Browsing by Issue Date, starting with "2021-05-17"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Agricultura Biológica e a Valorização Socioeconómica dos Territórios de Baixa DensidadePublication . Nogueira, Augusto Fernandes; Dinis, Maria Isabel RibeiroA Agricultura Biológica (AB) é reconhecida mundialmente como um modo de agricultura sustentável e holístico.Por outro lado, produz bens alimentares mais valorizados pelos consumidores.Pretendemos com este trabalho apresentar a AB como a pedra angular na valorização socioeconómica dos Territórios de Baixa Densidade. Afirmar um território partindo da AB como fator agregador e com capacidade de alancar outros setores de atividade em prol do seu desenvolvimento humano, segundo o preconizado pelo PNUD que visa colocar as pessoas no centro do desenvolvimento, possibilitar-lhes que promovam a realização do seu potencial e que possam viver a sua vida em liberdade.Apresentamos também o projecto “Bioberço da Lusitânia” como exemplo concreto de como a AB é sem dúvida o motor de desenvolvimento sustentável e de envolvimento de uma comunidade, de um território de baixa densidade nos seus desígnios de uma maior equidade territorial.
- A entrevista motivacional na intervenção policial no âmbito da violência doméstica contra a mulher no Rio de JaneiroPublication . Brito, Fabiana Amaro de; Fernandes, José Joaquim Antunes; Guerra, Luís Filipe Jorge de AlmeidaA violência contra a mulher é um mal que provoca incontáveis vítimas em todo o mundo. No âmbito da violência praticada no seio doméstico e familiar, geralmente dentro de sua própria casa e por pessoas de seu convívio íntimo, pedir ajuda a polícia não é a primeira opção, pelo contrário. Ainda assim, aproximadamente cinco mil pessoas telefonam para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro todos os meses solicitando ajuda em casos de violência doméstica contra mulheres. Mas como a polícia pode melhorar a prevenção desse tipo de crime que ocorre fora dos holofotes das ruas e prevenir sua reincidência? Como colaborar para interromper o ciclo da violência em que tantas famílias estão presas? Baseada em uma abordagem colaborativa com estímulos para a mudança de comportamento, a Entrevista Motivacional vem sendo amplamente usada em diversas áreas, incluindo a violência doméstica. Considerando que essa abordagem pode contribuir com a interrupção do ciclo da violência doméstica, é analisado nessa pesquisa em que medida pode ser usada pela polícia em ocorrências dessa modalidade criminal. O cenário estudado foi o estado do Rio de Janeiro – Brasil, líder em denúncias de violência contra a mulher no país, e a Polícia Militar desse estado que responde as chamadas de emergência e realiza o acompanhamento de medidas protetivas de urgência expedidas.
- Prevenção e segurança - reprodução social de um estilo de vida: estudo de caso no bairro Quinta da FontePublication . Neto, Dianguenda Dionísio Kai; Castelo Branco, José Fernandes FontesO presente trabalho trata a prevenção da criminalidade como um conjunto de comportamentos e hábitos que sofrem de uma certa reprodução social. O primeiro objetivo é compreender de que maneira poderá a prevenção da criminalidade ser reproduzida socialmente tendo em conta, a sua influência na vida das pessoas em questão. Ao longo do trabalho analisa-se o modo como as pessoas reagem com a presença do crime. A própria presença da criminalidade também é analisada visto que os seus efeitos provocam comportamentos de defesa e de prevenção. O Mundo é composto por vários significados e simbolismos que necessitam da sua interpretação. São significados e simbolismos que adotam caraterísticas relativas e autênticas e que se desencadeiam por via de processos de reprodução social. No entanto, é necessário entender que todos estes processos constituem-se por camadas de conhecimento que se vão interiorizando socialmente na vida do Ser Humano.
- Uso dos derivados de Cannabis sativa na Medicina Veterinária: alimento ou medicamento?Publication . Oliveira, Ana Filipa Varandas Esteves; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA planta Cannabis sativa é reconhecida pelos seus diversos usos há milhares de anos. Para além do uso industrial, com o avanço da ciência, as suas propriedades medicinais têm sido evidenciadas graças à descoberta dos seus constituintes fitoterapêuticos. Recentemente, a aplicação destes compostos, designados por fitocanabinóides, tem sido amplamente discutida na saúde humana, e também no âmbito da medicina veterinária. Os dois principais componentes com potencial terapêutico são o Δ9-tetrahidrocanabinol (Δ9- THC) e o canabidiol (CBD), que são também os mais abundantes nas plantas do género Cannabis spp. A evolução do conhecimento sobre os fitocanabinóides deve-se também à descoberta do sistema endógeno denominado sistema endocanabinóide. Este é um sistema complexo constituído por três componentes: 1) ligandos endógenos, 2) recetores endógenos e 3) enzimas responsáveis por degradar e sintetizar os ligandos. A compreensão deste sistema é fundamental para entender a ação dos fitocanabinóides, pois percebeu-se que, para além dos canabinóides endógenos, os fitocanabinóides também se ligam a estes recetores, com ações semelhantes. Na medicina veterinária, a sua ação tem sido estudada em algumas patologias, tais como, osteoartrite, oncologia, doenças parasitárias, nomeadamente malária e ectoparasitas, tendo sido também estudadas as suas propriedades antimicrobianas. Em Portugal, atualmente, já existe autorização de utilização de dois medicamentos e de uma preparação, contendo Δ9-THC e CBD, para uso humano. Contudo, relativamente à medicina veterinária não estão autorizados suplementos alimentares contendo fitocanabinóides, nem fármacos disponíveis. Apenas o uso das sementes de cânhamo (seja inteira, como farinha ou sob a forma de óleo) está reconhecido pela Agência Europeia de Segurança Alimentar. Dada a atualidade do tema, e considerando o interesse crescente, à semelhança do que acontece no âmbito da medicina humana, esta revisão reveste-se de elevada pertinência, como forma de contribuir para análise e discussão dos principais aspetos relacionados com a eficácia e segurança destas formulações, bem como o seu enquadramento legal aplicável nas várias vertentes de utilização.