Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-02"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Segurança e Integridade da Informação em Contexto OrganizacionalPublication . Jorge, Ayrton Décio de Jesus; Brandão, Pedro Ramos dos SantosTendo como premissa que a segurança e integridade da informação são questões cruciais em contexto organizacional, e que diariamente representam um dos maiores desafios que o mundo empresarial tem de enfrentar, o presente trabalho tem como propósito o desenvolvimento de uma framework de análise das vulnerabilidades de um sistema de informação, com o objectivo de identificar potenciais ameaças e mitigar riscos. Viver num mundo em rede possibilitou um crescimento da capacidade de comunicação de dados, abrindo as portas para serviços e tecnologias comunicação, mineração e armazenamento inimagináveis, o que aumentou também os riscos a que a informação está exposta, podendo mesmo no caso de cair em mãos erradas, ficar indisponível, ser corrompida, ou representar uma ameaça em termos individuais e colectivos. Esta constatação que cruza a história da humanidade, obriga numa era dita de informação a conciliar a proteção em termos técnicos dos próprios sistemas, com os processos e com a segurança ao nível do comportamento das pessoas. Assim, em relação à segurança da informação é elementar que pessoas e organizações entendam que o factor humano consubstancia um dos maiores riscos, dado que a maioria das violações e fugas de informação dos sistemas bem concebidos em termos de segurança são realizadas por pessoas, seja de forma intencional ou acidental. Neste sentido, entende-se que o conjunto de ameaças e vulnerabilidades é dinâmico e altera-se mais rapidamente do que os controles de mitigação, o que impõe a necessidade de investir no desenvolvimento de medidas preventivas, detectivas e correctivas. Por conseguinte, a framework desenvolvida, tem como finalidade ser um instrumento de gestão que permita apoiar as organizações numa óptica de antecipação e prevenção. Consiste numa ferramenta prática e ágil que possibilita a quem não pretende implementar um processo de certificação, dispor de um instrumento de recolha da informação necessária para melhor identificar vulnerabilidades e criar as medidas adequadas para dotar a empresa de capacidade de monitorização de riscos.
- Gamificação como elemento de engagement em contexto empresarialPublication . Soberano, Marlene Sofia Oliveira; Branco, Paulo André Reis DuarteNo contexto global atual, em que as tecnologias estão cada vez mais presentes em todos os níveis da sociedade, e, principalmente, tendo em conta a conjuntura atual vivida pela pandemia que introduziu o sistema de trabalho remoto em larga escala, tendencialmente serão pensadas cada vez mais estratégias que permitam a continuidade e o aumento da motivação, da produtividade, bem como alinhamento, comunicação e compromisso das equipas inseridas no modelo de teletrabalho. Com este estudo, pretendeu demonstrar-se a importância da gamificação enquanto ferramenta útil para obter o engagement, aumentar a motivação, e para a ativação dos comportamentos dos colaboradores nas organizações. Nesta dissertação procurou compreender-se os benefícios que se podem obter aliando a gamificação à metodologia ágil Scrum, no contexto de trabalho e, para isso, foi efetuado um estudo de caso relativamente a uma estratégia de gamificação aplicada a esse contexto. Os resultados revelaram que os fatores sociais, económicos, afetivos e intelectuais no ambiente empresarial, e o comportamento e o perfil dos colaboradores são características essenciais que influenciam significativamente a capacidade de a organização potenciar o engagement dos seus colaboradores. Por outro lado, verificou-se também que o sucesso do engagement se traduz na melhoria do ambiente de trabalho, no aumento da motivação dos colaboradores, e consequentemente na sua maior envolvência no contexto de trabalho, o que contribui de forma direta para a obtenção de lucros e para o aumento dos resultados da empresa. Esta investigação procurou, também, conhecer que estratégias de gamificação existem já aplicadas ao Scrum. Percebeu-se que existem muitos estudos e exemplos concretos sobre a Gamificação e as suas estratégias aplicadas à educação e ao marketing, mas, enquanto recurso aplicado ao Scrum, em contexto de trabalho, as fontes e referências são escassas. Assim, foi proposto um modelo conceptual de uma estratégia de gamificação aliada à metodologia Scrum, sendo apresentados os seus potenciais benefícios. Este modelo conceptual abre portas para trabalhos futuros, no sentido de proceder à sua aplicação prática, ou seja, disponibilizar e implementar o modelo em equipas de desenvolvimento de projetos, avaliar a sua eficácia, bem como, medir os impactos e benefícios que esse modelo pode acrescentar às equipas de desenvolvimento e à produção do projeto propriamente dito, e ainda os ganhos (ou perdas) que poderão ser obtidos pelas organizações.
- Implementação de um modelo de custeio a uma exploração agropecuáriaPublication . Valente, Diana Margarida da Silva; Rodrigues, Ana Isabel da Costa NatividadeNa atualidade, a agricultura tem vindo a ser confrontada com enormes desafios de mercado, surgindo uma forte necessidade de melhorar a gestão das empresas do setor. A implementação de sistemas de custeio adequados poderá ser fulcral para conhecer a sua estrutura de custos e identificar os custos associados aos seus produtos e serviços.Assim, este trabalho teve como objetivos implementar um modelo de custeio numa exploração agropecuária, determinar os custos supletivos, o custo de cada produto e apurar a sua margem de contribuição. Além disso, pretendeu aferir a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazo e fomentar a utilização de métodos de gestão eficientes.A metodologia utilizada implicou a implementação do método dos coeficientes de imputação diferenciados, pelas abordagens qualitativas realizadas, utilizando o método de estudo de casos múltiplos.Este projeto permitiu obter informação extremamente importante para os gestores da empresa, bem como confirmar que, nas condições do ano em análise, os resultados obtidos indicam uma boa sustentabilidade a médio e longo prazo. Além disso, permitiu confirmar a importância da Contabilidade de Gestão para empresas agrícolas, onde a aplicação de sistemas de informação não é generalizada e onde os riscos e fatores de variação produtiva e comercial são imensos.
- Gestão de vendas: modelo comercial aplicado ao Covet Group - Caso MeetsalesPublication . Pereira, Ana Luísa; Dias, Rui RosaPretende se com este trabalho de projeto elaborar uma melhor estratégia comercial para a empresa Meetsales, tendo em conta metodologias qualitativas e quantitativas como a observação participante, brainstorming e entrevistas semiestruturadas. Num primeiro momento, é analisado o setor do mobiliário de luxo em Portugal e ainda apresentado o Grupo Covet, no qual está inserida a Meetsales, empresa onde foram identificadas problemáticas e melhorias a serem desenvolvidas. Importa também saber o que é o luxo, o qu e motiva os compradores deste tipo de setor, focando em como estas marcas são geridas de forma a transmitir uma sensação de satisfação às neces- sidades dos seus consumidores. Sendo o luxo um tema subjetivo, foram analisados autores, de forma a que fosse pos sível desenvolver uma estratégia enquadrada dentro da área. O principal resultado deste trabalho passa pelo desenvolvimento d o método de gestão de equipas de vendas e aplicação do mesmo no Grupo Covet acredita se que com este, as equipas se tornaram mais eficientes e eficazes na execução do trabalho. Como con- sequência, esta divisão por equipas permitiu colocar os trabalhadores nas cadeiras cer- tas, levando à satisfação do trabalho executado e melhoria dos resultados para a em- presa. Este é um trabalho no âmb ito de gestão de vendas, que retrata os passos executados para o desenvolvimento de um método adequado à realidade em que se insere. O tra- balho teve algumas limitações especialmente com o tempo de implementação e um re- duzido conhecimento da área de logísti ca, assim para desenvolvimentos futuros su- gere se o desenvolvimento do método da equipa de customer servise.
- A influência do Coaching no desempenho e na carreira do colaborador intermédio na organizaçãoPublication . Chiquengue, Joelsia Benita Nunda; Lourenço, LuísO coaching é uma ferramenta que tem grande contribuição para o desenvolvimento pessoal, das equipas e das organizações por meio do desenvolvimento de competências. No decorrer desta dissertação, será possível refletir sobre a importância do coaching que é uma das práticas de desenvolvimento competências muito utilizada em contexto organizacional e, de que maneira essa esta prática influência no desempenho e na carreira do colaborador intermédio. Foi aplicado um questionário aos colaboradores da UNITEL para analisar as seguintes dimensões: i) Influência do coaching (Realização profissional e Grau de motivação); ii) Práticas de recursos humanos de elevado desempenho (segurança do emprego, avaliação de desempenho, remunerações, formação e oportunidades de carreira); iii) Impacto do coaching. Concluiu-se que colaboradores da UNITEL não se sentem totalmente realizados profissionalmente, consideram que o coaching desempenha um papel importante no seu desenvolvimento pessoal, no desempenho das suas funções e no aumento da sua motivação. Por outro lado, as Práticas de Trabalho de Elevado Desempenho (PTED) foram percecionadas pelos colaboradores da UNITEL que participaram neste estudo, tendo sido igualmente valorizadas. Das cinco estudadas neste estudo as mais valorizadas foram a Avaliação de Desempenho e a Formação e de forma mais moderada, as oportunidades de carreira, a remuneração e a segurança no emprego. Por fim, na relação entre o impacto do coaching e as práticas de elevado desempenho, verificou-se a existência de uma relação positiva e forte entre o coaching e a Formação.
- Covid-19: o Impacto da Pandemia no Comportamento do Consumidor de VinhoPublication . Romualdo, Mónica Sofia da Costa; Martin D'Ávila, MiguelA temática da pandemia Covid-19 tem despertado o interesse dos investigadores em diversas áreas de estudo. Assim, torna-se relevante perceber qual o real impacto da pandemia no comportamento do consumidor de vinho e de que forma os seus hábitos foram alterados. Recorrendo aos estudos comprovados pelos autores referidos na literatura, incidiu-se a pesquisa com o propósito de avaliar se a influencia do género, idade e emoções se relacionam com mudanças nos hábitos de consumo de vinho. Para a análise do trabalho de investigação foi utilizada uma amostra probabilística por conveniência a 207 inquiridos, recolhida através das redes sociais, com o propósito de validar as hipóteses colocadas. Os resultados do estudo obtido levam a concluir que as hipóteses: “as mulheres diminuíram o consumo de vinho”, “os homens diminuíram o consumo” e “o consumo de vinho diminuiu nos consumidores de vinho com menos de 45 anos” foram verificadas. As emoções: felicidade, entusiasmo euforia e angústia potenciaram diminuição do consumo de vinho.
- Planeamento Estratégico de uma Agência de Marketing Digital com foco na Retenção de ClientesPublication . Costa, Geanne Regine Moura da; Barbosa, JoãoA presente dissertação é relativa ao estágio realizado, com a duração de 4 meses, na empresa AMA – Apart Marketing Agency, agência de marketing digital localizada em Lisboa mas que realiza todas os seus serviços de forma remota e 100% digital. Durante o estágio, o estagiário identificou o problema centrado na satisfação face à retenção dos clientes, uma vez que os colaboradores sobrecarregados de atribuições cumpriram com os resultados prometidos apenas no limite do que deveria de ser realizado, sem espaço para inovações e superação de expectativas dos clientes. Para solucionar os problema, foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico sobre a temática considerada pertinente para tal. A seguir, foram descritas e analisadas as respostas relativas ao questionário enviado aos clientes da agência. Após as análises, foram propostas recomendações com o objetivo de responder ao problema identificado em questão. Ao final da dissertação, seguem reflexões sobre o trabalho desenvolvido durante o estágio, da sua importância para a formação do estagiário, das dificuldades sentidas e as pistas de investigações futuras que podem contribuir para o futuro da empresa.