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- Certificação de idoneidade formativa do serviço de medicina interna do Hospital de São BernardoPublication . Cachão, Ana; Pedro, AdrianoNa formação inicial de Enfermagem os ensinos clínicos são um momento de consolidação de saberes teóricos e simultaneamente um momento de aquisição de saberes práticos em contexto real de trabalho. Este momento de formação é supervisionado por Enfermeiros da prática clínica que assumem um importante papel no processo de formação dos estudantes de enfermagem. Para consolidar este processo de ensino/aprendizagem a Ordem dos Enfermeiros desenvolveu um extenso trabalho que visa a certificação de Enfermeiros Supervisores, em que propõe que os Licenciados em Enfermagem, realizem um período de Exercício Profissional Tutelado, acompanhados por esse mesmo Enfermeiro Supervisor. Para que esse período ocorra é necessário a convergência de dois fatores, um é a existência de um Enfermeiro Supervisor certificado pela Ordem dos Enfermeiros, outro é a certificação do serviço onde esse exercício profissional tutelado decorra, num espaço onde exista Certificação de Serviço com Idoneidade Formativa certificada pela Ordem dos Enfermeiros. Para que tal aconteça é necessário que o supervisor e o serviço cumpram os critérios preconizados pela Ordem dos Enfermeiros. Este trabalho surge com o objetivo de certificar o Serviço de Medicina Interna do Hospital de São Bernardo como unidade de saúde com Idoneidade Formativa certificada pela Ordem dos Enfermeiros para o Exercício Profissional Tutelado, naquele que é inerente ao Modelo de Desenvolvimento Profissional proposto pela Ordem dos Enfermeiros
- Monitorização do cumprimento do protocolo: ensino à pessoa submetida a ventiloterapiaPublication . Morais, Jacinta; Pedro, AdrianoA ventilação não invasiva (VNI), assume cada vez maior importância na prática clinica, por ser considerada uma opção terapêutica segura e eficaz, sem necessidade de recorrer a métodos invasivos da via aérea. (Ferreira et al., 2009) Os enfermeiros, no desempenho do seu exercício profissional, ensinam a pessoa/família, constituindo-se, a educação para a saúde, como um elemento fundamental nos cuidados de enfermagem. (Phaneuf, 2001) Torna-se essencial, a utilização de protocolos de ensino estruturado ao utente/família submetido a VNI, permitindo a promoção de boas práticas. Com o presente trabalho, pretende-se perceber se o protocolo de ensino à pessoa submetida a ventiloterapia está a ser aplicado conforme preconizado, aos utentes internados no serviço de Pneumologia do CHMT, EPE. A natureza do estudo emerge a partir de um estudo descritivo simples, transversal, retrospetivo e observacional. O instrumento de recolha de dados utilizado foi a aplicação de uma grelha de auditoria aos registos de enfermagem. Os resultados obtidos, revelaram que o protocolo de ensino foi aplicado à totalidade de utentes com necessidade de ensino. A taxa média de conformidades obteve 94% e a percentagem de conformidade por diagnóstico e intervenção de enfermagem, situou-se acima dos 80%
- Avaliação da qualidade sentida e satisfação dos clientes de uma estrutura residencial para idososPublication . Diogo, Cláudia; Cordeiro, RaulO aumento da esperança média de vida leva a que muitos idosos vivem para além dos 85 anos e consequentemente precisam cada vez mais de respostas sociais adequadas às suas necessidades, numa época em que as famílias se desresponsabilizam gradualmente dos cuidados aos seniores. As respostas sociais mais conhecidas no nosso país são os lares de idosos, ou seja, as estruturas residenciais para idosos e estas têm vindo a assumir um papel cada vez mais relevante na nossa sociedade. Este estudo procurou avaliar a qualidade sentida e a satisfação dos clientes residentes de uma estrutura residencial para idosos. Para que esta pesquisa fosse o mais fidedigna possível foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas aos residentes do Centro Social da Nossa Senhora das Necessidades em Alcaria no Concelho do Fundão durante os meses de dezembro de 2015 e fevereiro de 2016. A análise dos resultados deste estudo permitiu perceber a perceção que os idosos residentes nos lares têm sobre os serviços e cuidados prestados e que vai influenciar a sua satisfação e qualidade de vida. Com este estudo procuramos ajudar as Direções e Corpos Gerentes das Instituições a melhor avaliarem e valorizarem o tipo de serviços e cuidados que disponibilizam e a atenção às necessidades sentidas pelos residentes, nomeadamente no que respeita à melhoria da qualidade de vida dos idosos
- Síndrome da Veia Cava: extração mecânica de dirofilárias em cãesPublication . Lucas, Micaela Souto Pinto Proença; Vieira, Maria João Nobre de Matos Pereira; Duarte, Sofia Alexandra Giestas CancelaA Síndrome da Veia Cava também designada por embolismo da veia cava, síndrome pós caval, síndrome hepática aguda ou hemoglobinúria dirofilarial é uma complicação grave de dirofilariose crónica, causada pela Dirofilaria immitis, que afeta na sua grande maioria canídeos. O prognóstico em animais com esta síndrome é considerado mau a reservado, podendo ser fatal se não se realizar a remoção das dirofilárias adultas. O tratamento médico não está aconselhado pela resposta imunitária que despoleta e pelos efeitos secundários como tromboembolismo pulmonar e choque anafilático. Assim, é recomendado o tratamento desta síndrome que envolve a remoção dos parasitas adultos que causam o quadro de obstrução ao fluxo sanguíneo. Na literatura consultada encontram-se descritos dois métodos: extração cirúrgica e extração mecânica. A extração mecânica, técnica interventiva com acesso às cavidades cardíacas direitas via veia jugular (venotomia ou venopunção), é realizada usando dispositivos de remoção sob monitorização fluoroscópica ou ecocardiográfica. Esta técnica é considerada um método menos invasivo, com reduzidas lesões no endotélio vascular, menor ocorrência de reações inflamatórias, menor duração da anestesia e melhores resultados, sendo atualmente a técnica de eleição. Dado o fato de a dirofilariose canina ser uma doença com elevada prevalência, torna-se de fundamental importância o estudo das suas complicações, de forma a otimizar a abordagem terapêutica e melhorar o prognóstico. Assim, o objetivo desta dissertação consistiu em realizar uma revisão do estado atual dos conhecimentos sobre o tratamento da Síndrome da Veia Cava. Para tal foi realizada pesquisa bibliográfica através dos motores de busca "PubMed", "b-on", Google, bem como de livros de referência.
- Encontra-tePublication . Diogo, Tomás dos Santos; Cruz, RuiUm dos grandes desafios para a valorização de Portugal como destino cultural, assenta na agregação de toda a oferta que o nosso país apresenta. A música, por tudo aquilo que representa para o nosso país, apresenta as características certas para se tornar num elo de ligação entre a cultura e as pessoas. Nos últimos anos assistimos a uma alteração do consumo de música através de aplicações que emergiram e que alcançaram o seu espaço na sociedade moderna. Paralelamente, temos presenciado no nosso país a um aumento de concertos e espetáculos ao vivo, número de espectadores e de receitas de bilheteira, gerando receitas em torno dos 70 000 000 de euros. Beneficiando da experiência e conhecimento na área musical, este projeto visa desenvolver uma aplicação mobile que funcione como agregador de toda a informação relativa a espetáculos musicais ao vivo na área de Lisboa. Na base da construção do Plano de Negócios foi utilizado o programa FINICIA do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) que revelou todas as conjeturas necessárias à sua realização e implementação. Os indicadores de validade do projeto, recolhidos através do questionário online com base no método Delphi, comprovaram a relevância da criação de uma aplicação mobile focada na área da música em Lisboa. De acordo com os indicadores de viabilidade utilizados neste projeto, nomeadamente a Taxa Interna de Rendibilidade (TIR), o Valor Atual Líquido (VAL) e o Período de Payback, foi possível determinar que o mesmo é economicamente viável.
- A perspectiva do utilizador do Facebook relativamente à escolha de alojamento turísticoPublication . Almeida, Carolina Marto Sampaio de; Leal, Maria do CarmoAtualmente assistimos a um aumento exponencial do uso dos social media como meio para planear as viagens lazer, bem como procurar por informações relativas a hotéis, restaurantes e outras empresas na indústria de turismo e viagens. Os social media criaram um novo canal de distribuição, tendo este influenciado e alterado a forma como os viajantes determinam o local onde vão ficar alojados. É importante que as empresas hoteleiras compreendam o comportamento dos consumidores face aos social media e, assim, determinar qual a forma de comunicação e que informações deverão disponibilizar nos seus sites. A título de exemplo, os hotéis conseguem interagir com os clientes através das redes sociais, como o Facebook, Instagram ou Youtube, partilhar diversos tipos de conteúdos informativos e prestar assistência a questões. O presente estudo tem como objetivo compreender o uso das redes sociais, apresentando-se um maior foco na rede social Facebook, na promoção de um estabelecimento hoteleiro e, com isto, determinar se a promoção dos serviços hoteleiros através deste meio, apresenta influência na tomada de decisão de escolha de alojamento turístico. Por outro lado, pretendese analisar o impacto das avaliações/recomendações realizadas pelos consumidores presentes no Facebook. Adotou-se uma metodologia quantitativa, através de um questionário online. Para analisar as hipóteses de estudo recorreu-se a diversos testes estatísticos. Os principais resultados demonstraram que são diversos os meios online e offline em que os consumidores se baseiam para fazer a sua decisão de escolha de alojamento, sendo um destes o Facebook, que apresenta uma grande representatividade. O word-of-mouth, contabilizado através das opiniões dos antigos clientes presentes em sites de avaliações e em redes sociais revela-se uma componente determinante no processo de recolha de informação sobre determinado alojamento e consequentemente influenciador na escolha de alojamento. Por último, verificou-se que o Facebook apresenta ter um papel decisivo no processo de decisão de escolha de alojamento turístico.
- A Influência dos adeptos nas Organizações DesportivasPublication . Costa, Liliana Gonçalves da; Portugal, MiguelEste trabalho de investigação procura entender como as organizações desportivas utilizam a marca como estratégia e com que objetivos e fins poderão obter. Tendo como principal foco o estudo de um dos maiores clubes de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica, com uma pequena abordagem sobre a realidade vivida na Associação Académica de Coimbra, estudando, o que os Adeptos procuram e pensam sobre a Marca Benfica e Académica. A análise é feita a partir do contexto das organizações desportivas, de forma a contribuir, quer para o aprofundamento do conhecimento cientifico existente sobre a identidade clubística e a marca, quer para obtenção de informação que permita a adequação de estratégias de intervenção aos próprios clubes. É neste sentido que, após a revisão da literatura relevante na área, foram estudados o Sport Lisboa e Benfica e a Associação Académica de Coimbra, de forma a compreender o papel dos adeptos e sócios. Considerando como objeto de estudo a realidade dos adeptos dentro dos clubes, os objetivos da investigação são: perceber se o valor da marca resulta do sentido de identidade clubística dos seus associados e das associações, lealdade e fidelidade que estes mantêm à marca, contribuindo desse modo para o reforço e valorização dessa marca e averiguar a influência da idade, género e tempo de afiliação dos sócios nas suas representações sobre o clube. Assim, o valor da marca Benfica e marca Académica, resulta do sentido de identidade clubística dos seus adeptos e sócios e das associações, lealdade e fidelidade à marca que estes mantêm à marca, sendo o papel social e os usos das instalações que potenciam esta relação, ajudando desse modo a reforçar e valorizar a marca Benfica e marca Académica.
- Características que podem influenciar a revisitação a um canal do YouTubePublication . Santos, Joana Brito dos; Cruz, RuiAtualmente, encontramo-nos numa Era em que a internet se está a transformar numa ferramenta cada vez mais essencial no nosso dia-a-dia. A internet, mais especificamente, as redes sociais apareceram para que o consumidor esteja em permanente conexão com o mundo, à distância de um clique. Nesta investigação, o YouTube foi a rede social escolhida para o estudo e o objetivo principal é perceber quais as características que um canal no YouTube deve ter para que os consumidores tenham intenção de o revisitar. Na metodologia adaptou-se um modelo que avalia a qualidade de websites, o modelo WebQual. Foi elaborado um questionário online, sendo as perguntas adaptadas para um canal de YouTube. Para analisar as hipóteses do estudo, foi feita uma regressão linear múltipla. Foi então possível concluir que os constructos Utilidade, Facilidade de Uso, Entretenimento e Relação Complementar, influenciam a Intenção de Revisitar logo, pode-se dizer que o canal do YouTube estudado apresenta qualidade aos olhos dos consumidores.