Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-04"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- DUAS CASAS EM MATOSINHOS – ARQUITECTURA HABITACIONAL URBANAPublication . Paula, Cecília; Cannatà, MicheleO presente trabalho resulta do gradual processo de investigação, reflexão critica e exercícios de projecto sobre o tema Arquitectura Habitacional Urbana. Duas Casas em Matosinhos surge de uma encomenda feita por uma amiga, que adquiriu um terreno na cidade de Matosinhos, Portugal e almeja construir duas habitações para venda. As Habitações devem seguir um programa para atender moradores ainda não definidos, que vão adquirir o imóvel após sua construção. Foram feitas investigações sobre a demanda do programa, análise sobre a inserção do terreno no espaço urbano, directrizes projectuais que poderiam ser abordadas e regulamentos municipais que deveriam ser considerados. A escolha de obras de referência também fez parte do processo de reflexão. Finalmente, aqui é exposto o projecto final com o registo da evolução dos desenhos para o resultado final.
- Determinantes da intenção de utilização de plataformas online do tipo “Matchmaking” na ótica do consumidor-vendedorPublication . Gonçalves, Adriana Luísa Moura Pina Pires; Santos, Miguel Fortes FonsecaO aparecimento da Internet aliado ao desenvolvimento tecnológico e digital fomentou o surgimento de novos modelos económicos. Se no início do século proliferaram os negócios do tipo B2C, a última década foi profícua em negócios do tipo C2C o que atraiu a atenção do meio académico e empresarial para a economia de partilha. Multiplicam-se os exemplos de negócios suportados em plataformas informáticas que têm como principal missão facilitar atividades diárias dos consumidores, como é o caso das plataformas designadas de matchmaking. Estas plataformas assumem um papel de mediador num negócio triangular desenvolvido entre particulares, onde existe uma similitude perfeita entre o que o consumidor comprador pretende adquirir e o que o consumidor vendedor tem para disponibilizar. Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores vendedores independentes online e os seus determinantes, mediante um modelo adaptado da UTAUT2, reforçado com a introdução de três construtos: o risco, a confiança e a inovação. Optou-se por uma abordagem quantitativa, que se baseou na realização de questionários online para confirmação da validade do modelo conceptual proposto. Os resultados permitiram verificar que a expectativa de desempenho, a confiança e a inovação exercem uma influência estatisticamente significativa na intenção de venda de produtos e serviços online. Estas conclusões são um contributo relevante para as empresas, pois fornecem dados relevantes para a definição de objetivos e estratégias, que deverão ser focadas essencialmente nas plataformas.
- Do plano individual de readaptaçãoPublication . Rodrigues, Jessica Luisa Vicente Chambino Farias; Fontes, JoséApós a apresentação do enquadramento histórico das Medidas Privativas da Liberdade e do enquadramento legal do Plano Individual de Readaptação em Portugal, analisa-se a aplicação do Plano Individual de Readaptação e o papel central que desempenha na reeducação e reinserção social dos reclusos. São apresentados dados estatísticos e a análise daí retirada, concluindo se este estudo com uma sistematização do que se faz e do que falta fazer para uma aplicação eficaz e eficiente deste plano.
- Comunicação Interna, o Employer Branding e o Employee Engagement: Relatório de Estágio na BOLD By DevoteamPublication . Ribeiro, Gonçalo Manuel Rodrigues; Herter, MárciaO presente relatório de estágio procura compreender como é que as práticas de comunicação interna da empresa BOLD by Devoteam são percebidas pelos seus colaboradores enquanto ferramentas para a implementação de políticas de employer branding de modo a proporcionar as melhores condições para a criação de employee engagement. A comunicação interna consiste na comunicação utilizada pelas organizações direcionadas aos seus colaboradores com o intuito de criar consciência coletiva. O employer branding consiste no conjunto de benefícios funcionais, económicos e psicológicos proporcionados pelo emprego. O employee engagement consiste numa ligação emocional e de comprometimento estabelecida entre a organização e um colaborador. Este relatório de estágio foi elaborado conforme o estágio realizado na equipa de Marketing e Comunicação da empresa BOLD by Devoteam, departamento responsável pela comunicação interna da empresa e pelas suas políticas de employer branding. Como tal, durante as funções desempenhadas no estágio existiu uma proximidade com o tema sob observação. Este relatório adota uma metodologia qualitativa, com a definição de categorias a priori. Para a colheita de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas a dez colaboradores da BOLD by Devoteam, utilizando dois guiões diferentes. Este relatório analisa esta oportunidade de investigação comparando a fundamentação teórica recolhida com as entrevistas realizadas. As principais conclusões retiradas deste relatório foram: que a comunicação interna é tida como um fator de sucesso para a BOLD by Devoteam e impacta positivamente a sua atração e retenção de colaboradores; que as políticas de employer branding desta empresa apresentam efeitos positivos no aumento da motivação dos entrevistados para divulgar a imagem da empresa e na retenção dos entrevistados; e, que os processos de employee engagement da BOLD by Devoteam têm um impacto positivo na criação de uma ligação emocional entre os entrevistados e a empresa, na criação de vantagem competitiva, na produtividade, na satisfação, no comprometimento, no envolvimento, na motivação e na retenção dos entrevistados. Com a realização deste relatório de estágio foi possível identificar que a eficiente comunicação feita pela BOLD by Devoteam contribui para o sucesso das suas iniciativas de employer branding, que, ao ser bem-sucedidas, impactam positivamente o employee engagement, revelando a relação entre estes três tópicos literários.
