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- O SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE DE SERVIÇOS NAS AUTARQUIAS LOCAISPublication . Rodrigues, Dilmara; Reis, FelipaNesta dissertação de mestrado, procurou-se fazer uma avaliação do sistema de gestão de qualidade numa autarquia local, bem como são apresentados os procedimentos adotados para a implementação de um sistema de gestão da qualidade, como parte integrante do modelo de desenvolvimento local sustentável, numa autarquia local. O estudo foi realizado segundo a metodologia de estudo de caso, com recurso a inquéritos dirigidos aos gestores municipais e aos munícipes da autarquia de Mocuba, tendo como base de sustentação os princípios da norma ISO e o sistema de gestão autárquica implementado em Moçambique, em paralelo a este processo, procedeu-se a avaliação documental para confrontar os resultados do inquérito realizado. Os resultados mostraram haver um esforço em implementar um sistema de gestão da qualidade por parte do conselho autárquico de Mocuba, embora ter-se provado a existência de um sistema de gestão autárquica considerado empírico pois não segue as normas estabelecidas a nível internacional. No que respeita ao sistema de gestão da qualidade implementado verificaram-se boas práticas que permitem a inclusão dos munícipes, garantindo uma maior participação dos mesmos, o que garante uma maior satisfação no âmbito de prestação de serviços. Neste sentido, a gestão da qualidade a nível da autarquia de Mocuba tem trazido diversas mudanças na administração pública convencional, pois esta preocupa-se mais com o bem-estar dos cidadãos, com vista a garantir a satisfação de suas exigências
- O efeito da sobrecarga, das estratégias de coping e do otimismo nas dificuldades na prestação de cuidados informais à pessoa com demênciaPublication . Quita, Laura; Serra, LídiaAs características psicológicas dos cuidados informais de pessoas com demência têm sido alvo de cada vez mais estudos, visto o seu impacto nas dificuldades na prestação de cuidados ser bastante elevado. O presente estudo tem como principal objetivo verificar o efeito da sobrecarga, do otimismo e das estratégias de coping nas dificuldades na prestação de cuidados informais de pessoas com demência. A amostra é constituída por 100 cuidadores informais de pessoas com demência, de ambos os sexos, com uma idade média de 46.88 (± 14.332), e que varia entre os 20 e 87 anos. Foi aplicado um questionário sociodemográfico para recolher as características sociodemográficas dos cuidadores informais, da pessoa com demência e do cuidado. Para avaliar as dificuldades percecionadas pelos cuidadores foi utilizado o Careres’ Assessment of Difficulties Index (CADI), para analisar a sobrecarga do cuidador utilizou-se a Escala da Sobrecarga do Cuidador (ESC), para verificar quais as estratégias de coping utilizadas recorreu-se ao Careres’ Assessment of Managing Index (CAMI) e por fim, para avaliar os níveis de otimismo utilizou-se o “Life Orientation Test” (LOT). Como principais resultados verificou-se que os cuidadores informais do sexo masculino apresentam maiores dificuldades comparativamente aos cuidadores do sexo feminino. Pessoas com demência que se encontrem viúvos(as) potenciam aos cuidadores maiores dificuldades na prestação de cuidados do que pessoas com demência com outros estados civis. Constatou-se ainda uma relação significativa entre a idade dos cuidadores e as dificuldades na prestação de cuidados, assim como, entre a sobrecarga e as dificuldades na prestação de cuidados. Deste modo, pode-se concluir que a idade e a sobrecarga são variáveis importantes a considerar em futuros guiões de apoio aos cuidadores da pessoa com demência para que os mesmos aprendam a gerir os seus efeitos.
- Mapeamento e Auditoria dos Procedimentos: Um estudo de caso aplicado à E-goiPublication . Guedes, Renata; Pereira, BrunoO relatório de estágio tem como objetivo proporcionar à E-goi o mapeamento dos processos relacionados com o tratamento documental de suporte aos pedidos de pagamento bem como algumas sugestões de melhorias. A documentação dos processos ou workflow, vai permitir à empresa acolhedora a identificação de possíveis erros e melhorias, como também obter um histórico das alterações efetuadas nestes mesmos processos. Tendo este objetivo em vista e ainda com o foco no alcance do motivo para a realização do presente estágio, o trabalho divide-se na análise de três aspetos essenciais. Num primeiro ponto, é realizado um mapeamento dos processos relacionados com o tratamento documental de pedidos de pagamento e a sua submissão na aplicação interna da empresa. Pretende-se assim obter um conhecimento detalhado de todas as ligações existentes no workflow internamente designado por “ADM - Tesouraria”, os mais diversos procedimentos para cada tipo de documento, bem como as ligações existentes entre os dois softwares utilizados no departamento, o Bitrix, na Gestão documental e o Cloudware na Contabilidade. No segundo especto, é realizado uma auditoria aos processos relacionados com o próprio departamento. Com isto pretende-se aferir se os procedimentos adotados são os indicados ou carecem de melhorias. Esta abordagem permite à empresa ter uma visão mais ampla, obter um maior conhecimento sobre o processo no seu todo e por fim identificar aspetos a serem melhorados trazendo a máxima eficiência na normal laboração do departamento. Por último, é efetuada uma análise à vertente fiscal, com incidência nos clientes e fornecedores europeus e intracomunitários.