Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-15"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- CONTRIBUCIÓN PARA O CONFORT AMBIENTAL DA VIVENDA VERNÁCULA DE MOURO, GALICIAPublication . Giraldez, Noa Pereira; Lima, Ana; Florentino, RuiEsta dissertação visa abordar a situação em que se encontra a arquitectura vernácula do sul da Galiza, mais especificamente a sua habitação, que, influenciada pelas grandes mudanças ocorridas no século XX, tais como a emigração, a industrialização e o abandono dos modos de vida tradicionais, se encontra num ponto crítico da sua história, devido ao avanço dos processos de degradação e ruína, que ameaçam apagar a sua memória. Por esta razão, esta dissertação visa identificar as vantagens que este tipo de arquitectura em declínio pode oferecer, a fim de evitar a sua perda. A arquitectura vernácula tem uma longa série de qualidades que a tornam única, sendo altamente adaptável ao ambiente físico em que está inserida, pelo que a sua diversidade é muito elevada tendo em conta os milhares de culturas no mundo. A sua capacidade de adaptação ao ambiente, estabelecida ao longo de séculos de tradição e mudança, de tentativa e erro, permitiu-lhe adquirir um certo grau de conforto, com o menor dos meios. É por isso que esta dissertação visa identificar as características de conforto ambiental presentes na habitação vernácula do sul da Galiza, a fim de implementar este conforto aos níveis e exigências actuais, através de sistemas e materiais que respeitem tanto as suas características como o ambiente em que vivem. A metodologia utilizada é o estudo de caso, tomando como amostra da moradia vernácula do sul galego, o núcleo rural de Mouro, situado na freguesia de Padróns e no município de Ponteareas, situado no sul da província de Pontevedra. O estudo de caso sobre as características de conforto ambiental das habitações vernáculas nesta aldeia é complementado com a análise da construção de três delas e o estudo de sistemas e materiais de construção contemporâneos, adequados a este tipo de arquitectura e sustentáveis, especialmente para o ambiente físico. As conclusões que foram elucidadas após um trabalho de investigação e análise, permitem verificar que a adaptação das habitações do Sul galego neste núcleo rural de Ponteareas, através de sistemas e materiais construtivos mais sustentáveis, é compatível com um nível de conforto actualizado às necessidades e exigências actuais.
- Higiene e Segurança Alimentar na Distribuição AlimentarPublication . Rodrigues, Adriana de Almeida; Henriques, Marta Helena FernandesO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular “Estágio”, que se enquadra no segundo ano do curso de Mestrado em Engenharia Alimentar ministrado pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e visa a sua conclusão. Este relatório de estágio destina-se a descrever as atividades desenvolvidas nas secções ao longo do estágio, na empresa Pingo Doce., SA, como também abordagem de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos anteriores. Decorreu em todas as secções da loja, nomeadamente, Talho, Peixaria, Charcutaria, Frutas e Legumes, Padaria, Café e Bolos, Take-In e Restaurante. A realização deste trabalho teve como objetivo principal a observação das boas práticas de higiene dos trabalhadores de todas as secções, assim como o acompanhamento de todo o processo alimentar desde a receção da mercadoria até à venda do produto ao consumidor final, que contribuem para a segurança alimentar dos alimentos. Foi também acompanhado o processo de reclamações de produtos alimentares não conformes, realizada a análise dos rótulos alimentares e das respetivas rastreabilidades dos produtos alimentares em cada secção. Existiu ainda possibilidade de integração na equipa interna da empresa para o acompanhamento e realização de auditorias de controlo de qualidade em cada secção. Neste caso foi possível observar a documentação HACCP existente na empresa, e aplicar os conhecimentos adquiridos durante as auditorias.Assim, é fundamental uma correta aplicação de boas práticas de higiene para que existam alimentos seguros.
- Implementação do plano de mitigação da fraude alimentar e defesa dos alimentos numa empresa vinícolaPublication . Bernardes, Tatiana José Almeida; Gândara, Joao Filipe MarquesO presente relatório resulta do estágio curricular integrado no Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra. Este estágio teve lugar entre os dias 1 de fevereiro e 1 de agosto de 2021 na empresa Factor Alimentar - Consultoria em Segurança Alimentar, Unipessoal, Lda.Um dos objetivos do estágio foi o acompanhamento dos serviços de consultoria prestados pela empresa. Este objetivo foi atingido pela realização de auditorias a clientes e pela verificação das não conformidades mais frequentes nas diferentes atividades do setor alimentar.Outro objetivo do estágio foi a implementação, numa empresa vinícola, dos requisitos do referencial IFS Food, nomeadamente dos requisitos relativos à proteção contra a fraude alimentar e defesa dos alimentos. A necessidade da implementação destes requisitos resulta da solicitação feita por um cliente e também por uma maior preocupação da empresa relativamente à garantia da segurança e qualidade dos seus produtos.Assim, um capítulo é dedicado à norma IFS e aos requisitos implementados, avaliando a vulnerabilidade à fraude alimentar e a implementação do plano de mitigação da fraude alimentar. De seguida é feita uma abordagem do plano de defesa dos alimentos através da verificação da segurança das instalações, do armazenamento, da receção e expedição, da água e pessoal e definição das medidas de controlo.O capítulo seguinte é referente ao documento de preenchimento no âmbito de segurança no trabalho denominado relatório único e por ultimo é abordada a consultoria incluindo uma análise da influência do Covid-19 nesta área. Ainda que não sejam objetivos principais do estágio, estes dois temas são incluídos por terem sido relevantes no decurso do período de estágio.
- Monitorização do oxigénio na etapa de filtração da cerveja e implementação de medidas de mitigaçãoPublication . Mota, Marta Filipa Almeida; Henriques, Marta Helena FernandesA cerveja é uma bebida alcoólica ancestral com grande relevância cultural. As matérias-primas para a sua produção sofreram algumas alterações ao longo do tempo, mas hoje em dia esta é composta essencialmente por cereais maltados ou não, água, lúpulo e leveduras do género Saccharomyces. O oxigénio, apesar de ter um papel benéfico em algumas etapas do processo produtivo é prejudicial durante a filtração, uma vez que, a sua incorporação é a principal causa do rápido envelhecimento/oxidação da cerveja embalada, assim é fundamental que esta apresente um teor de oxigénio dissolvido (OD) abaixo de 50 ppb.Durante este trabalho foi acompanhada a incorporação de oxigénio na etapa de filtração da cerveja através da medição do teor de OD antes e após a realização da filtração por: i) por cartuchos e ii) terra de diatomáceas. Na maioria dos lotes de cerveja filtrados por cartucho verificou-se um decréscimo da concentração de OD e, nos casos em que ocorreu incorporação de OD, o nível mais elevado descrito foi 160 ppb. Ao invés, verificou-se a presença de teores de OD muito superiores aos recomendados aquando da realização do método de filtração por terras diatomáceas em todos os lotes analisados, tendo sido obtidas medições acima de 90 ppb, sendo que três dos lotes em estudo apresentaram teores de OD mais discrepantes, respetivamente, 267, 215 e 213 ppb.Desta forma, após a identificação das principais causas foram destacadas medidas de mitigação a implementar durante o processo produtivo, nomeadamente, a medição contínua do OD no equipamento de filtração a terras diatomáceas, de modo a evitar a incorporação de oxigénio e, assim, conservar as propriedades sensoriais, conferir uma maior estabilidade e incrementar o tempo de vida da cerveja embalada.
- Avaliação dos efeitos do óleo de cânhamo em cães com osteoartritePublication . Morado, Micael Matos; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaO óleo de cânhamo é um derivado de plantas do género Cannabis. As formulações contendo óleo de cânhamo têm sido estudadas de modo a compreender as suas propriedades terapêuticas. O óleo de cânhamo enriquecido com canabidiol (CBD) têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias através da diminuição dos níveis de interleucinas. Atualmente, existem disponíveis no mercado vários nutracêuticos contendo óleo de cânhamo para animais de companhia, mas existem poucas evidências científicas sobre a dosagem oral, segurança e eficácia. Adicionalmente, são escassos os estudos que avaliam o efeito destes suplementos na osteoartrite, em cães. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da utilização de uma formulação de óleo de cânhamo em cães com osteoartrite. Para tal, foi realizado um estudo prospetivo para avaliação da resposta clínica/eficácia em animais para alívio da dor em cães com osteoartrite. Pretendeu-se ainda quantificar a Interleucina 6 (IL-6) sérica, como possível biomarcador, de forma a correlacionar os seus níveis séricos com a resposta clínica. Foram incluídos no estudo 5 animais, de idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, de raça labrador retriever ou golden retriever. Os animais envolvidos no estudo apresentavam diagnóstico de osteoartrite, tanto em membros anteriores como nos membros posteriores, com sinais clínicos. Foram realizados questionários de mobilidade em cães (Liverpool Osteoartrithis in Dogs) e de avaliação de dor em cães (Canine Brief Pain Inventory). A IL-6 foi quantificada no soro dos animais através de um método imunoenzimático. Os resultados obtidos demonstraram uma tendência a melhorar o conforto dos animais incluídos no estudo. Contudo, dadas as limitações, nomeadamente o número reduzido de animais que integraram o estudo, não foi possível retirar conclusões sobre a eficácia destes produtos nos animais com osteoartrite. Neste estudo foi possível caracterizar o perfil do biomarcador IL-6 no soro dos animais, contudo não foram identificadas diferenças a sublinhar entre animais com e sem patologia, antes e após tratamento. Parece evidente a necessidade de realizar mais estudos de modo a investigar os efeitos dos nutracêuticos à base de óleo de cânhamo na osteoartrite canina, bem como identificar possíveis biomarcadores que possam contribuir para o conhecimento desta doença.
- Desenvolvimento da dinâmica Lean da ValmetPublication . Borges, Gonçalo Ferreira; Martinho, José Luís FerreiraNos dias atuais, com mercados cada vez mais competitivos, as empresas sentem a necessidade de investir na melhoria dos seus processos produtivos, de maneira a consolidarem as suas posições no mercado. As melhorias dos processos produtivos visam a produção dos mesmos produtos, com menos recursos, de forma mais rápida e eficiente. A filosofia Lean apresenta-se como um importante modelo de gestão, permitindo às organizações eliminarem tudo o que não acrescenta valor aos seus produtos, portanto, tudo aquilo que é considerado desperdício, com o objetivo de promover uma cultura empresarial direcionada para a melhoria contínua e orientada para o cliente. A presente monografia descreve o estágio do autor na Valmet, empresa que se dedica à produção de têxteis técnicos para filtração, cujo foco consistiu na implementação da dinâmica Lean numa das secções da unidade de Ovar. Inicialmente é realizada uma breve apresentação da dinâmica pretendida pela Valmet, e foram desenvolvidos vários projetos durante o estágio, em particular na secção de Agulhagem. Simultaneamente, foi proposta a realização de um plano de uniformização dos quadros de informação e de gestão operacional de toda a unidade produtiva, assim como o planeamento e acompanhamento dos pedidos de intervenção, decorrentes das implementações 5S nas várias secções da fábrica. Como consequência das ações realizadas, foi possível melhorar o fluxo produtivo da secção da Agulhagem, tornando-a numa secção mais limpa e organizada, assim como foi possível diminuir a probabilidade da ocorrência de um erro de troca de fibras, através da automatização da identificação das fibras em cada uma das balanças. Todas as atividades motivaram o desenvolvimento do presente trabalho e contribuíram para o caminho da excelência operacional que a Valmet tem vindo a desenvolver.
- Influência do Brand Equity no comportamento do consumidor de desporto nas redes sociaisPublication . Gomes, Pedro Amaro; Figueiredo, RonnieAs redes sociais têm-se evidenciado como uma ferramenta importante na formulação de uma comunicação estratégica dos clubes desportivos. O envolvimento das redes sociais no desporto tem exigido aos clubes desportivos que direcionem a sua comunicação para estes canais, conseguindo assim adaptar-se às características das diferentes plataformas. Por outro lado, tradicionalmente, no mundo desportivo, as marcas, para além da função de identificar os clubes e organizações, detêm um valor anexado pelos próprios consumidores, o Brand Equity. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo geral verificar a influência do Brand Equity no comportamento dos consumidores de desporto nas redes sociais. O estudo caracteriza-se por ser descritivo e quantitativo, com recolha de dados realizada por intermédio de inquérito online aos apoiantes da equipa de futebol principal masculino do Sport Lisboa e Benfica e seguidores da página oficial de Facebook do clube. A amostra do estudo reuniu um total de 152 inquiridos. Desta forma, através da utilização dos constructos Brand Equity, Social Media Involvement, Perceived Social Media Marketing Activities by consumers e Motivations for Social Media Engagement, conclui-se que o Brand Equity influencia positivamente o comportamento do consumidor desportivo nas redes sociais, suportando as hipóteses previamente definidas.