Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-22"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Assistive Robotic Hand Orthosis (ARHO) controlled with EMG: evaluation of a preliminary prototype*Publication . Farinha, Diogo; Dias, Joao; Neves, Pedro; Pereira, Katia; Ferreira, Carlos; Pires, GabrielHand impairment severely limits basic activities of daily living (ADL). The use of motorized hand orthoses may provide enough functional assistance to perform basic tasks, such as grasping objects. Several prototypes have been proposed in the last decade, but there are still no solutions with the desired features regarding the weight, wearability and functionality. This paper describes the overall implementation of a prototype of an assistive robotic hand orthosis (ARHO) for object grasping, that can be triggered manually or by the detection of muscular activity in the forearm using surface electromyography (sEMG). The system is being specifically designed for a case study of a person with hemiplegia resulting from a peri-insular hemispherectomy. The proposed orthosis is a very preliminary but functional prototype, still far from the desired features mentioned above, but serves to show all the modules composing a low-cost implementation, and above all, to understand all the constraints and difficulties in designing such a system.
- Head-movement interface for wheelchair driving based on inertial sensorsPublication . Gomes, Daniel; Fernandes, Filipe; Castro, Eduardo; Pires, GabrielPowered wheelchairs provide the only means of mobility for many people with severe motor disabilities. For those with both lower and upper limbs impairment, available interfaces may be either impossible or very difficult to use, as well as not very efficient. In this paper we propose an egocentric interface based on inertial sensors placed on the user's head. This interface is based on head movements that provide continuous direction and speed commands to steer the wheelchair, and allows an initial null-position of the head according to the natural posture of the user. However, the development of an inertial interface for driving a wheelchair presents two main challenges, namely, (1) the simultaneous movements of the head and the wheelchair, each one with its own coordinate system, and (2) the free unrestricted movement of the head. Therefore, the two coordinate systems need to be combined and several safety features are required to only ensure admissible commands. In this paper we describe the overall implementation and preliminary experiments that show the effectiveness of the proposed solution.
- Avaliação dos riscos psicossociais na indústriaPublication . Paredes, Elisabete Simões; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva MendesA conciliação entre o trabalho e a vida pessoal é um assunto complexo e cada vez mais difícil de gerir. As exigências profissionais tendem a ser cada vez maiores e o tempo para a família, lazer e descanso torna-se cada vez mais escasso. Este estudo pretendeu avaliar a presença de possíveis fatores de riscos psicossociais, em particular a existência de conflito entre trabalho e família, nos trabalhadores afetos às linhas de montagem, com horário por turnos, na empresa XIS1. Procurou-se, também, proporcionar um melhor conhecimento sobre o modo como algumas exigências e recursos, do contexto de trabalho, contribuem como possíveis preditores do conflito trabalho-família. Recorreu-se ao COPSOQ II (versão longa), que é um dos instrumentos reconhecidos internacionalmente para avaliar riscos psicossociais em contexto laboral. Obtiveram-se 120 respostas, no entanto, nove foram consideradas inválidas. 92 questionários foram respondidos por mulheres e 19 por homens. O estudo permitiu concluir que os principais preditores do conflito trabalho-família são, por um lado, a nível das exigências de trabalho, o ritmo, a quantidade, o fator emocional e o sentimento de (in)justiça, e por outro lado, a nível dos recursos, apenas a variável recompensas contribui para diminuir este conflito. Os resultados obtidos foram discutidos no âmbito dos estudos sobre o conflito trabalho-família sendo também apresentadas algumas linhas de orientação para a ação que a organização poderá vir a adotar. Palavras-chave: riscos psicossociais; conflito trabalho-família; trabalho exigências-recursos
- Avaliação de riscos psicossociais e efeitos na saúde dos trabalhadores na indústria transformadoraPublication . Dias, Andreia Remédios Correia; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva MendesA importância de fatores psicossociais para a saúde do trabalhador tem sido cada vez mais reconhecida. As mudanças nas organizações, os atuais processos de globalização e a exposição aos riscos psicossociais tornaram-se mais frequentes e intensos, sendo conveniente e necessário, a sua identificação, avaliação e controlo com a finalidade de evitar os riscos associados à saúde e segurança no trabalho. O número de horas que as pessoas são obrigadas a trabalhar, o trabalho por turnos, a sobrecarga de trabalho mental e físico, a insegurança laboral, entre outros, são riscos que têm uma influência generalizada na saúde física e mental. O impacto do trabalho nos problemas da saúde mental pode ter graves consequências para os indivíduos, assim como para a produtividade das organizações. Este estudo teve como objetivo analisar a perceção dos trabalhadores, de uma empresa da indústria de artigos plásticos para a construção, sobre os riscos psicossociais relacionados com o trabalho. A amostra foi constituída por 111 trabalhadores, de um total de 250 trabalhadores (44%) do setor da Produção. Como instrumento utilizou-se o Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ II, versão longa). Considerouse como variável dependente o stress e como variáveis independentes as exigências quantitativas, cognitivas e emocionais, a insegurança, o conflito trabalho/família e o conflito laboral. O presente estudo evidenciou que os trabalhadores se encontram numa situação moderada de exposição a riscos psicossociais, sendo que as variáveis que mais contribuíram para o stress foram as exigências e o conflito trabalho/família. Implicações do estudo são discutidas no âmbito da prevenção dos riscos psicossociais neste tipo de organização.
- El Impacto Económico Y Social del Microcrédito en la Comunidad de MadridPublication . Manera, Laura; Rodrigues, AntónioDemonstrar la eficacia de los proyectos de microcrédito en Madrid analizando su impacto sobre el proceso de formalización del empresariado y sobre la reducción de la exclusión social y financiera. Evaluar la eficiencia de los productos de MicroBank como instrumento financiero de promoción del desarrollo local endógeno del territorio, mediante su rol social (disminución de la pobreza) y su rol económico (fortalecimiento productivo empresarial).
- Saudavelmente sujas?Publication . Pinho, Ana Cláudia; Rebolo, Maria AmáliaO relatório final tem a nomenclatura “Saudavelmente Sujas?” e tem como objetivos comparar opiniões das crianças, pais e educadoras/es sobre a realização das/liberdade para atividades sujas e quais as razões invocadas pelos educadores/as e pais/encarregados de educação para deixar/não deixar as crianças realizar atividades em que se sujam. Esta investigação foi realizada através de uma abordagem mista, sendo que como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário, com perguntas fechadas e semiabertas. Este estudo pretende compreender ainda se as realizações de atividades sujas dentro (e fora) das salas de atividades contribuem em algo para a educação e formação das crianças na escola. O estudo foi realizado com 30 crianças, 30 encarregados de educação e 6 educadoras, de forma a recolher informações sobre as suas opiniões relativamente a esta temática. Esta investigação revelou que não existe concordância de opiniões em relação à opinião sobre a participação em atividades sujas por parte das crianças entre pais/encarregados de educação, as crianças e as educadoras/es. Existe ainda discordância entre pais e educadoras/es, pelo que os pais afirmaram na sua maioria que consideram que as atividades sujas são importantes na educação e formação das crianças mas as educadoras revelaram que não planeiam tantas atividades sujas quanto gostariam pois sentem um desconforto por parte dos pais.
- A análise preditiva sob o aspecto da regulaçãoPublication . Monteiro, Márcio Ozal de Abreu; Moreira de Carvalho, RuiEsta investigação analisa o impacto das inovações disruptivas no tratamento de dados, e na extração de dados de alto valor para que as organizações possam melhorar o desempenho. As novas tecnologias da área de análise preditiva, que contém um conjunto de técnicas de captação, tratamento da informação e seu produto de valor, que auxilia na mitigação dos custos de comercialização e propicia atingir o público cliente certo. A análise preditiva, permitiu às empresas e organizações, criarem ou aperfeiçoarem seus produtos, para um público cada vez mais informado e em um mundo tão globalizado, o que torna a concorrência, não só inevitável, como uma variável comum. Através do tratamento de dados, as organizações conseguem distinguir o seu potencial cliente e perceber o que cada um quer, como e quando. Inovar e ser criativo, são características indispensáveis, e os dados é o novo “óleo” deste século, uma comparação a era exploratória do petróleo. O novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), que por um lado, protege os direitos dos cidadãos e garante o respeito individual, por outro, ameaça o pilar importante das organizações em utilizarem técnicas de tratamentos de dados. Este regulamento introduz recomendações, baseadas em princípios como consentimento, transparência, conceito de dados pessoais, “pseudoanonimato” (palavra criada no âmbito deste regulamento), direito a esquecimento e tem uma abrangência Europeia, mesmo aquelas empresas que não tenham atividade comercial na comunidade, mas que recolham dados na União Europeia. O blockchain, sendo uma de várias das tecnologias disruptivas na história recente (e base de algumas criptomoedas, como o Bitcoin) pode ser uma alternativa, e através do seu modo de funcionamento, atender as recomendações do RGPD, e permitir às organizações o tratamento de dados. No entanto é preciso adequar.