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- A Importância do Marketing Relacional na Gestão da Marca: o Caso da DelightfullPublication . Torres Duarte, Filipa SantosO estágio curricular realizou-se na marca DelightFULL, pertencente ao Grupo Covet e teve início no dia 3 de Setembro e término no dia 20 de Novembro. Basicamente, o estágio foi realizado no departamento de marketing da marca. As tarefas consistiam em gerir redes sociais e recrutar novos clientes e, dessa forma, aumentar a presença digital da marca. No entanto, também prestei auxílio noutras atividades sempre que precisavam de um colaborador, mantendo sempre uma postura proactiva. Este projeto tem como objetivo compreender e observar como o marketing relacional é posto em prática na marca DelightFULL, uma vez que, as empresas vão reconhecendo cada vez mais a importância da interação e do contacto com os seus clientes. Surge assim, uma necessidade de perceber como é que as estratégias do Marketing Relacional poderão contribuir para um melhor desempenho da empresa e por sua vez, para uma melhor gestão da marca e dos seus clientes. Para dar a resposta ao objetivo deste projeto, foi definida a aplicação de uma abordagem qualitativa, onde foram realizadas entrevistas a colaboradores da marca, para perceber como são percecionadas as estratégias de Marketing Relacional. Uma das conclusões que é retirada deste trabalho é que o Marketing Digital em conjunto com o Relacional, influencia positivamente as relações que as marcas criam com os clientes e potenciais clientes. O uso da ferramenta do Marketing Digital na gestão da empresa, é uma das formas de manter esse relacionamento a longo prazo e neste caso, é fundamental para a sobrevivência da marca.
- A Influência dos Eventos na Promoção do Porto como Destino Turístico: O Centro de Congressos da Alfândega do PortoPublication . Loureiro Beça, Joana Leal; Neves Gomes Lopes, Jorge ManuelO Centro de Congressos da Alfandega do Porto é uma empresa de referência no mundo dos eventos. Com o estágio realizado, e posteriormente com a realização do relatório, pretendi absorver o máximo de conhecimento possível para aplicação futura. Desse modo, propus a elaboração de um relatório de estágio profissional intitulado “A Influência dos Eventos na Promoção do Porto como Destino Turístico: O Centro de Congressos da Alfândega do Porto” onde abordarei um conjunto de temas relevantes: ventos, centros de congressos, turistas e destinos de eventos serão alguns dos temas a serem desenvolvidos no desenrolar de todo este trabalho. Desta forma, estamos na presença de um cenário crescente de competitividade no setor turístico, onde os destinos sentem uma necessidade cada vez maior de se diferenciar e ir ao alcance das exigências e necessidades do consumidor atual, que procura viver experiências únicas e enriquecedoras. Deste modo, podemos referir também que, atualmente, os eventos assumem relevância pelo contributo que proporcionam na gestão dos destinos turísticos e pela sua progressiva utilização enquanto ferramenta de comunicação dos mesmos. Assim, através da realização de duas entrevistas individuais e de uma análise documental, irei coletar o máximo de informação possível para a sustentação de todos os temas referidos anteriormente. A realização deste trabalho tornou-se fundamental não só pelo conhecimento que se retira do mesmo, mas também por permitir visualizar a influência dos eventos na promoção de uma cidade, neste caso a cidade do Porto.
- Novas Estratégias de Marketing - Mestre da CorPublication . Marques, Raquel Silva; Neves Gomes Lopes, Jorge ManuelO seguinte relatório tem por finalidade a descrição de 400 horas de estágio curricular na empresa Pib – Design & Comunicação, para a conclusão do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, com a orientação do Professor Doutor Jorge Lopes. O foco deste relatório tem como objetivo, colaborar na melhoria de uma Estratégia de Comunicação de um cliente da Pib – Design & Comunicação, a empresa Mestre da Cor. A empresa Mestre da Cor atua no setor dos produtos, no ramo das tintas desde 2001, tendo já 11 lojas abertas em quatro Distritos, sendo eles, Porto, Aveiro, Coimbra e Castelo Branco. Após uma análise à empresa, ficou notório que o maior problema existente é a falta de comunicação, assim, esta terá de ser mais eficaz para abranger um público-alvo variado e informar e manter os clientes já existentes. Esta empresa, tem a vantagem de já contar com clientes fidelizados, contudo torna-se necessário aumentar a notoriedade da marca e expandir a comunicação. Durante o período do estágio foi possível apontar os pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades e as ameaças. Foram assim identificados alguns pontos suscetíveis de mudança. Partindo de uma análise das diferentes perspetivas, foi possível desenvolver e aplicar entrevistas semiestruturadas a alguns colaboradores da empresa e ao órgão máximo de chefia. De modo a comparar as perspetivas da chefia e de alguns colaboradores da empresa Mestre da Cor, os dados recolhidos foram utilizados para analisar várias opiniões. O objetivo deste relatório foi contribuir para a sustentação e validação das componentes estratégicas e operacionais de um futuro plano de marketing.
