Browsing by Issue Date, starting with "2021-07-09"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- AN INTER-ORGANISATIONAL RESPONSE TO DOMESTIC VIOLENCE - THE PIVOTAL ROLE OF POLICE IN PORTO, PORTUGALPublication . Machado, Paulo; Pais, Lúcia G.; Morgado, Sónia; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasWhen studying the current Portuguese domestic violence landscape, some police professionals highlighted the case of Porto as a different approach to domestic violence occurrences. We discovered an organisational experience involving a broad partnership and an evident interest in the media. Corresponding to the IMPRODOVA Conceptual framework, the Porto experience merges both an organisational arrangement from the Public Security Police, which involves intra-organisational cooperation and inter-organisational cooperation between the police, several NGOs, health services, and public prosecutor services. Altogether, they aim to clarify the problem at hand, goals and stakes, resources and actors involved. In this article, the case study of the Porto experience is presented and discussed within broad critical thinking about social changes in contemporary societies.
- A atitude do empresário perante a catástrofe Investigação efetuada em empresas da região centro de Portugal afetadas pelos incêndios ocorridos em 2017 e pelo surto pandémico provocado pela COVID-19 em 2020Publication . Fernandes, Carla Suzana Simóes; Gonçalves, Maria Joel LopesEste trabalho analisa a atitude, características, comportamento e intenções do empresário perante situações de catástrofe, mais precisamente o seu perfil empreendedor, a sua resiliência, a sua capacidade para reerguer a empresa e o reconhecimento de oportunidades de negócio num ambiente adverso. É um trabalho de natureza exploratória, uma vez que é um tema ainda pouco estudado, tendo sido utilizado o método de pesquisa qualitativo, através da análise de conteúdos, aplicando entrevistas a seis empresários da região centro do país que foram afetados pelos incêndios em 2017 e pelo surto pandémico, provocado pela COVID-19, em 2020. Conseguiu-se concluir que estes empresários possuem determinadas características de personalidade em comum, que podem, eventualmente, constituir um perfil empreendedor para situações de adversidade. Essas características são: resiliência, reconhecimento de oportunidades, locus de controlo interno e externo, empreendedor e foco regulatório (foco de prevenção). Estes empresários superaram as dificuldades, reconheceram oportunidades de negócio na adversidade e alguns até melhoraram os negócios. Com este estudo e dadas as conclusões, é possível refletir sobre a resiliência e capacidade empreendedora dos indivíduos para desenvolver planos estratégicos de recuperação perante a adversidade.
- A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA DOS 3 AOS 6 ANOS NO CONTEXTO DE TRÊS MODELOS PEDAGÓGICOS: MONTESSORI, HIGH SCOPE E MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNAPublication . Ferreira, Andreia; Brito, RitaEste trabalho, que teve como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, permitiu a realização de uma investigação científica, neste caso sobre a “Promoção do desenvolvimento da Autonomia da Criança dos três aos seis anos no contexto de três modelos pedagógicos: Montessori, High Scope e Movimento da Escola Moderna”. Esta investigação irá permitir ter o conhecimento da evolução da Educação em Portugal entre os séculos XIX e XX, o conhecimento da origem de três modelos pedagógicos, Montessori, High Scope e Movimento da Escola Moderna, descrevendo a sua estrutura e o papel do educador, focando-nos na importância do desenvolvimento da autonomia da criança e na forma como cada um trabalha esta questão. Realizou-se uma investigação qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi estruturadas a nove educadoras de infância, foi possível verificar a forma como na realidade, em sala de atividades e no dia a dia, a criança desenvolve a sua autonomia consoante os três modelos pedagógicos referidos. A importância de aprender a aprofundar novos conhecimentos é bastante relevante para a formação individual de cada futuro Educador e Professor. Esta investigação mostrou-nos de uma forma geral, que a estrutura dos modelos Montessori, High Scope e Movimento da Escola Moderna, a forma como eles foram pensados e são aplicados, o ambiente que é criado e pensado nas crianças, como os materiais e as dinâmicas diárias são apresentadas às crianças, tornam-se fatores que influenciam o desenvolvimento da autonomia da criança.
- Mutações digitais e aceleração tecnológica induzida pela situação pandémica: que estratégia de crescimento para a empresa Educate no âmbito das explicações?Publication . Vergos, Natacha Peres; Rkibi, TawfiqAcontecimentos inesperados podem acontecer, levando-nos a tomar certas decisões como forma de sobrevivência, seja social, económica e cultural. Foi o que aconteceu com chegada do novo coronavírus Covid-19 no ano de 2020 causando uma pandemia. Um dos setores que mais sofreram com esse episódio foi o sistema educativo, o qual teve que recorrer às tecnologias de comunicação e passar para a modalidade de ensino a distância online rapidamente como forma de continuar exercendo o seu papel, causando assim uma lacuna em todo o processo de ensino-aprendizagem. Por conta desse cenário, tem aumentado consideravelmente a procura por explicações como forma de suprir essa necessidade. O objetivo desse trabalho constituiu em conhecer mais profundamente o mercado desse fenómeno mundial, assim como as tecnologias que o acompanha. Nesse sentido, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura para entender melhor o mercado das explicações, os variados tipos de ensino a distância, bem como as tecnologias usadas e o impacto da pandemia nesse setor. Posteriormente, foram recolhidos dados qualitativos para realizar um diagnóstico interno e externo do Centro de Estudos e Formação Educate, com o intuito de compreender o negócio e propor recomendações e estratégias para a expansão do serviço de explicações online para os países pertencentes ao CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Os resultados analisados revelaram que além da pandemia ter adiado o que já era previsto em termos de ensino a distância online, a presença no mundo virtual, o conhecimento das variadas formas de EaD (Ensino a Distância) e TIC (Tecnologias da informação e comunicação) e do mercado em que deseja atuar são essenciais para o sucesso da expansão e permanência do negócio online, uma vez que o foco principal é atender às necessidades do cliente.
- Relações Económicas Internacionais da CEDEAO e as Perspetivas de Cooperação em PortugalPublication . Pinto, Nelza Loide de Sousa Couto; Rkibi, TawfiqAo longo de décadas, o comércio internacional tem se expandido constantemente, graças ao processo de integração entre economias, através de acordos internacionais tal como, reduções globalmente negociadas de barreiras comerciais, a terciarização generalizada em todas as atividades de produção e acima de tudo, uma maior consciencialização e necessidade de produtos e serviços estrangeiros. O comércio internacional como parte fundamental da atividade económica, funciona como chave para o crescimento e desenvolvimento para a maior parte das economias, sobretudo, as menos desenvolvidas, proporcionando maiores taxas de crescimento. A presente dissertação, consiste em apresentar uma análise sobre as relações económicas internacionais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e posteriormente estudar e aprofundar as suas relações económicas com Portugal. Neste sentido, foi inicialmente elaborado uma análise de literatura para analisar o conceito de cooperação económica internacional, bem como o relacionamento económico internacional da CEDEAO. Posteriormente, fez-se um diagnóstico interno e externo das relações económicas entre Portugal e a CEDEAO, com o objetivo de aprofundar, compreender a cooperação entre ambos e formular estratégias ou vias de reforço para melhorar as suas relações económicas. O estudo realizado, revela que existem várias opções estratégicas para uma melhor cooperação entre Portugal e a CEDEAO, e que a mesma pode funcionar como mecanismo de entrada para outras organizações económicas africanas.