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- Gestão da frota automóvel da Polícia de Segurança Pública: viabilidade do OutsourcingPublication . Patrica, Vitor Alexandre Cerqueira; Morgado, Sónia Maria Aniceto; Torres, José MatosToda a organização tem por objetivo a rentabilização máxima dos seus recursos e a satisfação dos seus clientes. Para tal, recorrem a ferramentas de gestão que se coadunem com os seus objetivos e que sejam fonte de criação de valor e de vantagem competitiva. A Polícia de Segurança Pública (PSP), para garantir o cumprimento dos seus desígnios, faz uso de uma panóplia de meios, dos quais se destacam os Carros de Patrulha. No entanto, após uma análise dos dados existentes acerca da frota automóvel da PSP, verifica-se o estado degradado e envelhecido em que se encontram as viaturas, pelo que urge a adoção de medidas gestionárias que contrariem esta realidade e garantam uma maior operacionalidade da frota. Uma dessas ferramentas é o Aluguer Operacional de Viaturas (AOV), motivo pelo qual se realizou um estudo exploratório de finalidade aplicada, com recurso a entrevistas, com o intuito de aferir as vantagens e potencialidades de aplicação desta ferramenta de outsourcing à frota automóvel da PSP. A análise aos custos associados à aquisição direta e ao AOV revelam que economicamente este último modelo de gestão é mais oneroso devido à carga fiscal associada e aos custos de caracterização das viaturas, tornando-se insustentável para a PSP adotar este regime. No entanto, os benefícios incomensuráveis de imagem, motivação e operacionalidade, tornam bastante atrativa esta modalidade de gestão, pelo que impera a necessidade de um ajustamento das condições contratuais do AOV à realidade da PSP e um repensar da carga fiscal que incide sobre este tipo de contratos.
- Burnout: implicações e desafios no desempenho das funções policiaisPublication . Nunes, Inês da Silva; Machado, Artur RochaO burnout é um fenómeno que, hodiernamente, assola diversos contextos laborais. Constitui um desafio difícil de superar, uma vez que envolve uma combinação de fatores muito variáveis de pessoa para pessoa, tais como, o bem-estar do indivíduo, a satisfação ou a motivação profissional. Quando estes fatores não estão reunidos, verifica-se uma exaustão profissional, uma despersonalização do próprio indivíduo e a falta de realização profissional caraterizada por um sentimento de incompetência para a função. Verifica-se que existem profissões cuja incidência do burnout é mais incisiva do que outras, dentro das quais se engloba a de polícia. Sendo este um flagelo com graves consequências, quer para a organização, quer para o indivíduo sofredor da síndrome, deve-se procurar compreender o desafio que é o burnout e encontrar soluções para sanar os seus efeitos. Foi então realizado o presente estudo empírico, com recurso a métodos qualitativos, que nos permitiu compreender qual a perspetiva dos entrevistados relativamente a esta matéria, e que medidas praticáveis poderão ser adotadas. Dentro destas, destaca-se a necessidade de formação base nesta matéria, o recrutamento de mais psicólogos para o seio da instituição e uma reestruturação da própria gestão de recursos humanos da PSP. Como observável, todas as medidas propostas caminham no sentido da prevenção do burnout, pelo que seria de considerar a realização de futuros estudos que trabalhem estas mesmas medidas, desenvolvendo propostas concretas para cada uma delas.
- Investigação criminal: o acesso a terminais de interceção de comunicações pelos órgãos de polícia criminalPublication . Silva, Hugo Franco Gomes da; Rodrigues, Ezequiel Agostinho Maciel; Pimentel, António Lourenço GomesAs escutas telefónicas configuram um meio de investigação rectius um meio de obtenção de prova, cujo papel medular hoje reconhecido o torna num instrumento ímpar no combate à criminalidade. A Polícia de Segurança Pública (PSP), no exercício das suas competências de investigação criminal e em cumprimento do dever de coadjuvação das autoridades judiciárias, vê-se na necessidade de recorrer às escutas telefónicas. Ainda que a sua posição processual assim o exija, a PSP, bem como os restantes Órgão de Polícia Criminal (OPC), para se inteirarem do teor das comunicações intercetadas, apenas podem recorrer aos terminais de interceção de comunicações sediados exclusivamente na Polícia Judiciária (PJ), o que evidencia um desajuste ao nível de apetrechamento de meios de investigação, pendendo o prato da balança para a PJ, tida, ainda hoje, como o OPC por excelência. O objetivo do presente estudo foi avaliar se o atual modelo de acesso aos terminais disponibilizados pela PJ está adequado à realidade da atividade de investigação criminal desenvolvida pelos vários OPC. Para tal, em termos de método, procedeu-se à análise das estatísticas da criminalidade participada em Portugal, da distribuição de processos-crime e do número de interceções telefónicas realizadas pela PSP e pela PJ. Concluiu-se ser adequado, necessário e viável uma otimização do atual modelo de acesso aos terminais de interceção de comunicações, em prol do bom andamento da investigação criminal, da celeridade processual e do êxito das operações que requerem um acompanhamento das interceções em tempo real.
- Big Data: o caso do sistema estratégico de informação, gestão e controlo operacional da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Pereira, Miguel Rodrigues; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasNos últimos anos, tem-se verificado uma evolução acelerada dos sistemas e tecnologias de informação e comunicação e, consequentemente, a uma crescente dificuldade no armazenamento e tratamento de dados, dando origem ao Big Data. Este é um fator impulsionador de mudanças sociais sem paralelo, com as quais as polícias têm de lidar. Assim sendo, as complexidades do Policiamento no século XXI obrigam à adoção de soluções inovadoras e adaptadas a uma realidade em constante mutação. Neste contexto, esta investigação pretende olhar para o sistema de informação central na PSP, de modo a compreender a sua implementação e desenvolvimento. Para este efeito, recorreu-se a uma abordagem qualitativa da problemática de investigação, procedendo à análise de conteúdo de quatro documentos estratégicos referentes à implementação e desenvolvimento do SEI. Os resultados da análise permitiram-nos identificar a maioria dos componentes fundamentais do Big Data nos documentos constitutivos do corpus. Contudo, verificámos que a avaliação do desempenho das tecnologias e a objetividade da análise são duas ideias ausentes nos documentos estratégicos analisados. Esta ausência, podendo ela ser sintomática da não aplicação destas ideias na PSP, revela-se preocupante pelo facto de serem consideradas fundamentais no âmbito do Big Data. Finalizando, a presente dissertação possibilitou a abertura de novos caminhos de investigação, designadamente, estudar a operacionalização destas estratégias do ponto de vista do Big Data, verificando, concretamente, a sua aplicação.
- Relatório de estágio curricular no departamento comercial da Staples: uma perspectiva de vendas a clientes B2BPublication . Campos, Eduardo Manuel Gaspar; Herter, MárciaO presente relatório de estágio foi realizado no departamento comercial da Empresa Staples com ênfase em vendas para clientes B2B. Durante os três meses de estágio, foi possível ter contato com vários departamentos mas em especial com o departamento comercial, e os respetivos comerciais, gestores de contas dos clientes e a equipa de vendas. O objetivo do presente trabalho é analisar a importância que um vendedor tem para o sucesso de uma empresa face aos clientes B2B. Para isso, foi idealizado um estudo qualitativo relacionado com essa área, mais especificamente com a forma como os vendedores percecionam a sua função e como agem com o cliente de forma a serem bem-sucedidos no seu papel, com recurso a entrevistas. Dessas entrevistas foi possível determinar que é recomendável um vendedor ter um perfil polivalente e de multitasking sabendo bastante sobre os produtos, mas também sendo interessado pelas necessidades do cliente de forma a dar as melhores condições existentes. Para além disso, determinou-se que a manutenção da relação com o cliente através da comunicação e de contactos periódicos, é de máxima importância, pois a venda constante acaba por ser o resultado de um laço entre cliente e vendedor. Também se pode verificar que a área de vendas evolui tendo novas funções, sendo abastecida de novas tecnologias que a suportam e tornam muito mais eficiente o trabalho dos vendedores. Não obstante o estudo efetuado, da experiência na Staples duas recomendações foram retiradas. Em primeiro lugar, que os vendedores devem ter mais escrutínio na recolha de informação que leva a muitos erros e em segundo um melhoramento do plano de formação que a Staples possa oferecer para futuros estagiários pois nem todas as atividades planeadas foram efetivamente realizadas.
