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- Prehistoric occupation and palaeoenvironmental changes along Santa Catarina's Coastal Plain, Brazil: An integrated approach based on palynological dataPublication . Val-Peón, Cristina; Cancelli, Rodrigo R.; Santos, Luis; Soares, André L.R.Climate change and sea level variation during the Quaternary shaped the southernmost Santa Catarina's Coastal Plain and its landscape, promoting vegetation changes and different geomorphological features that resulted in the formation of sand barriers, relocation of fluvial channels, lagoons and rivers. In this context, prehistoric occupation of the territory took place through different migratory events over the Holocene. This study presents a palaeoenvironmental reconstruction of the last 8000 years BP, based on pollen analysis from the core collected in Campo Mãe Luzia natural deposit (Araranguá municipality, SC, Brazil). The palynological, sedimentary, chronological and altimetric records were integrated with a revision of the archaeological data, allowing for the contextualization of the different groups within each environmental phase. Three distinct palaeoenvironmental phases are suggested for the last 8000 years BP: Phase I, characterized as an estuarine-lagoon environment, with no reports of human occupation; Phase II, a transition between the lagoon environment and the gradual formation of a coastal swamp, followed by an expansion of the sandy coastal barrier; Phase III, characterized by Atlantic rain forest development and their colonization. Human occupation was registered in the last two phases, with settlements of hunter-gatherer groups, sambaquis builders, and Meridional Jê and Guarani groups.
- Detrended Correlation Coefficients Between Exchange Rate (in Dollars) and Stock Markets in the World s Largest EconomiesPublication . Ferreira, Paulo; SILVA, MARCUS; Idaraí Santos de Santana
- Gestão das Emoções em Crianças de Creche (0-3 anos)Publication . Rebelo, Carolina; Almeida, Ana PatríciaO presente trabalho apresenta a descrição e reflexão desenvolvida em torno da temática das emoções e gestão das emoções em crianças em contexto de creche dos 0-3 anos, decorrente da Prática Pedagógica no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A observação realizada ao longo da Prática Pedagógica referida permitiu constatar que as crianças entre 1 e 2 anos de idade, vivem num turbilhão de emoções que ainda têm dificuldade em identificar e gerir. No entanto, a observação realizada ao longo desta prática, focou sobretudo as crianças entre 1 e 2 anos. Recorrendo a bibliografia da especialidade consegui apoiar teoricamente essa falta na minha observação prática. Constatação corroborada por vários estudos nesta área, como o são os de Bermejo (2005), Magalhães (2007) e Goleman (2012). Decorrente destas observações iniciais foram definidos os objetivos, o estudo empírico e o projeto de intervenção, com o intuito de compreender de que forma se pode trabalhar com as crianças de creche no desenvolvimento da gestão das suas emoções. O objetivo central deste estudo e da Prática Pedagógica de onde este estudo decorre, consistiu em descrever e compreender de que forma as crianças gerem as suas emoções, bem como desenvolver atividades que permitissem às crianças reconhecer as suas emoções e geri-las por forma a favorecer o seu bem-estar emocional. Desta forma, após um primeiro levantamento de dados, foi concebido e implementado um projeto de intervenção que permitisse dar resposta a estes objetivos. Este projeto de intervenção contemplou atividades que permitiram explorar as emoções das crianças e estimulá-las no sentido da gestão dessas mesmas emoções. Após a implementação do projeto e das atividades previstas, foi realizado um novo levantamento de dados, sendo que se pode referir que, com a intervenção foi possível evidenciar evolução nas crianças nos parâmetros referidos nas grelhas de desenvolvimento. Nomeadamente na área da linguagem, da cognição, da autonomia, da identidade e da socialização. Tal como está patente e de forma individualizada nas grelhas em anexo. Antecipando que esta evolução não será unicamente fruto das atividades implementadas, considera-se que estas terão tido algum impacto. Devido à idade das crianças e ao seu desenvolvimento global, pôde ser uma mais valia para o estudo e o mesmo ajudou nas alterações visionadas por nós nas grelhas de desenvolvimento.
- A evolução da marca gráfica Vista Alegre no contexto portuguêsPublication . Trigo, Joana; Santos, JoãoA Vista Alegre é uma empresa portuguesa dedicada ao fabrico de porcelana, vidro e cristal que se estabeleceu em Ílhavo há 194 anos. O seu elevado reconhecimento tem-se vindo a expandir internacionalmente, dado que atualmente grande parte dos lucros da marca surjam desta vertente.Esta dissertação pretende realizar um estudo acerca da evolução das suas marcas gráficas, estabelecendo relações entre as mesmas e percebendo de que forma a sua linguagem se foi adaptando ao contexto em que estiveram inseridas. Para isso terão tidos em conta fatores como a conjuntura portuguesa, uma vez que o espaço de quase duzentos anos esta sofreu diversas alterações; o contexto da empresa, que apesar de atualmente se encontrar numa posição favorável, atravessou alguns períodos conturbados e foi sofrendo alterações na sua estrutura; e o contexto da marca, visto que este conceito foi também evoluindo e modificando o seu significado conforme a evolução da sociedade. Com isto pretende-se perceber de que forma estes fatores se refletiram na criação e no aspetos das marcas ao longo do tempo. Será ainda feita uma análise formal das mesmas onde relacionaremos diversos aspetos como; cor, tipografia, símbolos e técnicas de aplicação, verificando de que forma estes elementos foram acompanhando a evolução da empresa.