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- Avaliação diagnóstica de crianças e jovens em situação de negligência parental: um estudo de caso numa CPCJ da área metropolitana do PortoPublication . Silva, Cláudia Sofia Gomes; Marques, Elsa Montenegro MoreiraO fenómeno da negligência constitui atualmente uma das principais situações de perigo diagnosticadas pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) em Portugal, representando 34,5% (12329) dos casos diagnosticados em 2013. A gravidade deste problema social é tanto maior quanto considerarmos que a omissão dos cuidados a crianças e jovens compromete a satisfação das suas necessidades, em termos de cuidados básicos e de higiene, alimentação, segurança, educação, saúde, afeto, estimulação e apoio. São várias as investigações que apontam para a fragilidade das intervenções dirigidas às crianças que se encontram em situação de perigo, desde logo pelo caráter subjetivo com que essas situações são diagnosticadas pelos profissionais que trabalham nos serviços de proteção à infância. A insuficiência de instrumentos de avaliação capazes de objetivar as situações de perigo, assim como os principais indicadores que estiveram/estão na sua origem constitui uma séria lacuna no trabalho desenvolvido pelas equipas de proteção à infância. Os profissionais que trabalham nesta área de intervenção deparam-se, então, com o desafio de construir ferramentas de avaliação dos problemas vivenciados pelas crianças e suas famílias, que confiram rigor e cientificidade ao exigente trabalho de elaboração de diagnósticos capazes de apreender a complexidade dos fatores que estão na génese das situações de perigo. A presente investigação parte, assim, das seguintes interrogações: Em que medida os diagnósticos realizados pelos interventores sociais que trabalham no sistema de proteção à infância são elaborados em função da construção teórica dos problemas sociais que as crianças e as suas famílias experienciam? Que procedimentos de recolha de informação e avaliação/identificação dos problemas utilizam? Como definem as medidas de intervenção que aplicam às crianças, jovens e suas famílias? Procuram essas medidas incidir sobre as causas dos problemas ou, pelo contrário, são equacionadas a partir de critérios meramente administrativos? Em termos de procedimentos metodológicos, privilegiou-se a análise qualitativa dos instrumentos de avaliação que foram utilizados, numa CPCJ da área metropolitana do Porto, para diagnosticar situações de perigo em 9 crianças/jovens que haviam sido sinalizadas como estando em situação de negligência.
- Relação de vinculação e de suporte social vivenciados pelos idosos nas instituiçõesPublication . Cardoso, Denise Yolanda Ferreira; Zilhão, AdrianoO envelhecimento é uma questão que interessa a todos, perceber a forma de o vivenciar de forma equilibrada e ajustada tornou-se o ponto de interesse deste estudo, dai o objetivo da investigação foi analisar e compreender como são vivenciados as relações de vinculação e de suporte social dos idosos nas instituições de forma a sentirem-se satisfeitos com a vida. Para o efeito foi realizado um estudo quantitativo, não experimental correlacional uma vez que se procura perceber relações entre variáveis, em que a amostra foi constituído por 50 utentes (n=50), dos quais 13 são do género feminino e 37 do género masculino, com as idades compreendidas entre os 60 e 85 anos e os instrumentos utilizados foram auferidos a população Portuguesa como, a escala de vinculação para adulto (EVA) Canavarro (1995), a escala de suporte social (MOS) Ribeiro Pais e A. Ponte (2009) e escala de satisfação com a vida (SWLS) Simões (1992). Os dados obtidos apontam que a maioria das dimensões referentes à vinculação e ao suporte social correlacionam com a satisfação com a vida. Confirmando em parte as evoluções preconizadas por diversos autores. Por sua vez, a dimensão da amostra não nos permite aspirar à generalização dos dados. No entanto, pensamos estar em presença de um estudo piloto que nos fornece indicadores suporte para estudos de maior envergadura.