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- Is the cat really hypertense?Acute phase proteins as predictors of feline hypertensionPublication . Silva, Bruno Miguel Fraga da; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA Hipertensão arterial sistémica (HAS) resulta de um aumento persistente dos valores de pressão arterial (PA) e pode ser classificada em situacional, idiopática e secundária. Estudos anteriores indicam que a inflamação tem um papel fundamental na patofisiologia da HAS, que por sua vez pode ser avaliada através das proteínas de fase aguda (PFA), tal como a proteína amilóide A sérica (AAS), a haptoglobina (Hp) e a albumina (ALB). O objetivo deste estudo foi avaliar o papel das PFA, como biomarcadores inflamatórios em gatos hipertensos. Este estudo incluiu uma coorte de 38 gatos com idades compreendidas entre os 2-17 anos de idade, submetidos a medição de PA e colheita de sangue e urina, que após consultas de rotina ou vacinação foram considerados saudáveis. Após medição das PA, foram subdivididos em três grupos em função dos valores obtidos: o Grupo A incluiu gatos normotensos (n=7), o Grupo B pré-hipertensos (n=15), por fim o Grupo C incluiu gatos hipertensos (n=16). Foram analisada a concentração de AAS, Hp e ALB, no qual foi encontrada uma diferença significativa entre as concentrações de AAS entre o Grupo A e o Grupo C (P=0,0337). Este estudo demonstrou que os gatos hipertensos apresentam valores de AAS significativamente mais elevados do que os gatos normotensos. As PFA, nomeadamente a AAS, demonstraram ter potencial para serem utilizadas como biomarcadores no diagnóstico de gatos hipertensos que necessitam de múltiplas medições de PA, permitindo distinguir entre HAS idiopática e situacional, o que apresenta elevado impacto na terapêutica a ser instituída.
- Desenho e construção de modelos para a produção de moldes de fundição em areia seca e verdePublication . Diniz, Joaquim Manuel Trindade; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO processo tecnológico de Fundição consiste na produção de peças de várias formas e tamanhos de uma forma económica e fácil, é portanto, versátil e permite conformar de modo conveniente metais e ligas, cujas características não podem ser usadas para outros processos tecnológicos como a laminação e a soldadura. A fundição é uma indústria fundamental para a conformação de peças e exige um conhecimento específico no que toca a conhecimentos técnicos, tão diversos como a mecânica dos corpos sólidos e líquidos, a transmissão de calor, a química e essencialmente desenho técnico de projeto, não obstante da experiência prática a que se recorre muitas vezes como forma especial de aproveitamento de recursos. O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Estágio decorrente no 2ºano da Mestrado de Engenharia Mecânica onde foi concretizada a oportunidade de aprender em contexto prático com a empresa ScalesOceans. O plano de trabalho consistiu por um lado no acompanhamento das atividades da empresa em contexto de trabalho e por outro a organização e a redação de um caderno de encargos para o projeto de moldes de fundição.
- A Influência das Experiências da Marca no Valor da Marca para o ConsumidorPublication . Martins de Oliveira Pina, Rita Alves; Dias, ÁlvaroNum mercado em que os produtos e serviços passaram a ser bastante similares a nível dos seus atributos funcionais, e no qual as escolhas dos consumidores são cada vez mais influenciadas por fatores emocionais do que por pensamentos racionais, as experiências têm surgido como a principal forma de diferenciação das empresas. Mais do que as características intrínsecas do produto ou do serviço em si, as marcas têm-se apresentado como fator de diferenciação das empresas, com o seu papel ampliado de um conjunto de atributos para um conjunto de experiências. O presente estudo, inserido na área do marketing experiencial, tem como objetivo compreender as dimensões das experiências que têm influência nos consumidores, e de que forma é que essas experiências influenciam o valor que a marca tem para o consumidor. Para o efeito, o estudo concentrou-se na marca Nespresso, e aplicou uma técnica de amostragem por conveniência, alcançando um total de 317 respostas válidas. Os resultados indicam que as várias dimensões das experiências da marca têm uma influência positiva no valor que a marca representa para o consumidor, apesar de apresentarem níveis de importância diferentes para os consumidores. No geral, as experiências sensoriais e emocionais foram as que tiveram uma maior influência em todas as dimensões do valor da marca, demonstrando que os atributos experienciais da marca têm uma maior influência nos consumidores do que os atributos funcionais. Para além disso, verifica-se que as perceções dos consumidores também são influenciadas pelo género do consumidor, o que se traduz numa valorização mais forte das experiências por parte das mulheres.
- Modelos de Financiamento Empresarial: O Financiamento das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) em Cabo VerdePublication . Dias Moreira, Maria Nelita; Dias, ÁlvaroTendo como premissa os modelos de financiamento empresarial, a presente dissertação de mestrado visa conhecer e compreender a realidade com que se deparam as PME’s em Cabo Verde, quer no âmbito do sistema financeiro, quer ao nível das iniciativas governamentais de promoção do investimento e da inovação. A recolha de dados foi realizada por convite enviado por e-mail para participação no estudo, no qual foi apresentado o link para preenchimento do questionário. Toda a informação recolhida por inquérito por questionário foi analisada, validada e alvo de tratamento estatístico. A informação validada totaliza 46 questionários o que corresponde a 14,2% da amostra inquirida. Dos resultados obtidos sobressai que o tecido empresarial de Cabo Verde é maioritariamente composto por microempresas, tendo as pequenas e médias empresas que participaram no estudo reconhecido dificuldades de acesso ao financiamento bancário, motivadas pela impossibilidade de prestação de garantias, pela não existência de contabilidade organizada, pela falta de histórico e por um fraco relacionamento com os bancos. Esta realidade tem gerado constrangimentos no âmbito do seu crescimento e desenvolvimento. Os pedidos de crédito bancário são maioritariamente por motivos de tesouraria ou para realização de novos investimentos. O desconhecimento e a falta de interesse sobre as alternativas de financiamento, estão também patentes nas respostas obtidas.
- O Desenvolvimento de Novos Produtos e/ou Serviços e a Cocriação Criação vs. Destruição de ValorPublication . Lourenço Amâncio, Marta Sofia; Dias, ÁlvaroAtualmente, enfrentamos ambientes competitivos caracterizados pela proliferação de novas tecnologias, obsolescência acelerada dos produtos e a mudança constante nas necessidades dos consumidores. As empresas e as organizações necessitam acompanhar as mudanças no desenvolvimento de novos produtos e serviços. A interação com o consumidor através da cocriação no processo de desenvolvimento de novos produtos surge como um meio através do qual é possível obter uma vantagem competitiva e criar valor para o consumidor final. A criação de valor não é inerente ao desenvolvimento de novos produtos e à cocriação. Fatores motivacionais, emocionais e situacionais alteram o sucesso da criação de valor, podendo até destruí-lo.