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- Dinâmicas e interacções no Médio Oriente e MagrebePublication . Bağcı, Hüseyin; Duarte, Filipe Pathé; Pinto, Maria do Céu; Correia, Ângelo
- A tradição da culinária italiana como elemento inovador: o caso de destaque do TrapizzinoPublication . Fogliatto, Priscila Mantovani; Pires, Maria José PereiraO uso da inovação como estratégia de diferenciação no mercado gastronómico aumenta as chances de destaque de um novo negócio. Desde a produção da matéria prima até ao alimento que chega à mesa existe um extenso trajeto repleto de espaço para a inovação, isto é, melhorias que nos permitem adaptar aos avanços tecnológicos e ao mesmo tempo enfrentar os desafios mercadológicos. A dicotomia inovação e tradição vem atormentando profissionais da gastronomia quando, na verdade, a sua união pode ser o segredo da autenticidade em mercados cuja culinária local é uma das principais atrações turísticas, como é o caso da Itália. A culinária italiana surge do encontro de diferentes tradições dos povos que se instalaram na região, antes mesmo desta ser reconhecida como Itália. Esta diversidade permitiu a transformação da gastronomia em um símbolo cultural, que serviu de fator crucial para a afirmação de uma identidade italiana. O principal objetivo desta dissertação consiste em analisar um elemento inovador na tradição da culinária italiana através do caso do Trapizzino, questionando-o enquanto tendência e impacto no turismo. O Trapizzino é uma street food que nasceu em Roma em 2008 e vem-se espalhando pelo mundo de forma inovadora trazendo consigo as autênticas receitas da culinária italiana. A metodologia adotada consistiu, no plano teórico, numa abordagem qualitativa por meio da observação documental direta, e no plano empírico, numa abordagem qualitativa e quantitativa, através de uma entrevista realizada com o grupo Trapizzino e da realização de um inquérito por questionário aos turistas e locais que já visitaram o Trapizzino, obtendo-se uma amostra de 50 indivíduos. Os resultados foram estatisticamente analisados por meio do Google Forms como forma de legitimar as conclusões da dissertação. Os resultados obtidos mostram que os inquiridos reconhecem o Trapizzino como uma ideia inovadora comparado a outros restaurantes locais e acreditam que os sabores do Trapizzino remetem para a tradição italiana.
- Hotel Intercontinental Lisbon: Restaurante AKLAPublication . Francisco, Djulia Emanuela; Marques, GabrielaO presente relatório tem por base o estágio curricular realizado no Hotel InterContinental Lisbon entre 24 de setembro de 2018 e 25 de novembro de 2018, tendo como objetivo a conclusão do Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria da Universidade Europeia, em Lisboa. A escolha de realizar um estágio dentro de uma cozinha teve o intuito de associar a minha formação de base (Artes Culinárias e Gerenciamento de Restaurantes) com o que aprendi durante o mestrado na Universidade Europeia em Gestão do Turismo e da Hotelaria pois acredito que a gastronomia tem uma influência muito grande dentro do setor do Turismo e Hotelaria. Neste sentido, o estágio realizado teve como objetivo identificar como é organizado a cozinha de um hotel 5* no centro de Lisboa. O turismo é uma atividade que tem grande importância no desenvolvimento socio económico de um país e a gastronomia vem assumindo cada vez mais importância como um produto para o turismo cultural uma vez que estamos na capital do país, onde as motivações do turista também passam pela busca do prazer através da alimentação típica do local de viagem. A opção por realizar este estudo de campo dentro do restaurante AKLA, que foi considerado o melhor restaurante de luxo do mundo (2017), teve o intuito de compreender como funciona a gestão do restaurante do hotel InterContinental Lisbon, pois este restaurante tipicamente português que está inserido no lobby do hotel atrai turistas e hospedes durante o ano todo, além de servir todos os dias os empresários da região. O presente trabalho passa por uma contextualização do turismo, hotelaria e restauração em Portugal e em Lisboa, pela descrição da marca IHG e seus engajamentos, pela apresentação dos serviços de alimentação do hotel Intercontinental Lisbon, pela descrição do estágio realizado, designadamente, os serviços de alimentação oferecidos, a cadeia de abastecimento do hotel, a estrutura de trabalho realizada no dia a dia, a experiência e as funções dentro da equipa do restaurante Akla no InterContinental Lisbon. As atividades exercidas, que passaram por uma experiência “on-the-job” num restaurante de luxo premiado, numa cozinha gerenciada pelo Chef Eddy Melo, acompanhado diariamente, a realização de tarefas em contexto real de trabalho, destacando o show cooking com um contato direto com o público e o convívio com realidades culturais diferentes, permitiram a aquisição de competências em diversas práticas de trabalho, na gestão de equipas e na tomada de decisão.
- Melhorias no Departamento de Recursos Humanos: o caso do Hotel Sofitel Lisbon LiberdadePublication . Oliveira, Andreia Filipa dos Santos; Carvalho, InêsA indústria turística, da qual a hotelaria é componente essencial, é fundamentalmente prestadora de serviços e, como tal, depende fortemente dos seus recursos humanos. Deste modo, o Departamento de Recursos Humanos é crucial para o bom desempenho das empresas na área do turismo e da hotelaria. O presente trabalho académico tem por base um estágio curricular realizado no departamento de recursos humanos do Hotel Sofitel Lisbon Liberdade, de setembro a novembro de 2018, com o propósito da obtenção do Grau de Mestre em Gestão do Turismo e da Hotelaria pela Universidade Europeia. O relatório apresenta uma revisão literária sobre três temas relevantes para o estágio, que são o turismo, a hotelaria e os recursos humanos. De seguida, é realizada uma apresentação detalhada do Hotel Sofitel Lisbon Liberdade, assim como do grupo e a marca a que este pertence. Foram descritas todas as atividades desenvolvidas durante o estágio, quer no departamento de recursos humanos quer noutros departamentos. Foram ainda descritas algumas atividades sobre as quais foi possível aprender mais, embora estas não tenham sido desenvolvidas no período de estágio. O relatório apresenta ainda duas análises, a PEST e a SWOT, sendo que, no final ainda foram indicadas algumas propostas de melhoria para o departamento e para o Hotel Sofitel Lisbon Liberdade. Posto isto, o objetivo deste relatório é apresentar sugestões de melhoria, tanto para o departamento de recursos humanos, especificamente, como para o Hotel Sofitel Lisbon Liberdade, para que estes melhorem ainda mais o seu funcionamento em alguns aspetos. As propostas indicadas resultam, essencialmente, do conhecimento adquirido na Universidade Europeia e da experiência durante o estágio.
