Browsing by Issue Date, starting with "2020-12-10"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- A oportunidade do Self-Guide: plano de negócios da Kartland ToursPublication . Marçal, Flávio Manuel Nunes; Gustavo, Nuno Silva; Afonso, Victor Manuel AlvesAs preocupações com o ambiente são cada vez maiores e possuem uma premência cada vez maior devido à degradação crescente e agravada dos elementos naturais. Se, a isto, juntarmos a desvalorização das zonas menos desenvolvidas por parte dos agentes governativos, deparamo-nos com problemas graves não só para a prática turística, mas sobretudo para as comunidades nestas zonas. Os recursos naturais, mesmo com poucas ações de preservação, ainda conseguem ser suficientemente fortes para serem motivo de vinda de turistas, originando um desenvolvimento a todos os níveis para a zona onde se inserem, o qual, se for aproveitado e canalizado, pode criar o efeito bola de neve positivo ao potenciar a preservação destes recursos. Com a junção das tecnologias de informação e comunicação e o mercado turístico, é possível criar novas práticas turísticas que privilegiem a preservação dos recursos naturais e culturais do destino e os transforma como motivações de turistas. Com o recurso a ferramentas tecnológicas associadas aos destinos turísticos inteligentes (SMART Destinations) é possível desenvolver o conceito do self-guide. Este conceito traz vários benefícios tanto para o destino como para os turistas, os quais vão desde o trabalhar em rede com os diversos players presentes na região até à adequação da oferta turística em torno da experiência produzida. A finalidade deste trabalho incide na avaliação do mercado e consequente aceitação deste conceito, enquanto estima a viabilidade económico-financeira e financeira dum projeto desta natureza. Para isso, foi realizado um trabalho compreendido em 3 partes. Inicialmente, foi feita a contextualização do conceito, recorrendo a temáticas como o turismo de natureza, as TIC e os destinos inteligentes. De seguida, analisou-se o mercado envolvente através da matriz SWOT e sua análise cruzada e a elaboração do modelo de Porter adequado ao projeto. Por fim, elaborou-se o plano de negócios que inclui componentes como o marketing, a operação e a análise económico-financeira. Procedeu-se também à inquirição junto do mercado sobre os moldes deste projeto. Tendo-se revelado todos os indicadores de viabilidade do projeto positivos, tanto na perspetiva do projeto como do investidor, foi também avaliado um cenário pessimista (-20% de vendas) para validar a viabilidade mesmo ao surgir alguma contrariedade. Numa análise do cenário realista versus cenário pessimista, o projeto apresenta um VAL de 164559 euros versus 36490 euros, uma TIR de 38,81% versus 13,25% e um payback period de 3 anos versus 5 anos e, na ótica do investidor apresenta um VAL de 305764 euros versus 85023 euros, uma TIR de 65,17% versus 24,5% e um payback period de 2 anos versus 5 anos, respetivamente.
- A Sobrecarga do Cuidador Informal do Idoso Dependente e Alvo de Cuidados de Enfermagem de Reabilitação na Região Autónoma da Madeira: Um Estudo Transversal-DescritivoPublication . Dantas, Pedro; Gouveia, BrunaENQUADRAMENTO: As alterações demográficas da população mundial, têm como consequência uma sociedade cada vez mais envelhecida, com progressivo aumento de pessoas em situação de dependência domiciliar, e que necessitam de assistência de familiares para dar resposta às suas necessidades básicas. Neste contexto, emerge como foco de atenção o cuidador informal do idoso dependente. OBJETIVOS: Caraterizar o cuidador informal do idoso dependente alvo de cuidados de enfermagem de reabilitação na RAM e descrever os níveis de sobrecarga apresentados pelo cuidador informal da pessoa dependente, com recurso à Escala de Sobrecarga do Cuidador. DESENHO DO ESTUDO: Estudo quantitativo, transversal e descritivo. RESULTADOS: Dos 72 cuidadores informais inquiridos, 41 apresentaram sobrecarga intensa e 8 sobrecarga ligeira, o que perfaz uma amostra com uma sobrecarga total de 68,1%. A maioria dos participantes tinha mais de 50 anos (73,6%), com uma média de idade de 59,4 anos, eram do género feminino (70,8%), casados com o idoso dependente (63,9%), maioritariamente com o 1º ciclo do ensino básico (61,1%), a maior parte reformado ou inválido (38,9%), cônjuge ou filho(a) do idoso dependente (72,2%), e, em média, passavam mais de 12 horas a cuidar (43,1%), com os cuidados a se prolongar no tempo por mais de 3 anos (55,6%). CONCLUSÃO: O presente estudo confirma que os cuidadores informais estavam sobrecarregados e traça o seu perfil sociodemográfico. No futuro, devem ser delineadas e implementadas, por parte do EEER, estratégias que tenham em conta as características individuais dos cuidadores, no sentido de diminuir a sobrecarga dos mesmos. A intervenção do EEER deve passar pela caracterização e identificação das necessidades dos cuidadores informais para posteriormente planear intervenções individualizadas e dirigidas para a pessoa/ cuidador/ família, permitindo assim, melhorar a qualidade de vida do cuidador e influenciar positivamente a prestação de cuidados ao idoso.
- COVER ART NA ERA DO STREAMING: MUTABILIDADE E REDEFINIÇÃOPublication . Noronha, Sofia; Raposo, AnaNa tentativa de acompanhar a evolução da era do streaming e a junção do meio analógico e digital, procura-se testar uma nova abordagem ao design de álbuns de música, singles neste caso. Os principais visados nesta mudança são os consumidores de música e designers que procuram novas formas de “manter vivo” este ramo do design para música. A partir do estudo visual e percorrendo o motion design, 3D e Realidade Aumentada, pretende-se estabelecer uma relação entre estes meios de comunicação para uma melhor experiência visual no consumo de música da atualidade. Através de quatro singles contidos em quatro álbums escolhidos pela Pitchfork como melhores do género House da década de 2010, são postos em prática os conceitos estudados que partem da unificação do meio digital e analógico para a construção de um design unificado e mutável em si mesmo.
- Projeto de Implementação de uma empresa de Produção de Cogumelos “Shiitake Imperium Lda.”Publication . Duarte, Tiago Miguel dos Santos; Pimentel, LuísO presente projeto de trabalho final de mestrado visa a realização de um plano de negócios, de uma empresa de produção de cogumelos em troncos de eucalipto, “Shiitake Imperium Lda.”, num modelo de desenvolvimento sustentável de produção agrícola biológica. Pretende-se com este projeto responder à crescente procura por produtos alimentícios de alta qualidade, bem como as tendências dos hábitos alimentares modernos que buscam cada vez mais alternativas a alimentos de origem animal, explorando oportunidades de negócio Business to Business e de integração vertical para facilitar o escoamento da produção e posterior valorização da empresa explorando oportunidades de negócios Business to Consumer. Para a elaboração do plano de negócios bem fundamentado, foram realizadas análises detalhadas em todas as envolventes da empresa. Com uma análise rigorosa do meio envolvente, análise ao segmento de mercado, foi realizada também uma cuidadosa análise interna e posterior análise SWOT com a análise dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades inerentes à empresa e ao setor de mercado. Foi caracterizada toda a atividade, com a descrição do processo produtivo, equipamentos que serão utilizados, a gestão que será feita para garantir a qualidade, a gestão de recursos humanos e descrição dos produtos. Com base nas análises realizadas em todo o processo de desenvolvimento do projeto foram definidos os objetivos estratégicos da empresa e com base nos objetivos foi elaborado o plano de marketing da empresa. Através do estudo de mercado e posterior análise financeira, foi realizado o estudo de viabilidade económico do projeto com a avaliação da empresa em 6 anos de atividade, prevê-se uma Taxa Interna de Rentabilidade de 30,56%, um Valor Atual Líquido de 60 189 € e um Payback de 4 anos. Por fim, considerando que os valores obtidos nas análises referidas são atrativos para a criação de um negócio rentável foi tomada a decisão de avançar com a implementação da empresa, fundamentada neste plano de negócios.
- Materiais Manipuláveis na Educação Pré-EscolarPublication . Marta Filipa Tomás Carvalho