = 10.9), sendo que 50% apresenta um IMC normal, e os com obesidade representam 16.4% do total. Foram recolhidos dados sociodemográficos e aplicados os seguintes instrumentos: Questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI), Escala de Qualidade de Vida Específica para a Obesidade (ORWELL 97), Instrumento de Avaliação de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-Bref) e Escala Experiências nas Relações Próximas – Estruturas Relacionais (ERP-ER). Resultados: Foram encontrados mais indivíduos com obesidade do sexo feminino (18,2%) do que do sexo masculino (14,3%). A qualidade de vida de obesos nos domínios: físico (63,19 ±17,52), relações sociais (48,72 ± 28,84) e ambiente (55,53± 14,39) foi pior do que em indivíduos com excesso de peso ou peso normal. Na vinculação, não existiram diferenças significativas (p > 0.05) em função do IMC. Na qualidade do sono também não existiram diferenças significativas (p > 0.05) em função da obesidade. Conclusão: Na sua generalidade indivíduos com obesidade têm uma pior qualidade de vida comparativamente a indivíduos com peso normal. Tanto em indivíduos com peso normal, excesso de peso ou obesidade, a qualidade de vinculação e qualidade de sono não diferiram, não estando a obesidade comprometida pela qualidade do sono e qualidade de vinculação.
- Teoria dos 3R vs. Design: influência da crise ambiental no Design de Interiores e os 3R com método de intervençãoPublication . Amundaray, Valentina; Gomes, JoãoA presente investigação contempla a incorporação dos princípios ecológicos da teoria dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) na prática do design de interiores; através da reinterpretação dos métodos propostas para desenvolver uma base teórica que vise promover táticas e estratégias aplicáveis em projetos de design, como estratégia para enfrentar a crise climática. Seguindo as bases procedimentais de qualquer estudo teórico ou prático dum tema relacionado com projetos criativos, nomeadamente, projetos de arquitetura e de design de interiores, é necessário examinar meticulosamente o contexto em que o futuro projeto inserir-se-á. Atualmente, tais processos de criação encontram-se influenciados pela observação não só do impacto que a intervenção poderá ter na sua área imediata, mas também pelo desafio que os projetistas enfrentam no presente: perceber e responder à complexa relação entre o objeto e o contexto. Assim como os fatores ambientais que podem influenciar ou modificá-lo, uma vez que esses fatores ambientais enfrentam atualmente a maior crise conhecida na história recente. A análise da relação entre a herança cultural e as novas forças que influenciam a maneira em que os projetos se constroem, é fundamental para determinar como as propostas de design podem contribuir para a construção responsável e sustentável, ou, se pelo contrário, servirão como mais um elemento de design poluente. Portanto, numa primeira fase, será apresentado um estudo teórico estruturado numa compilação de artigos que visem expor uma visão global dos contextos históricos, sociopolíticos, geográficos e económicos que interagiram entre si para levar a humanidade ao potencial declínio derivado da atual crise ambiental. Com o fim de interpretar a influencia do impacto climático no domínio do Design de Interiores e a cultura do habitar. Consequentemente, a base teórica será orientada para a apresentação de casos de estudo centrados na a promoção de técnicas de intervenção - em novos desenvolvimentos e aproveitamento do existente - relacionadas com a conceituada “Regra dos 3R’s”, como sendo uma das estratégias propostas para reduzir o impacto ecológico produzido pela indústria do consumo rápido, que será canalizada através do estudo da aplicação da redução, reutilização e reciclagem dos objetos que fazem parte do universo do design.
