Browsing by Issue Date, starting with "2022-01-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Produção de manteiga de ovelha com kefir e com probióticosPublication . Silva, Tânia Patrícia Maricato da; Pereira, Carlos José DiasEste estudo teve como principal objetivo a produção de manteiga de ovelha com probióticos e com kefir.Quatro vertentes de manteiga de ovelha foram produzidas e comparadas quanto às suas propriedades físico-químicas e microbiológicas. 400 L de leite de ovelha foram usados na produção das natas e manteigas.As natas obtidas (60 L com 40% de gordura) foram pasteurizadas a 90 °C durante 5 min e divididas de igual forma. Antes da batedura, cada 15 L de natas foram inoculados com: uma cultura aromática (Lactococcus lactis subsp. cremoris, Leuconostoc, Lactococcus lactis subsp. lactis, Lactococcus lactis subsp. lactis biovar diacetylactis), uma cultura probiótica (L. casei, L. acidophilus e L. rhamnosus), cultura de Kefir (Debaryomyces hansenii, L.lactis subsp. cremoris, L. lactis subsp. lactis biovar diacetylactis, L. lactis subsp. lactis, Leuconostoc, Streptococcus thermophilus) e não inoculada.Depois da batedura, os leitelhos obtidos foram recolhidos e analisados durante 21 dias de armazenamento refrigerado. Todas as manteigas foram lavadas e temperadas com sal a 1% (m/m).As manteigas e os leitelhos foram analisados em termos de sólidos totais, gordura, proteína, cinzas, acidez titulável e cor (CIEL*a*b*). As amostras de manteiga foram avaliadas através de um teste de perfil de textura e por reologia. As análises microbiológicas incluíram bactérias do ácido lático (BAL), Lactococus e bolores e leveduras. Também foram submetidos a uma análise sensorial por um painel de 30 membros não treinados.Produziram-se manteigas e leitelhos com níveis adequados de probióticos superiores a 6 log UFC/g e ambos foram bem aceites pelos consumidores.Pode concluir-se que todas as manteigas e leitelhos produzidos com fermentos foram bem aceites pelos provadores e a fermentação a partir de Kefir ou Probióticos permite que se produzam manteigas e leitelhos de ovelha com propriedades sensoriais atrativas.
- Processo de ultracongelação nas diferentes áreas deprodução da NutrivaPublication . Almeida, Maria Inês Correia; Rodrigues, Ivo Manuel Mira AbreuEstudo de Ultracongelação nas diferentes áreas de produção da empresa Nutriva em Vila Nova de Poiares.Os objetivos gerais do estágio passaram por conhecer o ambiente laboral, acompanhar e conhecer todos os processos de fabrico da unidade fabril, os procedimentos/processos da qualidade e respetivos controlos associados, como por exemplo: realização do controlo metrológico dos produtos nas diferentes secções, verificação semanal da Check List de matérias quebráveis na totalidade da unidade de produção, verificação diária das limpezas, entre outras atividades relacionadas com o departamento da qualidade/produção. O objetivo principal do estágio passou pela realização de um estudo das temperaturas de congelação de diversos produtos elaborados com o intuito de suporte à documentação de temperaturas de ultracongelação existente, IT 23, e análise de perigos existentes
- Estudo de desgaste em correntes de bicicletaPublication . Silva, Rui Miguel Duarte Nunes Serra da; Borrego, Luís Filipe PiresO presente trabalho teve como objetivo principal estudar o comportamento de desgaste em correntes de bicicleta e a sua influência no alongamento das mesmas. Durante o mesmo são abordados os modos de falha típicas em correntes e o que determina a sua vida útil. Este estudo baseou-se na análise de resultados de ensaios de desgaste realizados em laboratório e principalmente ensaios realizados no terreno, foi também analisada a influencia do tipo de utilização assim como a influencia dos revestimentos na evolução do alongamento das correntes. Analisaram-se correntes de ensaios no terreno com várias percentagens de alongamento para compreender qual a evolução do desgaste dos seus diferentes componentes ao longo da sua vida útil. Para esta análise foi definido um método de medição para os componentes, retirados de várias correntes utilizadas em ensaios no terreno e quantificado o seu desgaste para várias fases da vida útil de uma corrente. Esta análise permitiu tirar algumas conclusões sobre a evolução do desgaste nas correntes, assim como influência do tipo de utilização. Também se conclui o que os componentes da corrente para alem de desgaste, em certos casos podem também sofrer alguma deformação plástica. O tratamento dos dados obtidos permitiu tirar algumas conclusões, no entanto para resultados mais consistentes serão necessários mais ensaios para se ter uma maior amostragem.