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- Contributos da formação para os níveis de motivação e satisfação: Estudo de caso na empresa NovadeltaPublication . Guedelha, Luís; Guerra, Maria CristinaA gestão de recursos humanos (GRH) tem sofrido um crescente e exponencial interesse empresarial, devido à evidência do seu impacto na performance organizacional. Os recursos humanos – pessoas - são considerados o ativo mais poderoso e valioso de qualquer organização, e o seu desempenho é, de uma forma geral, influenciado pela formação, motivação e satisfação no trabalho. O modelo de formação das empresas é imprescindível na atualização e/ou desenvolvimento de novas competências. Neste contexto, sob o tema “Contributos da formação para os níveis de motivação e satisfação: Estudo de caso na empresa “Novadelta”, o nosso objetivo é avaliar de que forma a formação contribui para os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores da Novadelta. A metodologia assenta no estudo de caso, aplicado à realidade da Novadelta, através da qual recolhemos informação sobre um fenómeno inserido no seu contexto real. Recorremos a diversas técnicas, como a pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas exploratórias, inquérito por questionário, pesquisa e análise participativa. A recolha de informação foi feita, principalmente, através da aplicação de um inquérito por questionário, e os dados obtidos tratados de acordo com as recomendações da literatura. A nossa tese assente no argumento de que a formação contribui decisivamente para os níveis de motivação e satisfação, com repercussões diretas nos resultados do trabalho. A estrutura do projeto integra sete (7) capítulos. Na introdução definimos o contexto, o tema, os objetivos, a metodologia e a estrutura do projeto. No segundo capítulo descrevemos o enquadramento concetual e o estado da arte, sendo o terceiro capítulo dedicado à caraterização da empresa Novadelta. No quarto capítulo descrevemos as técnicas e metodologia do trabalho de campo e no quinto capítulo apresentamos os principais resultados. No sexto capítulo propomos a avaliação estratégica, e edificamos a SWOT da empresa. No último capítulo apresentamos as conclusões, sublinhando como principais conclusões, que os colaboradores da Novadelta estão muitos satisfeitos com o sistema de formação, motivados para frequentar ações de formação e demonstram elevados níveis de motivação e satisfação. Concluímos que a formação é preditor e contribui significativamente para os níveis de motivação, as condições de trabalho e a imagem organizacional são preditores da satisfação e da motivação e a formação explica de forma residual a satisfação dos colaboradores da empresa.
- A Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista no Ensino RegularPublication . Estêvão, Ana Catarina; Almeida, Ana PatriciaO presente estudo foi desenvolvido com o intuito de conhecer as representações de vários atores educativos face à inclusão de crianças autistas no ensino regular. Para dar inicio à investigação, formulou-se uma questão de partida: “Qual a representação que os vários intervenientes-chave, na inclusão de crianças com Perturbação do Espectro Autista, têm sobre este processo e sobre a importância de um trabalho em equipa multidisciplinar?”. A partir desta questão definiram-se três objetivos específicos: 1) Conhecer as representações de vários agentes educativos face à inclusão de crianças com necessidades educativas especiais e em particular com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular; 2) Conhecer os meios e recursos existentes para a inclusão de crianças autistas e 3) Conhecer as representações de vários agentes educativos relativamente às estratégias utilizadas para a inclusão de crianças autistas. No sentido de dar resposta aos objetivos definidos e tendo em conta a temática deste estudo, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram recolhidos por entrevista semiestruturada e foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que os vários atores educativos que participaram neste estudo demonstraram uma postura de adesão à inclusão de crianças com NEE nas escolas de ensino regular mas que deve ser analisado caso a caso devido às especificidades da problemática. E, consequentemente referiram que são necessários recursos humanos e materiais específicos para que a inclusão destas crianças seja benéfica. Mencionaram que o trabalho cooperativo é um fator muito importante porque permite dar continuidade ao trabalho desenvolvido com estas crianças. Por fim, fizeram referência a algumas estratégias que utilizam no dia-a-dia para a inclusão destas crianças.
