Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Promoção de uma relação adaptativa com o comportamento alimentar em jovens adultasPublication . Nogueira, Patrícia Isabel Dias; Amaral, Ana Paula Monteiro; Duarte, Cristiana Oliveira PiresO presente trabalho de projeto, e respetivo programa de intervenção, realizado no âmbito da Educação para a Saúde, teve como principal objetivo sensibilizar para a temática das dificuldades de regulação do comportamento alimentar e da imagem corporal, em jovens adultas, de forma a contribuir para a clarificação de alguns fatores de risco (papel da pressão sociocultural, da vergonha, do afeto negativo e de variáveis individuais como o perfecionismo), bem como de fatores protetores e ainda promover uma relação adaptativa com o Eu e com o comportamento alimentar, nomeadamente a aceitação da imagem corporal e uma alimentação mais consciente e flexível. A amostra foi constituída por cinco estudantes de duas escolas de saúde (ESTeSC e ESEnfC). O projeto decorreu durante dois meses, contando com cinco sessões, realizadas uma vez por semana, com a duração de sessenta minutos cada. A avaliação foi realizada através da aplicação de quatro instrumentos de avaliação (BSI, BISS, FMPS e IES-2), no início (pré-teste) e no final (pós-teste) da intervenção. Os resultados obtidos, através dos devidos instrumentos, evidenciaram uma diminuição dos níveis de vergonha corporal, afeto negativo e perfecionismo e um aumento dos níveis de alimentação intuitiva da maioria das participantes, com especial incidência num dos sujeitos. Após a devida análise, concluiu-se que o programa de intervenção deste trabalho cumpriu os objetivos propostos, demonstrando o quão importante é a implementação deste tipo de programas de promoção da saúde na área do comportamento alimentar em jovens adultas.
- Violência na intimidade juvenil: violência no namoroPublication . Santos, Hugo Joel Ferreira de Sousa; Godinho, InêsO interesse teórico do tema da violência nas relações de namoro/intimidade tem um crescente aumento no campo da investigação, sendo este um foco crucial para a realidade das relações humanas. O objetivo deste estudo foi investigar nos jovens a prevalência da violência nas relações de intimidade entre os Géneros. Os resultados revelam diferenças significativas entre os Géneros, nomeadamente nas questões “pode bater”; “merecem levar uma bofetada”; “não deve bater independente do que tenha feito”; “ deve terminar a relação se o/a lhe bater ou esbofetear”. Na amostra total foi ainda encontrada uma associação entre o “merecer levar uma bofetada” e “não tem mal empurrar”; e entre “não existe nenhuma razão para levar nenhuma bofetada” e “não deve bater independente do que tenha feito”. As principais contribuições deste estudo referem-se às diferenças encontradas entre os Géneros e à legitimidade ainda conferida aos episódios de violência por parte dos jovens afeta às relações de namoro/intimidade. Participaram neste estudo 117 jovens com idades entre os 18 e os 28 anos, e com uma média de idade de 21,03. Este conjunto de resultados confirma que a diferença do Género está associada a diferentes questões afetas aos episódios de violência no namoro/relações de intimidade nos jovens. A principal limitação deste estudo está relacionada com o tamanho da amostra e o instrumento de avaliação. Em novas investigações e para confirmação destes resultados é sugerido a ampliação da amostra a uma faixa etária mais alargada.
- As ciências na Educação Pré-escolar: um projeto sobre as plantas com crianças de três anosPublication . Silva Nascimento, Jessica; Rosa, Celeste