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- Viarco - herança de uma indústria nacionalPublication . Borges, Ângelo; Raposo, AnaRealizado no âmbito da tese de Mestrado em Design de Comunicação, pela escola superior de artes e design em Matosinhos, o livro aqui apresentado nasce de uma necessidade premente: a preservação do nosso Património Industrial.O livro “viarco: herança da industria nacional” apresenta-se como um projeto que ilustra, de forma documental, parte do espólio gráfico da Indústria Portuguesa de Lápis. Este livro resulta de uma pesquisa, essencialmente imagética, que abrange desde as embalagens aos cartazes publicitários da marca, estabelecendo uma ligação ao design. Assim, procura-se não só apresentar, de um modo foto biográfico, a história da viarco – empresa que, desde o início do século XX, faz parte do imaginário português – como também relatar o percurso da empresa, desde a sua génese, na cidade de Vila do Conde – então com a denominação portugalia - até à sua deslocação para São João da Madeira, em 1941. Faz-se ainda uma breve contextualização desta cidade, evidenciando a sua importância industrial e comercial, no panorama português. Atualmente, a Viarco tornou-se um dos principais focos de turismo da Rota Industrial de São João da Madeira, essencialmente pela demonstração do método de fabrico do lápis. Assim, no capítulo “Da Cor ao Lápis”, apresenta-se todo o processo – desde o modo de fabrico das minas, até ao embalamento dos lápis. Com este livro, que não é mais do que um pequeno arquivo da única fábrica nacional de lápis – Viarco – pretendemos dar o nosso contributo para a divulgação e preservação deste exemplar do património industrial português que continua, ainda hoje, a fazer parte do nosso quotidiano. Esperamos que, deste modo, esta firma centenária continue a fazer parte da vida das gerações vindouras e não se torne apenas uma memória.
- Blogs de Moda - os novos social media influencers e o impacto que estes criam na estratégia de comunicação das marcasPublication . Fernandes, Vera Mónica Almeida; Portugal, MiguelSempre foi conhecido que o boca-a-boca entre os consumidores, é percebido pelos mesmos como uma opinião ou publicidade mais credível. Com a emergência da internet e das redes sociais as opiniões que os consumidores partilham sobre marcas, produtos e serviços alcançou uma escala diferente. Potenciadora e mais impactante para as marcas e para os consumidores. O boca-a-boca, Buzz Marketing ou Marketing de Influência são ferramentas de marketing extremamente poderosas, quando bem direcionadas. A internet e os influenciadores digitais ampliaram a velocidade com que as mensagens são difundidas e ofereceu às marcas a possibilidade de alcançarem melhor o seu público e de se transformarem numa marca mais “confiável” uma vez, que a mensagem é transmitida de consumidor para consumidor, pois o impacto da recomendação de um consumidor é mais eficaz e forte do que as mensagens que são transmitidas pelas marcas. Neste sentido, e mantendo o foco sobre os blogs de moda, como influenciadores digitais, a investigação tem como finalidade perceber como é que os novos social media influencers impactam com a estratégia de comunicação das marcas. Para este fim, realizou-se um estudo de caso à marca de cosméticos The Body Shop, pertencente à L'Oréal Group. A nível metodológico este estudo é composto por métodos qualitativos (foram realizadas três entrevistas semiestruturadas aos players que atuam nesta área do mercado, Joana Silva, responsável de RP e Marketing Digital da marca Body Shop, Roberto Gomes, fundador da We Can Fly e Joana Carreira, autora do blog Sketchooksix) e quantitativos, através de um inquérito por questionário dividido em sete grupos, direcionado a todas as pessoas com interesse em moda. O cruzamento da informação e a análise dos resultados, permitiu concluir que: (i) os blogs de moda influenciam a decisão de compra do consumidor; (ii) perceber que quando a informação de um blog é especializada e de qualidade, influência a decisão de compra do consumidor; (iii) concluir que a presença das marcas em blogs de moda influência a opinião do consumidor sobre as marcas; (iv) confirmar que as marcas de moda beneficiam estrategicamente com a sua presença em blogs de moda.
- Cultura Intraempreendedora nas organizações como vantagem competitivaPublication . Monteiro, Isilda Maria Ramos; Portugal, MiguelO ambiente económico atual está a ficar cada vez mais competitivo, criando muitos obstáculos na maioria das organizações. Posicionar no meio da globalização e do avanço cibernético, leva a várias complexidades organizacionais e desafios para criar estratégias competitivas para o pretendido. As organizações têm que enfrentar os obstáculos com que se debatem, nas suas atividades, investindo nos seus produtos, serviços e modelos de negócio de forma a alcançar vantagens competitivas no mercado onde se inserem. O presente trabalho, objeta fazer uma revisão da literatura existente, relativamente a alguns conceitos pertinentes para a análise das organizações intra-empreendedoras e, intui demonstrar neste trabalho o caso pratico da empresa de telecomunicações sediada na cidade da Praia, Cabo Verde e tem como objetivo geral identificar o nível de intra-empreendedorismo desenvolvido na CVTelecom recorrendo a um inquérito através do modelo proposto por Hartman (2006). Dos resultados obtidos, destacamos que o intraempreendedorismo, como conceito organizacional, evoluiu substancialmente ao longo dos anos. Esta dissertação evidencia a forma como várias organizações já adotaram medidas intraempreendedoras para alcançar objetivos distintos e predefinidos. Uma cultura empresarial assente em iniciativas intraempreendedoras poderá proliferar no contexto organizacional, se tiver em consideração os seguintes fatores: comunicação, processo decisório, incentivos/motivação, recompensas, autonomia, liderança, equipes, controle/mensuração, se uma organização desenvolver uma comunicação interna plausível e um nível de cultura intraempreendedora para alcançar a escalabilidade no mercado.
- Search for new physics in final states with two opposite-sign, same-flavor leptons, jets, and missing transverse momentum in pp collisions at sqrt(s) = 13 TeVPublication . CMS collaboration (2257 authors); Calpas, Betty; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoA search is presented for physics beyond the standard model in final states with two opposite-sign, same-flavor leptons, jets, and missing transverse momentum. The data sample corresponds to an integrated luminosity of 2.3 fb$^{−1}$ of proton-proton collisions at $ \sqrt{s}=13 $ TeV collected with the CMS detector at the LHC in 2015. The analysis uses the invariant mass of the lepton pair, searching for a kinematic edge or a resonant-like excess compatible with the Z boson mass. Both search modes use several event categories in order to increase the sensitivity to new physics. These categories are based on the rapidity of the leptons, the multiplicity of jets and b jets, the scalar sum of jet transverse momenta, and missing transverse momentum. The observations in all signal regions are consistent with the expectations from the standard model, and the results are interpreted in the context of simplified models of supersymmetry.
- Análise de Qualidade do website da TouratechPTPublication . Pereira, Michael Beda; Cruz, RuiDevido à evolução tecnológica ao longo destes últimos anos, a Internet começou a ser uma das ferramentas mais usadas pelo mundo empresarial. Deixou-se de falar de Marketing e começou-se a falar de Marketing Digital e a sua importância nos dias de hoje. Para a divulgação de um produto/serviço de uma empresa, são usados os diversos meios online que são disponibilizados, e cada vez mais se torna um meio de relacionamento entre uma empresa e um cliente. Ter um website com qualidade, nos dias de hoje, é uma mais valia, e como tal a sua avaliação para ir de encontro a essa qualidade de excelência é cada vez mais importante. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade do website da TouratechPT, uma empresa de produção e venda de material e equipamento para motociclos, através de um modelo já desenvolvido designado por WebQual, avaliando o site através dos constructos e dimensões desenvolvidas pelo autor. Para o desenvolvimento deste estudo descritivo foi desenvolvido um questionário, como método para a recolha de respostas dos inquiridos. O questionário desenvolvido foi adaptado de outro questionário utlizado num outro estudo idêntico. Para a realização do questionário foi usado uma aplicação online da Google, o Google Docs. Depois de os dados terem sido recolhidos, foi usado um programa estatístico SPSS, onde se realizou uma caracterização da amostra, estatísticas descritivas, uma análise fatorial exploratória, uma análise fatorial Varimax pela medida de KMO e reforçados pelos valores de MSA, um teste de esfericidade de Barlett, comunalidades, uma matrix rodada e por fim uma testagem de qualidade dos fatores encontrados. Concluiu-se que a análise fatorial não foi de encontro com os constructos e dimensões do autor e que os 6 fatores encontrados, de uma forma geral, apresentam uma consistência interna melhor.
- Measurement of the $b\overline{b}$ dijet cross section in pp collisions at $\sqrt{s} = 7$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2855 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe dijet production cross section for jets containing a b-hadron (b-jets) has been measured in proton–proton collisions with a centre-of-mass energy of $\sqrt{s} = 7$ TeV, using the ATLAS detector at the LHC. The data used correspond to an integrated luminosity of $\mathrm 4.2\,\text {fb}^{-1}$ . The cross section is measured for events with two identified b-jets with a transverse momentum $p_{\text {T}} > 20$ GeV and a minimum separation in the $\eta $ – $\phi $ plane of $\Delta R = 0.4$ . At least one of the jets in the event is required to have $p_{\text {T}} > 270$ GeV. The cross section is measured differentially as a function of dijet invariant mass, dijet transverse momentum, boost of the dijet system, and the rapidity difference, azimuthal angle and angular distance between the b-jets. The results are compared to different predictions of leading order and next-to-leading order perturbative quantum chromodynamics matrix elements supplemented with models for parton-showers and hadronization.