Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise da qualidade do serviço e satisfação dos clientes B2B no departamento comercial advantage da empresa StaplesPublication . Reyes, Vanessa Maricela Naranjo; Herter, MárciaO presente relatório de estágio tem por objetivo fornecer uma visão geral das atividades realizadas ao longo do estágio no Departamento Comercial Advantage, na Staples Portugal. O estágio possibilitou a identificação de uma oportunidade de investigação relativamente à qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes business to business (B2B), destacando a importância desses fatores que atualmente são muito relevantes e a Staples no momento está tendo uma fraqueza nesses atributos; pelo que é necessário acompanhar as novas tendências e responder às necessidades dos clientes. Depois de uma revisão da literatura, de uma breve apresentação da empresa acolhedora e do departamento onde foi feito o estágio curricular, da descrição das atividades que foram desenvolvidas ao longo dos três meses e em que medida contribuiu para o enriquecimento profissional e pessoal da autora do presente relatório, também é apresentado o método de investigação utilizado. Foram realizadas entrevistas aos funcionários do departamento comercial com o objetivo de conhecer as percepções dos fatores relevantes para o presente trabalho. Finalmente são apresentados os resultados e conclusão deste trabalho, assim como sugestões para futura investigação.
- A relação entre a preocupação com a saúde e a sensibilidade ao preço dos medicamentosPublication . Fernandes, Marcos Filipe de Almeida; Lopez, AníbalO mercado farmacêutico é um dos maiores e mais importantes mercados mundiais. Contudo, tal como acontece com muitos outros mercados, este tem vindo a sofrer alterações profundas, nomeadamente no que diz respeito às alterações de estatuto dos medicamentos, existindo cada vez mais medicamentos não sujeitos a receita médica. Neste sentido, torna-se necessário estudar formas de como o mercado se deve posicionar perante o consumidor. Esta investigação pretendeu estudar o papel das fontes de informação (i.e., profissionais de saúde vs publicidade farmacêutica) na relação entre a preocupação com a saúde e a sensibilidade ao preço dos medicamentos não sujeitos a receita médica. Testámos as nossas hipóteses através de uma metodologia por painel. Mais especificamente, acompanhamos uma amostra de 149 indivíduos através da realização de um questionário online aplicado em dois momentos temporais diferentes (T1 e T2), espaçados por dois meses. Os nossos resultados revelaram que o recurso a fontes de informação profissionais (i.e., recomendações dos médicos ou farmacêuticos, material promocional ou brochuras oferecidas pelas farmacêuticas e clínicas, rótulos dos produtos farmacêuticos), modera a relação entre a preocupação com a saúde e a sensibilidade ao preço dos medicamentos não sujeitos a receita médica. Mais especificamente, à medida que a preocupação com a saúde aumenta, a sensibilidade ao preço diminui, apenas quando os indivíduos recorrem fortemente a fontes de informação profissionais (e.g. recomendações dos médicos ou farmacêuticos, material promocional ou brochuras oferecidas pelas farmacêuticas e clínicas, rótulos dos produtos farmacêuticos). Não foi encontrado um efeito significativo para o papel moderador da publicidade farmacêutica. Mais ainda, relativamente à preferência das fontes de informação, os nossos resultados mostraram diferenças significativas em algumas variáveis sociodemográficas (i.e., género, idade e estado civil). Os nossos resultados sugerem implicações pertinentes para a teoria e para a prática.
- PROJECT FINANCE FINANCIAMENTO DE INFRAESTRUTURA EM ANGOLA Processo de Investigação: Análise DescritivaPublication . Domingos Sebastião, Manuel; Varela, MiguelAs infraestruturas são os elementos basilares necessários para o suporte do crescimento económico e desenvolvimento de qualquer país. Um Estado, em geral, não tem condições para responder a todas as necessidades de construção de infraestruturas, pelo que se aconselha, sobretudo olhando para a experiência dos países desenvolvidos, que já passaram pela mesma situação, o envolvimento do setor privado para financiar essas carências. O envolvimento do setor privado ocorre principalmente com as Parcerias Público Privadas, que podem ser financiadas com recurso a uma estrutura de Project Finance. Neste trabalho, através do método descritivo de investigação, é apresentado o Project Finance e também algumas considerações para sua implementação em Angola. O país precisa de atrair investimento interno e externo, sendo o Project Finance uma estrutura reconhecida internacionalmente na captação de fundos de infraestruturas, pode ser um instrumento útil para o acesso de Angola ao mercado internacional. No entanto, pelo facto de existir um ambiente de negócios ainda muito fragilizado e um sistema financeiro pouco desenvolvido, Angola terá também de recorrer ao Credit Enhancement para diminuir o risco de financiamento, reduzir o preço do dinheiro e acima de tudo atrair investidores de infraestruturas.