Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-31"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Lisboa: o hub do turismo de reuniõesPublication . Rodrigues, Filipa Mafalda Piloto; Silva, Sancho de Sousa eO papel dos aeroportos tem vindo a revelar-se fundamental no sistema turístico embora muitas vezes passe despercebido por ser considerado um complemento ao transporte aéreo. Esta investigação pressupõe uma mudança de paradigma e a rutura com um conjunto de posicionamentos obsoletos, na tentativa de encontrar abordagens atuais, com vantagens para a gestão dos destinos turísticos. O planeamento de estratégias, tendo em conta as especificidades de cada mercado, é pois essencial para uma conceptualização inovadora de produtos turísticos prioritários. Esta dissertação pretende, assim, promover um estudo diferente e transformador ao relacionar duas temáticas distintas - os aeroportos e o turismo de reuniões - mas que se potenciam quando tratadas em conjunto sob um olhar dinâmico. Os novos desafios que se colocam aos modelos de gestão aeroportuária, resultantes da atual era competitiva, obrigam à criação de estratégias diferenciadas. Por outro lado, o turismo de reuniões, considerado segmento chave para o turismo português, e em particular para a região de Lisboa, terá de se elevar a um novo patamar de excelência. Para além da adoção de uma abordagem inovadora, é primordial que os destinos adotem um modelo de desenvolvimento regional sistémico, ancorado nos princípios da qualidade com o desenvolvimento de infraestruturas e serviços críticos à melhoria da oferta. A metodologia adotada para dar resposta a esta investigação passou pela análise empírica de dados que permitiu caracterizar em extensão e pertinência as particularidades deste binómio. As entrevistas exploratórias com especialistas e a aplicação de um inquérito por questionário possibilitaram criar uma base sólida de informação que contribuiu para dar resposta ao estudo proposto.
- Mercados emergentes e a hotelaria: o caso da Rússia em LisboaPublication . Tulba, Olga; Silva, José Sancho de Sousa eNa atualidade, observa-se que estão a decorrer no mundo mudanças importantes na economia mundial, o que poderá mudar radicalmente os modelos de negócios efetuados pelas empresas turísticas. Os denominados mercados emergentes assumem-se como um grupo de protagonistas com influência nas alterações nos fluxos turísticos detetadas nos últimos anos. Neste contexto, a Rússia surge como um país que apresenta um elevado interesse para Portugal em termos turísticos, pelo que se considerou relevante proceder-se a uma análise do comportamento do turista russo, tendo em vista a avaliação das suas caraterísticas, bem como do seu potencial futuro. Neste contexto, a presente dissertação estuda o grau de importância do mercado russo na hotelaria instalada na Cidade de Lisboa. Na vertente empírica, a justaposição de dados primários e secundários, permitiu determinar a evolução deste mercado em Lisboa, identificar o perfil do turista associado e elencar os aspetos mais relevantes relacionados com uma abordagem futura centrada no desenvolvimento da procura turística na hotelaria de Lisboa.
- Como o design de interiores influencia a nossa forma de estar num espaço público nocturnoPublication . Costa, Joana; Cardoso, AnaO presente relatório de estágio reflete uma primeira experiência no mercado de trabalho, proporcionada pela empresa Fora de Pessa ldª. Este atelier criativo intervém na áreas das Artes, da Decoração, do Design de Interiores e até da Cenografia, passando igualmente por outras áreas de proximidade. Dos projetos realizadas durante o decorrer do estágio, seleccionamos explorar o tema "como o Design de Interiores influencia a nossa forma de estar num espaço público noturno", que serve como ponto de partida para explorar a importância do Designer de Interiores enquanto disciplina. Assim como analisar e inquirir quais as ferramentas disponíveis na conceção e reabilitação de espaços, sejam eles públicos ou privados. Neste caso em específico, o projeto parte da reabilitação de um Bar situado nas Galerias de Paris, na cidade do Porto. Ao longo do desenvolvimento da presente investigação, entendeu-se privilegiar não só respostas concretas que pudessem generalizar a experiência do utilizador, mas utilizar o potencial do Designer de Interiores como um "contador de histórias". Foi distinguido o estudo das várias sensações proporcionadas ao corpo - texturas, materiais, luz, música, entre outras -, que podemos sentir e experienciar dentro de um Bar. Estudando o impacto que tais opções podem despertar nos clientes e que com toda a certeza vão diferir de individuo para individuo.
- O verde como elemento caracterizador de ambientes doméstciosPublication . Rosa, Joana; Cruz, JoãoO Verde, como elemento caracterizador de ambientes domésticos, pretende ser um estudo que ajude a perceber a forma como se tornou numa tendência da arquitetura e dos interiores neste século XXI, e como atraiu a atenção dum número considerável de projetistas. O rápido aumento populacional, concentrado nas áreas urbanas, e a densidade de betão existente, diminuiu a área verde, constituindo esta, entre parques e jardins, locais de escape e de refúgio. Na necessidade de acudir a estes problemas ambientais, a arquitetura procura soluções, principalmente, nas fachadas verticais. Também os interiores estão agora a ser incorporados na sua construção, com o elemento Verde, embora não haja ainda, estudos apurados, a este respeito. Por isso, no sentido de valorizar o Verde como elemento caracterizador de ambientes, este trabalho procura evidenciar a sua influência na execução do projeto e os benefícios que a sua incorporação traz para o espaço doméstico. Resumidamente, um dos principais objetivos desta dissertação será, então, perceber de que maneira pode propor uma relação mais próxima entre homem e a natureza através do desenho dos espaços verdes no interior, com o objetivo de consciencializar futuros projetistas para a importância desta problemática.