Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prevalência de nematodes anisakidae no bacalhauPublication . Araújo, Filipa Borralho; Sousa, Sérgio Eduardo Ramalho deO Bacalhau é o peixe mais consumido em Portugal. Assim sendo, estudos que garantam a sua Segurança Alimentar para os consumidores são de extrema importância. Neste estudo, a prevalência de nematodes Anisakidae no Bacalhau foi avaliada a nível industrial. Recolheram-se no total 240 amostras de lotes de peixe aleatórios, destas 150 de Bacalhau-do-Atlântico (Gadus morhua) capturado nas subdivisões da zona de pesca FAO 27 (Região Nordeste do Atlântico), 80 de Bacalhau-do-Pacífico (Gadus macrocephalus) e 10 de Paloco-do-Pacífico (Gadus chalcogramma) capturado na zona de pesca FAO 67 (Região Nordeste do Pacifico). Foi efetuada uma inspeção visual macroscópica numa bancada com luz branca de alta intensidade via "Candle table" para avaliar a presença dos parasitas e proceder à sua remoção da musculatura. Foi relatada uma aparente relação da carga parasitária com a espécie de Bacalhau-do-Pacífico (Gadus macrocephalus), uma potencial relação com a zona de captura da FAO 67 e uma aparente relação entre o peso do peixe e a carga parasitária. Este estudo permitiu efetivamente avaliar a importância de um elevado rigor de controlo a nível de Segurança Alimentar em determinados lotes que apresentem os fatores de risco associados a maior carga parasitária.
- Coxielose em bovinos de leite na região centro/norte de Portugal: estudo serológico e molecularPublication . Coelho, Paula Oliveira; Anastácio, Sofia FerreiraA Coxielose é uma infeção causada por Coxiella burnetii, uma bactéria intracelular obrigatória que apresenta atualmente uma ocorrência mundial, e que tem elevado impacto quer em saúde animal quer em saúde pública. C. burnetii apresenta elevada infecciosidade para o ser humano, sendo responsável pela febre Q. Esta é uma doença mundial que pode ocorrer como uma infeção assintomática ou sinto-mática com caracter frequentemente agudo (síndrome autolimitada do tipo gripe, hepatite ou pneumo-nia). Em caso de suspeita clínica, o diagnóstico é normalmente confirmado por sorologia. A transmissão ocorre sobretudo através da inalação de aerossóis e poeiras infetados, sendo esta a principal via de infeção em ruminantes domésticos. Em ruminantes, a infeção pode ocorrer também indiretamente pela ingestão de pastagens, feno ou palha. Este estudo teve como objetivo determinar a taxa de infeção em explorações de bovinos de leite da região Centro Norte e determinar a ocorrência de uma infeção ativa em explorações seropositivas pela deteção de DNA de C. burnetii em leite de tanque. Num total de 50 explorações, 30 explorações foram incluídas neste estudo, tendo sido colhidas amos-tras de leite de tanque que foram posteriormente testadas pelo teste ELISA, para a deteção de anticor-pos anti-C. burnetii e por PCR para a pesquisa de DNA de C.burnetii. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se uma taxa de seropositividade de 96,7 % (IC95%: 83.3-99.4), indicando uma elevada exposição a este agente pelos bovinos das explorações testadas. Nas explorações seropositivas verificou-se a presença de DNA de C.burnetii em 31,03% (95% IC: 17.27-49.23) das explorações. Este estudo reforça que C.burnetii é um agente zoonótico em bovinos leiteiros nesta região e, como tal, devem ser tomadas medidas que permitam o seu controlo para benefício da saúde humana e ani-mal.
- As Casas da Anita: beyond just tourismPublication . Mira, Ana Paula Franco; Freire, JoãoO propósito do presente projecto consiste no desenvolvimento de uma ideia relacionada com a actividade do turismo, mais propriamente de turismo em espaço rural. Consiste no desenvolvimento de uma unidade sita em Reguengos de Monsaraz (casa rústica com sete assoalhadas e terreno de, aproximadamente, 4.000 metros quadrados). Pretende-se, assim, a construção e implementação de uma marca com contornos turísticos inovadores e virados para a promoção da felicidade. Ao longo da investigação serão debatidos outros temas relacionados, embora mais específicos, tendo por base conceitos inovadores nas áreas do turismo sustentável, do ‘smart tourism’, do turismo criativo e do turismo social. O objectivo é consolidar a ideia e conceber um plano de negócio que envolva, simultaneamente, os conceitos indicados anteriormente, que seja diferenciador das propostas actuais oferecidas pelo mercado e que, na sua essência, crie valor e incremente o nível de felicidade para todos os envolvidos no mesmo. O recurso às ‘smart technologies’ e aos pilares da Indústria 4.0 pretende antecipar a possibilidade de tornar a experiência do turista, assim como a sua ‘journey’, mais imersiva e de mais participativa, originando um turismo criativo assente na autenticidade, na ruralidade e na conectividade, e, baseada na ideologia de modernidade líquida. A metodologia seguirá a habitual estrutura de um business plan, subdividido nas suas partes integrantes: financeira, marketing, operacional e organizacional, mas especialmente focada no desenho da ideia. Através de estatísticas e dados oficiais referentes ao turismo, pretende-se a edificação de um projecto saudável, alicerçado no potencial de um conceito diferente, ao casar ruralidade com tecnologia, rumo à criação de um turismo feliz.
