Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-30"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O percurso de construção de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica: Do doente critico ao doente paliativoPublication . Camacho, Ana Sandra; Pestana, Cristina BárbaraO presente Relatório de Mestrado dá resposta ao exposto no Regulamento do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny bem como no Decreto de Lei n.º 74/2006 de 24 de março do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no que se refere à concessão do grau de Mestre, sendo necessária a aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do Curso e a elaboração e aprovação de uma dissertação, de trabalho de projeto ou de um relatório de estágio. A opção escolhida foi o relatório de estágio. Assim, através da sua elaboração procurei demonstrar o caminho efetuado e o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio I, o Estágio II e o Estágio de III - Opção, evidenciando as competências científicas, relacionais, técnicas e éticas aprofundadas e desenvolvidas no âmbito dos cuidados especializados em enfermagem médico-cirúrgica, atestando ainda as competências de análise critico-reflexiva das situações de aprendizagem decorrentes das vivências nos contextos de estágio. O Estágios I decorreu num Serviço de Urgência Polivalente e o Estágio II sucedeu-se num Serviço de Cuidados Intensivos Polivalentes. O Estágio III, sendo uma opção pessoal, e após dois estágios dirigidos ao doente crítico, optei por direcionar o meu foco para os cuidados de enfermagem especializados à pessoa/família com necessidades paliativas. A preferência por esta área específica do cuidar, constituindo um ramo da Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, deveu-se ao facto de ter uma importância crescente nos sistemas de saúde e na sociedade em geral, com significativas repercussões na qualidade dos cuidados à pessoa em fim de vida, mas também por ser uma área de grande interesse pessoal. As metodologias utilizadas na construção deste relatório de estágio são a análise e a reflexão individual, a evidência científica e os referenciais da profissão. O relatório está organizado em três grandes capítulos, sendo realçadas em cada um, as competências comuns e específicas previstas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica: o cuidar da pessoa com insuficiência respiratóriaPublication . Marote, Élcio José; Pestana, Cristina BárbaraA pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica e em situação crónica e paliativa constituem o foco do cuidar do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica (Ordem dos Enfermeiros, 2011). Assim, dando resposta a uma exigência legal prevista no Despacho n.º 8046/2015 de 22 de Julho, o presente relatório visa dar visibilidade ao meu percurso de construção de competências específicas nessa área de especialidade, a partir de uma análise crítico-reflexiva do processo que resultou na aquisição de um saber especializado e, consequentemente no reconhecimento como Enfermeiro Especialista. Assim, as competências inerentes ao cuidar especializado em Enfermagem Médico-Cirúrgica foram o fio guia para a análise do meu desenvolvimento profissional, baseando-me nos momentos de aprendizagem vivenciados em contexto do ensino clínico do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, nomeadamente nos Estágio I (Serviço de Urgência), Estágio II (Unidade de Cuidados Intensivos Polivalentes) e Estágio III de Opção (Serviço de Pneumologia). Realizando uma análise crítico reflexiva sobre as mesmas, evidencio as minhas aprendizagens no âmbito das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Paralelamente analiso essas mesmas aprendizagens numa relação comparativa com o perfil de competências requeridas para atribuição do título de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, salientando a importância de uma prática fundamentada pelo conhecimento mais pertinente e atual, baseado na mais recente evidência científica, de modo a permitir a resolução de problemas complexos no cuidado de enfermagem especializado de forma sustentada e à luz dos valores da profissão de enfermagem.
- Digital DetoxPublication . Sousa, Bruno Miguel Diogo de; Correia, AntóniaO digital detox é um período de tempo sobre o qual o turista reduz ou elimina o uso de dispositivos digitais móveis, tais como um smartphone ou um computador, com o intuito de reduzir os níveis de stress e ansiedade e interagir com o mundo físico que o rodeia, desfrutando assim do destino escolhido para as suas férias. Estudos anteriores demonstram que esta decisão pelo digital detox pode ser tomada consciente ou inconscientemente pelo turista, isto é, se é uma decisão planeada e feita por vontade própria ou se, por outro lado, é fruto da circunstância resultante de um destino cujo o acesso à internet seja limitado ou inexistente. A utilização moderada e saudável destes equipamentos durante o período de férias está a tornar-se um desafio, principalmente para os próprios utilizadores que enfrentam fortes dificuldades em se desligarem do mundo virtual, vivendo e experienciando o meio que os envolve. Para incentivar os turistas a fazerem digital detox, muitos têm sido os hotéis e operadores turísticos que têm surgido com diversos tipos de serviços e programas, sempre com o mesmo propósito: relaxar e descontrair no período de férias. Este estudo visa estudar o fenómeno do digital detox em turistas de diferentes nacionalidades, sendo a maioria portugueses, e perceber se as pessoas querem efetivamente se desconectar.
- Relatório de Estágio CurricularPublication . Gomes, PedroEste relatório surge no âmbito do estágio que integra a Licenciatura de Gestão de Empresas ministrado pelo ISAL - Instituto Superior de Administração e Línguas, na qual foi efetuado no departamento de contabilidade da empresa Previsão - Contabilidade e Consultoria. De início, começo por fazer a caracterização da organização e em seguida, o enquadramento teórico-conceptual. Posteriormente, faço referência de como esta empresa faz a organização da contabilidade e logo após, a descrição detalhada semanal das tarefas realizadas. Em seguida, apresento uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas, como também qual o contributo que este estágio teve para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.