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- Itinerário técnico da cultura do milho para grão e determinação de custos de produção na herdade da Courela do PaçoPublication . Churra, Maria Madalena Martins Santos Cordeiro; Rodrigues, Francisco MondragãoO estágio foi realizado na Herdade da Courela do Paço, em Elvas, onde a empresa AgroElvas cultivou 4,5 ha de milho para grão, durante o ano de 2020. O estágio teve como objetivo acompanhar o itinerário técnico da cultura e posteriormente efetuar a determinação dos custos de produção (unitário e total). O itinerário técnico iniciou-se a 16 de maio de 2020 com a preparação do solo, tendo a sementeira em linhas ocorrido a 18 de maio. Semeou-se a variedade de ciclo médio (FAO 500) designada P0937, da firma Pionner. A densidade de sementeira foi de 91.000 sementes/ha, do que se estima ter resultado uma população de 85.000 plantas/ha, suficiente para uma boa produção. A fertilização seguiu um esquema fixo definido pelo agricultor. A rega, por gravidade, consumiu 6.200 m3/ha. Os tratamentos fitossanitários foram todos preventivos, maioritariamente a doses reduzidas. Durante os meses de junho a outubro fez-se um acompanhamento semanal da cultura, no qual se registou a evolução dos estados fenológicos, tendose observado que a cultura se desenvolveu sem problemas. A colheita, realizada a 17 de outubro de 2020, permitiu obter uma produção unitária de 12.450 kg/ha. Como o agricultor armazena, em instalações próprias, e vende o milho diretamente ao consumidor final, mais tarde que os restantes produtores, consegue obter um preço superior ao de mercado, atingindo 230 €/ton. Apesar de alguma tecnologia de produção ser passível de melhoria, nomeadamente a fertilização, a rega e o controlo fitossanitário, o agricultor consegue obter uma margem bruta (1.193 €/ha) muito superior ao verificado noutros estudos. No final do trabalho são efetuadas algumas propostas de melhoria e feita a recomendação de efetuar anualmente o cálculo da conta de cultura (custos e receitas) para aferir da rentabilidade da cultura de milho-grão nestas condições de produção.
- Lossless Compression Scheme for Efficient GNSS Data Transmission on IoT DevicesPublication . Rafael Perez; Correia, S. D.; LEITHARDT, VALDERI; D. Correia, S.Wireless data transmission is one of the most energy-consuming tasks performed on embedded devices, being a crucial feature of battery-powered Internet of Things (IoT) applications. The present work proposes a new methodology to reduce the energy footprint of GNSS-based sensors by decreasing the amount of transmitted data applying a lossless compression strategy. Online trajectory data is structured through a preprocessing stage without information loss and posteriorly compressed through standard lossless algorithms. Simulations are performed considering different trajectory shapes, comparing the proposed schema with traditional compression methods without the proposed pre-processing stage. The results show that the proposed scheme can reach lower compression rates, reducing embedded IoT devices’ energy footprint.
- Relatório de estágio na mesa Ceramics: design de produtos no desenvolvimento de peças cerâmicasPublication . Gomes, Sofia; Simões, JoséO presente documento consiste num relatório de estágio curricular realizado na empresa Mesa Ceramics, entre março e julho de 2021, para finalização do grau de Mestre em Design com especialização em Produto pela ESAD - Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos. O principal projeto desenvolvido consiste numa coleção de louça utilitária. No decorrer do estágio foram realizados outros trabalhos como o desenvolvimento de jarras e embalagens. Também se descreve outros projetos realizados, (individualmente e em grupo) e tarefas na realização de uma coleção de louça utilitária para outros mercados aos atuais da empresa, catálogos interativos e ainda desafios propostos pela Mesa Ceramics.
- A sustentabilidade e a inovação como meio para a criação de um conjunto de produtos para o mercado de luxoPublication . Matos, Ana; Coelho, RafaelO presente documento tem como finalidade descrever as atividades levadas a cabo no âmbito do estágio realizado na Amorim Top Series, S. A. para a conclusão do mestrado em Design, na especialidade de Produto. O desenvolvimento do relatório de estágio teve como tema a sustentabilidade e a inovação como meio para a criação de um conjunto de produtos para o mercado de luxo das bebidas espirituosas. Tendo como base de trabalho o estágio curricular, a explicação do projeto visa a descrição detalhada do processo de criação de dois produtos: uma rolha capsulada e um expositor. Esta descrição aborda tópicos que vão desde a pesquisa e estudo de marcas e mercado das bebidas espirituosas; de produtos por cápsula, gargantilha e embalagem; produtos com enfoque na aplicação de materiais e processos sustentáveis; produtos para os segmentos de luxo e craft; e de diferentes aspetos teóricos e visuais como forma de contextualização e compreensão do projeto, passando pela exploração de ideias e conceitos e, por fim, a conclusão do projeto, que passa pela caracterização e viabilidade dos produtos até à definição dos mesmos. Com este relatório pretende também compreender-se de que modo pode o design ecológico resolver problemas relativamente à escassez de recursos naturais e, ao mesmo tempo, ajudar na preservação do ambiente; pesquisar e estudar os tipos de matérias primas renováveis que façam, posteriormente e a longo prazo, reduzir o uso de recursos naturais que não possam ser regenerados ou reutilizados; promover a sustentabilidade e sensibilizar a sociedade para este tema tão recorrente nos dias de hoje através do produto criado; ter contacto com o mercado de trabalho na sua generalidade. Esta dissertação foi desenvolvida em parceria com a Amorim Top Series, que através da sua qualidade, experiência e know-how na criação e desenvolvimento de produtos na área dos espirituosos, me proporcionaram todas as ferramentas essenciais no desenrolar deste projeto.
- Merging Family-Owned Businesses: an Application of Internalization TheoryPublication . Perez, Juan Andrés de Oliveira; Pinheiro, CarlosFamily-owned businesses represent one of the pillars of modern economy. In Portugal, they represent more than 50% of all existing companies according to a study conducted by KPMG (2019). Governance of a number of family-owned businesses can be challenging. This project addresses the process of merging three enterprises owned by one family, presently with different managers at the head of each branch, focusing on value creation arising from the merger. In order to do so a financial assessment tool is employed to assess the tangible benefits of the merger. Internalization theory is used as a theoretical background for the merger of domestic businesses, which is a novel approach. A merger, although it may be demanding presents an opportunity to internalize competencies and capabilities otherwise dispersed across businesses and so provide the reshuffling of the internal organizational design, namely in what concern governance, as well as the interface with external economic agents. Our results suggest that the intended merger creates value paving the way for its completion. This project features a natural experiment and should interest the family owners, as it proves that the intended merger will deliver tangible benefits. It contributes to academic knowledge, as it is an opportunity to test in a practical setting Hennart’s (2019) internalization theory intended to international business at its inception.
- Proposta de Plano de Marketing Digital para o “Paddock Caffé”Publication . Inácio, Rita do Carmo Madaleno; Figueiredo, RonnieCom o aparecimento de novas plataformas digitais, como é o caso das redes sociais, criaram-se novos canais de comunicação. Canais estes que permitem ao consumidor estar constantemente online, o que permite uma constante permuta de informação entre entidades. Assim, o marketing digital é uma ferramenta de grande importância para as empresas transmitirem aos consumidores informações relativas a si e aos seus produtos. Através do marketing digital podem ser criadas estratégias de conteúdo que contribuam para a criação de valor dos produtos e da empresa para os seus consumidores e possíveis consumidores, potenciando o aumento das vendas assim como a interligação entre a empresa e os seus consumidores. O objetivo deste estudo passa por desenvolver um plano de marketing digital que o estabelecimento de restauração Paddock Caffé, afetado pelos efeitos da pandemia do COVID-19 em Portugal. A pandemia do COVID-19 levou à adoção de novas estratégias por parte do setor da restauração devido às medidas decretadas para abrandar o ritmo de contágio do novo coronavírus. O presente estudo é do tipo qualitativo e exploratório, na medida em que irá ser criada uma proposta de plano de marketing digital para o Paddock Caffé, com base no modelo SOSTAC de Chaffey & Smith (2012), empresa que sofreu quebras de faturação face às restrições implementadas pela situação pandémica.