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- Educação em sexualidade na escola: um projeto com adolescentesPublication . Serra, Claudiana Batalha; Teixeira, Maria Filomena RodriguesA Educação em sexualidade nas escolas contribui expressivamente para esclarecer, ampliar conhecimentos, discutir conceitos e orientar quanto ao início da vida sexual. Paralelamente a isso, a mídia trata de fornecer informações amplas, de forma universal e de fácil acesso. Este estudo foi realizado com o objetivo de diagnosticar o que os e as adolescentes sabem sobre sexualidade, saúde sexual e reprodutiva, bem como, onde e como buscam informações sobre a temática. Foi implementado, na escola, um projeto de educação em sexualidade, com adolescentes, sobre problemáticas atuais, veiculadas na internet, com impacto na saúde sexual e reprodutiva em uma unidade escolar, em São Luís, Maranhão –Brasil. O trabalho desenvolveu-se de fevereiro a maio de 2017. A obtenção dos dados foi feita por meio de aplicação e análise de questionários (apêndices A e B) e através de 05 sessões de intervenção com estudantes. Os resultados analisados, apontam incidência de interesse, no sexo feminino, pelo assunto sexualidade (62%); a primeira relação sexual ocorre entre 12 e 15 anos, considerada precoce, na primeira fase da adolescência. Quanto à atitude em relação à gravidez não planejada e às doenças sexualmente transmissíveis, 90% dos/as adolescentes afirmam usar métodos contraceptivos e de prevenção, sendo a camisinha/preservativo o método mais utilizado (79%). Em relação à busca de informações sobre sexualidade, 56% apontam a internet como fonte principal de informação, 25% recorrem a amigos/familiares e 25% a revistas e jornais. Destaca-se que 100% dos/as participantes gostariam de ter a educação em sexualidade na escola como disciplina básica e não apenas como temas transversais. Contudo ressalta-se, a necessidade de iniciar educação em sexualidade de forma contínua e permanente, no ensino fundamental, uma vez que a prática da iniciação sexual está ocorrendo mais cedo, como evidencia este estudo.
- Estudio Chantal Peyrat - Metodologias de um trabalho empresarialPublication . Vieira, Adrien; Gomes, JoãoO presente relatório foi desenvolvido no contexto da realização de um Estágio Curricular, no âmbito do Mestrado em Design de Interiores. Este estágio ocorreu no Studio Chantal Peyrat, sediado no sul de França, mais concretamente na cidade de Montpellier. Tem como principal objetivo a demonstração das metodologias de trabalho empresarial do Studio Chantal Peyrat. Como indica o tema do relatório, durante o estágio, são explorados conhecimentos técnicos e transversais alargados, para além do âmbito disciplinar do Design de Interiores. Ou seja, procuramos expôr o método de trabalho e os instrumentos empregues, não só pelo Gabinete, mas por todas as áreas dedicadas à realização de projetos de Design de Interiores, assim como todo o processo de conceção e implementação. O relatório aborda a contextualização do Gabinete, onde é exposto todo o processo de iniciação e evolução até aos dias de hoje, do Studio Chantal Peyrat. Abarca uma breve descrição da estrutura organizacional que está em vigor na empresa, assim como todo o método de trabalho adotado na conceção e realização dos projetos. Posteriormente, segue-se a descrição de todos os projetos realizados durante o estágio, assim como do trabalho inerente à sua realização e implementação
- NUTRI - A exploração do conceito de vegetarianismo num espaço de restauraçãoPublication . Oliveira, Cristiana; Gomes, JoãoO presente projecto surge como solução proposta de remodelação do restaurante Nutri.Localizado em Espinho, nasce em 1994 como forma de dar continuidade a uma tradição familiar, cujos membros seguiam um estilo de vida vegetariano. Estabelecido numa altura em que este tema não despertava o interesse dos dias de hoje, o Nutri baseou-se desde cedo na particularidade de servir apenas refeições vegetarianas e vegan. Apesar da sua ideologia baseada na qualidade na confecção, da escolha e da utilização de ingredientes frescos e saudáveis, hoje apresenta-se com uma imagem já desactualizada. O seu programa, organização e interior conservador tornam-no, gradualmente, num estabelecimento pouco atractivo e cativante. De moda a encontrar uma solução de projecto coerente, foram analisados conceitos considerados pertinentes para o caso. Procurou-se centrar o foco conceptual na construção de uma experiência diferenciada na restauração e no modo como podemos valorizá-la e assim, torná-la cada vez mais relevante e aprazível. Para isso, foram abordados temas como a emoção e os sentidos aplicados no design de interiores. Temas que, se trabalhados em conjunto, têm a capacidade de tornar qualquer experiência mais memorável. como forma de encontrar uma resposta para o problema, é proposta uma solução de interação mais próxima entre o interveniente (o utilizador) e o serviço/produto oferecido pelo estabelecimento. Optou-se desta forma por, não apenas reformular o seu espaço tridimensional, mas igualmente a sua oferta em termos da experiência proporcionada. Ao colocar o utilizador na posição de intervir de forma mais concreta na experiência que é frequentar o Nutri, procura-se proporcionar a criação de uma relação profunda, que facilite uma entreajuda por parte de ambos os lados. O utilizador tenderá a desejar voltar e ao mesmo tempo a partilhar a experiência com outras pessoas