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Abstract(s)
O relatório final tem a nomenclatura “Saudavelmente Sujas?” e tem como objetivos comparar opiniões das crianças, pais e educadoras/es sobre a realização das/liberdade para atividades sujas e quais as razões invocadas pelos educadores/as e pais/encarregados de educação para deixar/não deixar as crianças realizar atividades em que se sujam.
Esta investigação foi realizada através de uma abordagem mista, sendo que como instrumento de recolha de dados foi utilizado um inquérito por questionário, com perguntas fechadas e semiabertas. Este estudo pretende compreender ainda se as realizações de atividades sujas dentro (e fora) das salas de atividades contribuem em algo para a educação e formação das crianças na escola.
O estudo foi realizado com 30 crianças, 30 encarregados de educação e 6 educadoras, de forma a recolher informações sobre as suas opiniões relativamente a esta temática.
Esta investigação revelou que não existe concordância de opiniões em relação à opinião sobre a participação em atividades sujas por parte das crianças entre pais/encarregados de educação, as crianças e as educadoras/es. Existe ainda discordância entre pais e educadoras/es, pelo que os pais afirmaram na sua maioria que consideram que as atividades sujas são importantes na educação e formação das crianças mas as educadoras revelaram que não planeiam tantas atividades sujas quanto gostariam pois sentem um desconforto por parte dos pais.
Description
Keywords
Atividades sujas Liberdade Brincar