Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-16"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Controlo de infestantes na cultura de milho biológico na Escola Superior Agária de CoimbraPublication . Neves, Carla Sofia Freitas; Marchante, Hélia Sofia Duarte CanasRESUMO O controlo de infestantes é uma das principais preocupações do agricultor. O presente trabalho visou avaliar a eficácia de três tratamentos que poderão ser eficazes no controlo de infestantes na cultura de milho biológico tanto na entrelinha como na linha, nomeadamente a aplicação de queimador, a cobertura do solo com estilha e o pastoreio com patos. Pretendeu-se também avaliar a resistência/ suscetibilidade de cada espécie infestante aos diferentes tratamentos e ainda a produtividade do milho nos diferentes tratamentos aplicados. A parte prática da investigação decorreu entre maio e outubro de 2015, em Coimbra, na superfície agrícola da Escola Superior Agrária de Coimbra, em concreto, na área certificada em Agricultura Biológica, utilizando milho da variedade regional ‘Pigarro’. A estilha e o queimador foram aplicados em duas fases distintas, a estilha, numa primeira fase, logo após a sementeira e o queimador após o aparecimento das primeiras plântulas e, numa segunda fase, após uma sacha. Obtiveram-se melhores resultados destes tratamentos quando aplicados após a sacha. O pastoreio com patos decorreu também após uma primeira sacha, tendo-se verificado que o principal efeito dos animais sobre as infestantes foi o pisoteio, impedindo que estas se desenvolvessem. Comparando os tratamentos em estudo, estilha, queimador e pastoreio com patos, verificou-se que o pastoreio com patos teve resultados semelhantes às aplicações da estilha e do queimador quando estes foram aplicados após a sacha. Apresentaram resultados semelhantes à testemunha técnica e melhores que o tratamento sem combate a infestantes. A espécie Cyperus esculentus foi a que se revelou mais resistente aos diferentes tratamentos. A produtividade do milho não apresentou diferenças significativas nos tratamentos. No entanto, foi condicionada por factores externos, nomeadamente, ataque por animais, o que limitou as conclusões relativamente a este parâmetro. Os resultados obtidos, embora preliminares e necessitando de uma continuidade de estudos, indicam que os tratamentos estudados poderão constituir alternativas válidas no controlo de infestantes em milho biológico. PALAVRAS-CHAVE: Estilha, Infestantes, Milho biológico, Pastoreio com Pato de Pequim, ‘Pigarro’, Queimador .
- A inteligência na prevenção criminal: caso de estudo dos furtos em interior de residência na área do posto territorial da GNR da EriceiraPublication . Galante, Luís Miguel Trole Baião; Clemente, Pedro José LopesPortugal é um Estado de Direito Democrático, cujo um dos pilares fundamentais enquanto Estado soberano, é garantir a liberdade e segurança dos seus cidadãos, o legal funcionamento das suas instituições e por sua vez manter a ordem e tranquilidade pública. Na conjuntura actual, o fenómeno de globalização nutre efeitos na sociedade, em que por vezes o aumento do conhecimento por parte dos transgressores conduz a aumento de fenómenos criminais, constituindo uma ameaça à segurança dos cidadãos. As Forças de Segurança têm um papel preponderante na manutenção da ordem e tranquilidade pública, na prevenção de eventos criminais, bem como na descoberta de crimes que possam por em causa a liberdade dos cidadãos ou de certa forma lesá-los. É um facto que os agentes do crime evoluem nas suas técnicas e modus-operandi, mas também é um facto que as policias desenvolvem mecanismos de combate ao crime cada vez mais eficazes. Nesta perspectiva a Inteligência policial, adequa-se como suporte à sua actividade operacional, contribuindo para o seu apoio e eficaz desempenho, aperfeiçoando as missões que lhes são subjacentes, no que respeita a prevenção e descoberta material de crimes. A presente investigação tem assim como objetivo geral verificar de que forma a Inteligência constitui um elemento crucial na prevenção criminal, no qual a análise de um conjunto de variáveis permite tomar decisões adequadas sobre um determinado tipo de crime, nomeadamente o crime de Furto em interior de residência, na à área de Intervenção dos Posto Territorial da GNR de Ericeira, concelho de Mafra. Relativamente ao Crime de Furto em interior de residência foi efetuada uma análise teórico-prática, na qual foram analisados um conjunto de dados com recurso a Sistemas de Informação Geográfica, para suportar as metodologias de análise criminal, contempladas pela Inteligência. Da análise efetuada pode concluir-se, em termos de resultados, que as metodologias comtempladas pela Inteligência, alienadas aos Sistemas de Informação Geográfica, permitem produzir informação em tempo útil, que suporta a tomada de decisão e auxilia na prevenção criminal o que constitui uma mais-valia para a actividade operacional de polícia.
- Análise comparativa de adubação potássica fornecida na forma líquida e sólidaPublication . Mendes, Joaquim Miguel Cruz; Nunes, José Manuel Rato; Maçãs, Benvindo M.Com o objetivo de estudar a possível resposta à adubação potássica da cultura do trigo duro e da cevada em solos de barro, foi desenvolvido um ensaio que envolveu duas doses de Potássio em interação com duas doses de Fósforo e ainda duas épocas de aplicação do Potássio, em fundo, como aplicação sólida e em adubação foliar no afilhamento e enchimento do grão. Foram avaliados os componentes da produção, a produção, e os parâmetros de qualidade tecnológica das cultivares do trigo duro – Marialva e da cevada dística – Quench. De acordo com os resultados obtidos pode verificar-se uma ligeira tendência para a redução de produção com aplicação foliar do potássio, embora as diferenças observadas não sejam estatisticamente significativas. Nas condições do ensaio não foi possível contrariar a hipótese nula, isto é, provar a resposta à aplicação de doses crescentes de potássio e tão pouco, de forma clara, mostrar o efeito da época e forma de aplicação.
