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- A inclusão de repertório especifico como fator de motivação ao estudo do instrumento musicalPublication . Ponte, Fernando; Carvalho, HelenaDe forma a reforçar as competências cientificas e pedagógicas necessárias para a obtenção da habilitação profissional para a docência, conferidas pelo ciclo de estudos do Mestrado em Ensino da Música do ISEIT – Almada, acontece este projeto de investigação. Inserido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), este trabalho organiza-se em duas partes. A primeira compreende o relatório de estágio realizado no Conservatório de Albufeira, onde é referida a caracterização da escola assim como a descrição das atividades desenvolvidas de acordo as dimensões da ação docente (CCAP, 2010). A segunda parte é na integra dedicada ao projeto de investigação desenvolvido. Neste projeto de investigação o foco foi tentar perceber se a adoção de repertório especifico poderia ser fator de motivação para o estudo do instrumento musical, a guitarra em particular. Para o efeito foi adotado um método qualitativo que teve como recolha de dados a observação de aulas, a verificação dos trabalhos de casa e uma aplicação de questionário aos alunos de guitarra do Conservatório de Albufeira.
- Convivência entre pares e relacionamento social entre as criançasPublication . Pinto, Ana Sofia Barroso; Martins, Maria José D.As relações entre crianças, bem como o clima social na escola e nas turmas, contribuem para o bem-estar e o ajustamento emocional e psicossocial na infância, facilitando o desenvolvimento da autonomia e da reciprocidade. O bullying e a agressão e vitimação entre pares comprometem a convivência social positiva nas escolas, bem como a autoestima das crianças e o seu desenvolvimento saudável. Neste sentido foi realizado um estudo com crianças do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, num agrupamento de escolas do Alto-Alentejo, de modo a compreender qual a perceção que estas têm da convivência entre companheiros, através da aplicação de um questionário de nomeação de pares. Analisaram-se e cruzaram-se os índices de preferência e rejeição nas turmas e as perceções relativamente aos atributos psicossociais de agressão, vitimação, conduta pró-social, liderança e isolamento social. Os resultados sugerem de forma similar a outros estudos que a vitimação e agressão se associam à rejeição dos pares e que a liderança se associa quer à agressão, quer à conduta pró-social. Os dados sugerem ainda que, ao contrário de outros estudos, nestas turmas verifica-se que as crianças mais velhas são mais vitimizadas do que as mais novas. No final reflete-se sobre as formas de melhorar o ambiente social nas escolas e de prevenir o bullying.
