Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise da viabilidade da criação de um Boutique Hotel nas Caldas da RainhaPublication . Faria, Catarina Pessoa de Amorim Nunes; Nunes, Catarina Rosa; Gustavo, Nuno SilvaO presente Plano de Negócios visa analisar a viabilidade económica e financeira da abertura de um Boutique Hotel na cidade de Caldas da Rainha, num edifício histórico no centro da mesma, e em que se pretende efetuar obras de reabilitação para a sua renovação. Tendo em consideração a importância que o setor do turismo apresenta não só no país, como também na região Centro, o objetivo principal deste projeto visa o desenvolvimento da região, bem como criar um estímulo financeiro e social à cidade em causa, com a criação de emprego e de um espaço atrativo na mesma. Com este projeto pretende-se não só aumentar a oferta disponível na região, especialmente no segmento de luxo, mas também oferecer aos cidadãos caldenses um local onde possam estar e usufruir de um espaço em que impera a familiaridade. O principal objetivo do projeto é oferecer um serviço de qualidade numa zona histórica da cidade e que se encontra subaproveitada, aumentando o interesse da população local, bem como dos turistas que a visitem. Com um investimento inicial de cerca de 1 milhão de euros, financiado através de um empréstimo bancário e de capitais próprios. Numa análise a 10 anos, as vendas ultrapassarão os 900.000€, entre vendas de alojamento, de refeições, eventos e workshops. O projeto apresenta um Valor Atual Líquido (VAL) de 933.103€, com uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 31,47% e um Payback Period (PP) de 5 anos.
- Data mining applied to the Varicocele conditionPublication . Pereira, Judith Santos; Bernardino, Jorge Fernandes Rodrigues; Sousa, Ana Paula; Gruenwald, LeO sistema de saúde guarda cada vez mais informação dos seus utentes o que dificulta ou até impossibilita a descoberta de novos conhecimentos só com as técnicas usualmente utilizadas, i.e., as tradicionais técnicas estatísticas. De facto, os investigadores clínicos têm sentido uma crescente necessidade em extrair novos conhecimentos para continuadamente contribuir para o melhoramento dos serviços de saúde prestados. Essa necessidade tem vindo a ser colmatada com a aplicação de um processo, chamado “data mining”, que auxilia, através da aplicação de diversas técnicas (i.e., classificação, clustering, associação, etc.), a descoberta de padrões de dados vistos como interessantes, mas ocultados com as tradicionais técnicas estatísticas. A área da infertilidade masculina já começou a aplicar o data mining, por exemplo, através da aplicação da técnica de classificação para prever o sucesso de uma técnica de Procriação Medicamente Assistida. Contudo, o varicocelo - um síndrome anatómico de varizes escrotais caracterizado pela dilatação das veias que drenam o sangue da região dos testículos que em certos casos dá origem à infertilidade - não foi ainda explorado com uma técnica de data mining. A sua prevalência atinge 40% dos homens tratados por infertilidade, sendo que a infertilidade masculina abrange 50% das causas da infertilidade de um casal. A correção do varicocelo pode ser alcançada com um tratamento radiológico chamado embolização, que tem por objetivo desvitalizar as veias dilatadas através da introdução de substâncias terapêuticas na circulação sanguínea. Neste contexto, este trabalho teve os seguintes principais objetivos: i) averiguar o sucesso da correção do varicocelo com a técnica da embolização através da identificação de algum melhoramento na média dos valores dos parâmetros seminais ou das categorias seminais com recurso a técnicas estatísticas inferenciais (i.e. ANOVA e Chi-quadrado); ii) predizer o sucesso da embolização com técnicas de classificação através da aplicação do decision tree do RapidMiner e do algoritmo W-J48; iii) identificar padrões que caracterizam os pacientes embolizados com a técnica de clustering através do algoritmo K-Means e eleger as relações de atributos que ocorrem mais frequentemente através da técnica de associação com o algoritmo FP-Growth. Este processo de análise de dados seguiu a metodologia Cross-Industry Standard Process for Data mining (CRISP-DM) aplicando-a à análise de uma amostra de 293 homens inférteis descritos com 64 atributos que foram submetidos à embolização no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) entre Janeiro de 2007 e Abril de 2016. Os resultados obtidos indicam que a embolização melhora significativamente a média das concentrações de espermatozoides até 12 meses e de suas morfologias até 6 meses depois da embolização (ANOVA p<0.05) o que permite fundamentar o interesse em prever o sucesso desta técnica terapêutica. Sua previsão computarizada com a árvore de decisão do RapidMiner permitiu prever com uma Accuracy e F-measure de 70.59% e uma AUC de 0.750 que a probabilidade condicional de engravidar tendo um homem com uma severidade baixa ou média do varicocelo e uma parceira entre os 24 e 33 anos inclusive é de 70.83%. Também se viu que a frequência relativa, de pacientes com uma concentração de espermatozoides normal 3 meses depois da embolização e uma motilidade progressiva normal destes antes do tratamento, é mais alta em grupos de pacientes que raramente trabalham em ambientes tóxicos. Estes resultados permitem contribuir para as investigações em curso no domínio da infertilidade, assim como nidentificação de medidas que permitem um maior auxílio na descoberta do conhecimento. Nomeadamente, vimos que a aplicação conjunta dos algoritmos de data mining com as técnicas estatísticas inferenciais, assim como a aplicação de diversas técnicas de data mining (i.e., classificação, clustering e associação), potencia a descoberta do conhecimento em dados clínicos.
- O impacto do Marketing Interno na compatibilidade de objetivos interdepartamentais e na satisfaçaão do cliente numa agência de publicidadePublication . Elias, Beatriz Ministro; Rosário, AlbéricoO marketing interno representa um papel fundamental no desenvolvimento de uma empresa centrada no cliente ao motivar e direcionar os colaboradores com o objetivo de atingirem, em conjunto, os objetivos organizacionais. Empresas de prestação de serviços têm vindo a demonstrar uma preocupação na melhoria da comunicação interna com o objetivo de reduzir o isolamento interdepartamental, incentivando assim a cooperação interpessoal de forma a, consequentemente, atingir uma maior satisfação do cliente. A presente dissertação tem como principal objetivo analisar a relação entre práticas de marketing interno, a compatibilidade de objetivos e o grau de percepção dos colaboradores relativamente à satisfação do cliente no setor da publicidade em Portugal, em específico, no Publicis Groupe. Através da divisão em duas amostras: colaboradores do departamento de contacto e colaboradores pertencentes ao departamento criativo, foi possível uma análise comparativa mais direcionada, possibilitando a demonstração das diferenças existentes nos dois departamentos com o intuito de perceber quais as dimensões que devem ser mantidas, melhoradas ou, por fim, abandonadas. Após a análise estatística verificou-se que no departamento de contacto, todas as hipóteses formuladas nesta investigação foram suportadas, sendo que o marketing interno tem impacto positivo na compatibilidade de objetivos bem como na satisfação do cliente e a compatibilidade de objetivos tem impacto positivo na satisfação do cliente. No entanto, no departamento criativo verificou-se que apenas a relação entre o marketing interno e a satisfação do cliente foi suportada.