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- Relacionamento social: um factor potenciador do luto sadioPublication . Espírito Santo, Isabel Cristina Fontes do; Gros, Marielle ChristineConstatando-se a frequência de homens e mulheres que ficaram viúvos (as) passarem a frequentar um Centro de dia, procurou-se perceber o contributo deste dispositivo para a reorganização bem-sucedida da vida quotidiana. Daí surgir a questão fulcral que norteou este trabalho: “Será que o envolvimento de idosos viúvos em actividades promovidas pelo centro de dia favorece a integração do luto?” A fim de encontrar resposta a esta questão, procurou-se investigar dois grupos com características socioculturais idênticas, um que frequentasse um centro de dia (grupo experimental) e outro que não frequentasse qualquer resposta social (grupo de controle) de modo a captar, a título ainda exploratório, eventuais diferenças e/ou semelhanças na vivência do processo de luto. Depois de analisados os dados recolhidos por meio de entrevistas semi-estruturadas, complementadas com observação directa chegou-se à conclusão que não há propriamente um contraste claro entre os dois grupos. Viu-se que o centro de dia contribui para a integração da perda e reorganização da vida quotidiana por meio do relacionamento social que promove, nomeadamente o desenvolvimento de actividades e consequentemente a criação de laços sociais. Contudo, no grupo de controle, as idosas que conseguiram reorganizar o seu quotidiano em torno de novas actividades e investir no desenvolvimento da sua rede relacional também apresentam uma vivência positiva do luto. Apesar da maioria das entrevistadas seguir um curso de luto sadio, detectou-se um caso de luto perturbado no centro de dia (levando à reflexão de possíveis vias de aperfeiçoamento deste dispositivo) e dois no grupo de controle. Nos três casos, a não resolução do luto prende-se com uma resistência ao relacionamento social no quadro da vida quotidiana, com a falta de envolvimento em actividades susceptíveis de devolver sentido à sua vida e de enriquecer a sua sociabilidade. Conclui-se que o relacionamento social é um factor potenciador do luto sadio. Nas considerações finais, esboçam-se pistas para reforçar o papel do centro de dia neste sentido.
- As motivações, o significado e o comportamento de um turista em Portugal na compra de um souvenirPublication . Covaneiro, Pedro Miguel Gaspar; Correia, AntóniaA compra de souvenirs por turistas é um exemplo especial de como se pode estar ligado a um objeto através de uma posse com sensações únicas. Estudos anteriores relatam que os consumidores desenvolveram e criaram afetos com maior facilidade com o que compraram através da sua envolvência com o meio que os rodeia no destino turístico. Além disso, a autenticidade e a diferenciação constituem as principais vantagens comparativas de um qualquer destino turístico e é necessário entendê-lo. No entanto, o desenvolvimento sustentável de um pacote de produtos que se vendem numa certa zona exige que essa capacidade de atração pela autenticidade e pela diferenciação seja reforçada pela capacidade do destino de conseguir oferecer esses mesmos produtos aos seus turistas. Esta tarefa passa, necessariamente, pela criação e reforço da ligação destes estudos com os produtores e vendedores para que os mesmos fiquem a conhecer o que procuram os turistas na sua compra de souvenirs em relação aos sentimentos que lhes estão afetos. Este estudo visa estudar o fenómeno para Portugal, mais concretamente em Lisboa e dar alguns contributos para responder a esta questão para que se entenda as motivações de compra bem como o motivo pelo qual se compra o produto A ou B ou ainda quando se leva algo do destino que não foi comprado mas sim recolhido de um sítio simbólico pois só assim poderemos expandir ainda mais essa área conhecendo o comportamento dos turistas que compram ou levam esses produtos.
- El impacto en los resultados de ventas de las PYMEs de la ciudad de Bogotá, Colombia, al implementar un modelo de venta estandarizado para su área comercialPublication . Bermúdez Sánchez, Germán Mauricio; Martín Dávila, MiguelLa función de venta en las organizaciones resulta determinante para el sostenimiento y crecimiento de toda organización, en el caso de las pequeñas y medianas empresas (Pymes) esta puede ser la diferencia entre la consolidación o el retiro de un negocio. Inexplicablemente, los empresarios tienden a contratar personal sin la idoneidad requerida para el área comercial. Esta investigación se realiza con el fin de confirmar si el programa desarrollado y vendido controladamente en algunas empresas afiliadas, logra mejorar la eficacia y la eficiencia del equipo comercial, así como de los nuevos vendedores. La recolección de información se realizó mediante un formulario de encuesta para recolectar información cuantitativa relativa al desempeño de la fuerza comercial y una entrevista en profundidad semiestructurada para identificar aspectos relativos a la percepción del desempeño de los vendedores después de implementado el programa y sus posibles efectos positivos y negativos en el clima organizacional. Los resultados arrojan que, aunque se logra construir un modelo estándar de ventas y se desarrollan nuevas habilidades en el vendedor, sin embargo, la implementación falla al no tener cómo controlar las mejoras con indicadores de gestión, ni contar con líderes capacitados en procesos de formación (coaching), tanto en la empresa como en la calle. Este estudio aporta una importante perspectiva con la que se plantearán ajustes determinantes en el programa tutor, con el fin de entregar una herramienta que mejore los resultados de los afiliados a la Cámara de Comercio de Bogotá y se pueda controlar con indicadores de gestión comercial. Adicionalmente, implicará fortalecer a los líderes del área para que logre la implementación del modelo definido, sin perder de vista que el precio debe ser asequible.