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- Stabilization of Palygorskite Aqueous Suspensions Using Bio-Based and Synthetic PolyelectrolytesPublication . Ferraz, Eduardo; Alves, Luís; Sanguino, Pedro; Santarén, Julio; Rasteiro, Maria G.; Gamelas, José A. F.Palygorskite is a natural fibrous clay mineral that can be used in several applications, for which colloidal stability in aqueous suspensions is a key point to improve its performance. In this study, methods of magnetic stirring, high-speed shearing, and ultrasonication, as well as different chemical dispersants, combined with these methods, namely carboxymethylcellulose, alginate, polyphosphate, and polyacrylate, were used to improve the dispersibility and the formation of stable suspensions of palygorskite in different conditions of pH. The stability and particle size of suspensions with a low concentration of palygorskite were evaluated by visual inspection, optical and electron microscopy, dynamic light scattering, and zeta potential measurements. Moreover, the palygorskite used in this work was initially characterized for its mineralogical, chemical, physical, and morphological properties. It was found that more stable suspensions were produced with ultrasonication compared to the other two physical treatments, with magnetic stirring being inefficient in all tested cases, and for higher pH values (pH of 12 and pH of 8, the natural pH of the clay) when compared to lower pH values (pH of 3). Remarkably, combined with ultrasonication, carboxymethylcellulose or in a lesser extent polyphosphate at near neutral pH allowed for the disaggregation of crystal bundles of palygorskite into individualized crystals. These results may be helpful to optimize the performance of palygorskite in several domains where it is applied.
- Educar para o uso consciente do serviço de urgência em pediatriaPublication . Melnikova, Darina; Frias, AnaEducar para o uso consciente do Serviço de Urgência Pediátrica O número de crianças que recorre à Urgência Pediátrica tem vindo a aumentar ao longo dos anos. Contudo, a maioria dos casos é de falsas urgências, que poderiam ser tratadas no nível dos cuidados de saúde primários. Isto gera piora na prestação de cuidados de saúde, insatisfação dos utentes e profissionais de saúde e aumento dos custos (Caldeira, Santos, Pontes, Dourado e Rodrigues, 2006; Rodrigues, 2012). Assim, é importante entender os motivos que fazem pais e mães recorrer ao serviço de urgência pediátrica (SUP) e buscar soluções para amenizar o problema, onde se acredita que a educação tem um importante papel. Nesse sentido, este trabalho apresenta um programa de intervenção educativa com o objetivo de promover a literacia em saúde de mães e pais de crianças entre 5 e 9 anos de idade, a frequentar um Colégio em Coimbra. Baseado numa metodologia de natureza mista e exploratória, o programa tem ainda como objetivos específicos: i) Conhecer os principais fatores que motivam os pais e mães dessas crianças a recorrer ao serviço de urgência pediátrica; ii) Implementar cinco sessões educativas com os pais e as mães deste programa, sobre os principais sinais de alerta nas crianças que justifiquem o recurso ao serviço de urgência; e iii) avaliar os conhecimentos adquiridos após a implementação das sessões educativas. Durante 5 sessões educativas serão abordados os seguintes temas: urgências pediátricas; doenças comuns da infância; sinais de alerta para recorrer à urgência; doenças ligeiras que podem ser tratadas em casa; literacia em saúde e uso consciente da urgência pediátrica. Durante os encontros são realizadas dinâmicas de grupo para potencializar os resultados. Além disso, serão aplicados um questionário antes das sessões, para verificar os conhecimentos prévios e as percepções dos/das participantes, e um questionário posterior aos encontros (um mês após), para avaliar a evolução dos conhecimentos. Com isto, espera-se conseguir compreender as motivações dos/das participantes ao levarem suas crianças ao SUP e, principalmente, contruibir para o uso consciente do SUP por estes indivíduos.