Browsing by Issue Date, starting with "2019-06-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Bentes, Joana Catarina Sintra; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III engloba a informação mais significativa ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, iniciado em setembro de 2018 e terminado em fevereiro de 2019. Este Relatório está dividido em 4 capítulos. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. São apresentados dez relatos da Prática Pedagógica, onde três deles são atividades realizadas por mim e as outras sete são atividades são observadas em diferentes faixas etárias. O segundo capítulo são apresentadas seis planificações de atividades realizadas por mim. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a aula, os recursos que utilizei e por vezes as dificuldades que senti na realização da mesma. O terceiro capítulo apresenta os Dispositivos de Avaliação, onde refiro qual a importância da avaliação, e onde apresento três atividades realizadas com diferentes faixas etárias e uma análise dos mesmos. No quarto capítulo, apresento o projeto “Presentes no chão é que não!”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças para os dejetos dos animais que ficam no chão e que os donos não apanham, e quais são, os perigos que podem causar. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o meu percurso de mestrado, e a importância do mesmo para a minha formação como futura educadora. Após a reflexão, apresento as referências bibliográficas que utilizei para a realização do relatório, tal como todos os anexos.
- Comportamentos de risco associados às modalidades desportivas de pavilhão: um estudo exploratórioPublication . Maia, Bruno Gomes; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasExiste um crescente interesse em outras modalidades para além do futebol, nomeadamente as praticadas em pavilhão (ex: futsal, andebol, hóquei em patins, etc.). Estas modalidades destacam-se pela emoção e pela tensão que é criada num ambiente fechado, onde todo o espetáculo desportivo ganha uma outra dimensão. Assim, existe uma maior afluência aos pavilhões, o que, por sua vez, acarreta uma maior complexidade no planeamento da gestão da segurança deste tipo de eventos à Polícia de Segurança Pública. Vários estudos indicam que a atuação da polícia nestes eventos deve ser direcionada de modo a ser percecionada como legítima e a evitar desordens generalizadas. As ameaças ao evento são geradas pelos comportamentos. Posto isto, a polícia não deve agir sobre os adeptos de forma discriminatória apenas pela sua tipologia, devendo a sua ação incidir sobre aqueles que têm comportamentos de risco. De forma a identificar os comportamentos de risco associados a estas modalidades, e com recurso à definição de comportamentos de risco, foi realizado um estudo exploratório. Foi possível não só identificar esses comportamentos como caraterizá-los quanto ao espaço e tempo em que normalmente decorrem. Através dos resultados obtidos, é possível dotar a instituição de conhecimento prático que pode servir a todos os envolvidos neste tipo de eventos de forma a serem desenvolvidas estratégias que minimizem ou previnam, em tempo útil, os comportamentos de risco. Uma boa atuação policial beneficia tanto a polícia como o adepto.
- A tomada de decisão policial no contexto dos grandes eventos desportivos: um estudo naturalistaPublication . Padeiro, Tiago Miguel Pereira; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasO ambiente de atuação de um polícia é marcado pela complexidade, pelo risco e pela incerteza. O papel que este desempenha na sociedade faz com se lhe exija que decida em tempo oportuno, muitas vezes com informação escassa e com mais dúvidas que certezas. Para que tal seja possível o decisor policial socorre-se de ferramentas mentais, tais como as heurísticas e a experiência, para que se consiga adaptar num ambiente dinâmico e, desta forma, decidir de forma ecologicamente racional. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma decisores experientes, Oficiais da Polícia de Segurança Pública, lidam com a incerteza e tomam decisões no contexto dos grandes eventos desportivos. Foi realizado um estudo naturalista que consistiu no acompanhamento dos Oficiais de Polícia durante 12 policiamentos, analisando-se posteriormente os dados recolhidos através de pesquisa documental (Planeamento, Ordens de Operações e Relatórios de Policiamento Desportivo), observação no terreno e aplicação do protocolo think aloud. Os resultados obtidos foram analisados em conjunto com outros, de estudos anteriores, relativos a 33 policiamentos, perfazendo um total de 45 jogos de futebol de competições nacionais e europeias. Os resultados sugerem que a experiência, a utilização de heurísticas, a gestão da informação e a simulação mental são pilares centrais no processo de tomada de decisão em contextos marcados pela incerteza.
