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- Evaluación de sangrado en transtornos de la coagulación utilizando el ISTH- BAT Score: experiencia en un hospital centralPublication . Azevedo, Ana Paula; Ferreira, Karanini; Freire, Isabel; Gago, TeresaUn gran número de herramientas de evaluación de la coagulación (Bleeding Assessment Tools -BATs) se han desarrollado para estandarizar la historia de sangrado. Una historia personal de hemorragia mucocutánea excesiva es un componente clave en el diagnóstico de una serie de trastornos de sangrado severos.
- A Organização e os Dispositivos MóveisPublication . Durão, João Pedro Amado Ferreira; Pereira, CarlaO uso de dispositivos móveis está a ganhar cada vez mais espaço dentro das organizações. O aumento do consumo de material informático por parte dos consumidores está a levar a que os mesmos comecem a tentar utilizar os seus dispositivos móveis1 Notebooks, Tablets e Smartphones no interior das organizações. Este tipo de comportamento, levou ao aparecimento de uma nova tendência – o Bring Your Own Device (BYOD), a utilização de dispositivos móveis para fins laborais, levanta várias e sérias questões de segurança aos departamentos de TI das organizações, fazendo com que as organizações necessitem de definir novas políticas de segurança para que a sua informação e os seus dados se mantenham seguros. O trabalho adiante desenvolvido pretende mostrar de que forma as organizações veem esta mudança de paradigma, em que os próprios colaboradores utilizam os seus dispositivos móveis como ferramenta de trabalho na organização. Por outro lado analisar os modelos de segurança que se podem associar ao BYOD e aos dispositivos móveis para permitir uma maior segurança dos dados e informação que circula entre a organização e o dispositivo móvel.
- Impacto da automatização processual do controlo de qualidade num centro de assistência de telemóveisPublication . Parreira, Carlos Filipe Lopes; Pereira, CarlaEste documento explora, através das referências de outros autores, a viabilidade e o impacto da automatização de um processo de controlo de qualidade de um Centro de Assistência Autorizado de Espanha. Motivada por resultados abaixo do esperado, nos objetivos relativos à satisfação dos clientes e à percentagem de reparações repetidas, uma equipa pertencente a uma organização multinacional considera a hipótese de automatizar o seu processo de controlo de qualidade, por forma a melhorar os resultados acima referidos e garantir que o mesmo é efetuado de acordo com o procedimento definido e que os resultados deste mesmo controlo são guardados nos seus servidores estão disponíveis para consulta sempre que necessário.
- Processo de Implementação do Modelo eTOM em Empresas de TelecomunicaçõesPublication . Figueiredo, Rui Humberto Caldeira de; Pereira, CarlaNos últimos anos, a satisfação do cliente tornou-se um dos fatores críticos de sucesso de maior importância dentro das organizações. Este sucesso está diretamente ligado à lealdade dos clientes com as organizações, que resulta numa continuidade do negócio. Esta lealdade é obtida através da implementação de processos de negócio que permitam uma melhor resposta às necessidades do cliente bem como uma qualidade de serviço superior que permita obter resultados positivos no mercado da concorrência. Através da visão geral de uma metodologia virada para as empresas de telecomunicação, o eTOM (Enhanced Telecom Operations Map), demonstrou-se a importância das empresas de telecomunicação possuírem um modelo de processos de negócio que disponibilize uma linguagem dentro da organização, de modo a permitir agilizar os processo internos e os processos de interação com as partes envolvidas na value network. Tendo como base a metodologia Design Science Research, procedeu-se a criação de um conjunto de cenários de interação com o cliente, onde foram apresentadas soluções práticas na aplicação da framework eTOM. Com isto, foi demonstrada as capacidades do eTOM na implementação de processos, bem como na flexibilidade como estes poderão ser implementados. Partindo dos processos disponibilizados pela framework e com base no contexto e características da organização, foram identificados os processos que, do nosso ponto de vista, são os mais indicados para criação dos processos core da organização.