Browsing by Issue Date, starting with "2021-09-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ensaio de Produção de Mirtilos na região de EstremozPublication . Semedo, Carlos Miguel FerreiraEste trabalho foi realizado numa exploração agrícola de mirtilos (Vaccinium corymbosum L.), situada no Alentejo, mais concretamente em São Bento do Cortiço, concelho de Estremoz. A exploração com marca própria, designa-se Myrtos e conta atualmente com 7 variedades de mirtilo (“Alix Blue”, “Legacy”, “Star”, “New Hanover”, “Rebel”, “Gupton” e “Sunset Blue”) distribuídas por 3 campos, com uma área total de plantação de aproximadamente 32 ha. Para a realização deste relatório foi feito o acompanhamento de todas as operações culturais desde a data de início do estágio, no início de Março até à colheita que ocorreu nos meses de Maio, Junho e Julho. Durante este período fez-se a observação e registo dos estados fenológicos das várias variedades. Foram marcadas e monitorizadas 285 plantas, em 19 pontos de amostragem, escolhidos aleatoriamente, e distribuídos pelas 7 cultivares presentes na exploração. Em cada ponto de amostragem foram selecionadas 15 plantas, de porte médio e uniforme, onde foram monitorizadas 5 plantas com a floração a 100% (sem monda de flores), 5 plantas com floração a 75% (com monda de 25% das flores) e 5 plantas com floração a 50% (com monda de 50% das flores). Nestas plantas foi determinado o número de flores/planta e evolução do calibre até à colheita. Posteriormente foram avaliados alguns parâmetros à colheita relativos à quantidade e qualidade da fruta produzida, nomeadamente o peso/fruto, calibre, grau brix e firmeza. Foi também realizada a monitorização da moscado-vinagre (Drosophila suzukii), com observações semanais nos19 pontos de amostragem, por ser uma praga cuja proliferação está a preocupar os produtores. No entanto não foi detetado nenhum indivíduo desta espécie nas observações semanais. Da análise dos resultados verificar-se que a variedade mais produtiva, e que apresentou os melhores parâmetros em avaliação foi a variedade “Alix Blue”, que é também a que ocupa mais área de plantação na exploração. Em contra partida a variedade menos produtiva e que apresentou os piores parâmetros foi a “Rebel”
- A PARTIR DE HOJE NÃO PODEM ENTRAR NA CRECHE!Publication . Henriques, Marisa; Brito, RitaA presença da família é fundamental na Creche e a participação de todos os envolvidos na educação da criança deve ser uma das prioridades, pois através do diálogo permanente, da compreensão e reciprocidade entre ambos, é possível uma educação de qualidade e o desenvolvimento integral e harmonioso da criança. A família deve estar presente sempre que possível e deve ter confiança na instituição e nos profissionais de educação que acompanham a criança diariamente. No entanto, devido à pandemia originada pelo vírus Sars-Cov 2, as Creches viram-se forçadas a condicionar a entrada das famílias, no âmbito das medidas de contingência impostas pela DGS. Igualmente, a comunicação presencial e diária migrou para o digital, ficando os contactos limitados à entrada da instituição para a receção e entrega das crianças. Neste sentido, no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, o nosso trabalho tem como objetivo conhecer as estratégias criadas por algumas creches, na região de Lisboa, com o intuito de comunicar com as famílias das crianças com idade de frequência da valência de Creche, impossibilitadas de entrar na instituição educativa frequentada pelo(s) filho(s). Como se sentiram as famílias ao verem-se impedidas de entrar na creche e de participar nas atividades dos filhos? Que dinâmicas de comunicação foram implementadas pela instituição de modo a continuar a envolver as famílias no percurso de aprendizagem dos filhos e a manter a confiança destes na instituição educativa? Deste modo, desenhou-se um estudo exploratório, com uma metodologia mista, onde participaram 54 famílias, um Diretor Técnico e uma Educadora Responsável pela sala de 1 ano de uma instituição de utilidade pública, equiparada a IPSS, em Lisboa. Os resultados demonstraram que a comunicação e a confiança são conceitos que se relacionam. Mesmo com todas as restrições, as famílias continuam a manter a confiança nas instituições, entendendo as medidas adotadas como protetoras da saúde da comunidade. Também os profissionais reconhecem que a confiança se mantém, mas relembram a importância da presença das famílias nas atividades formais (e.g. reuniões) ou informais (e.g. celebrações). Ainda assim, as famílias apelam a que haja um maior investimento na comunicação digital de forma a sentirem-se presentes, ainda que num “interior virtual”
- Green Paradox in Emerging Tourism Supply Chains: Achieving Green Consumption Behavior through Strategic Green Marketing Orientation, Brand Social Responsibility, and Green ImagePublication . Muhammad, Khan; Shahbaz Khalid; Zaman, Umer; José, Ana Ercília; Ferreira, Paulo