Browsing by Issue Date, starting with "2016-01-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A educação pré-escolar: regras, comportamentos e cidadaniaPublication . Marques, Patrícia Christina Barros; Henriques, Hélder Manuel GuerraEste trabalho retrata o percurso desenvolvido no Mestrado em Educação Pré-Escolar, no âmbito da Prática e Intervenção Supervisionada no ano letivo 2014/2015. É nosso objetivo principal compreender os processos de gestão de grupo em sala de atividades destacando-se, em particular, a aquisição e desenvolvimento de estratégias promotoras de regras no contexto educativo em análise com vista à construção de uma sociedade de bem-estar, livre, tolerante, democrática e justa. Para o efeito recorremos a um conjunto de saberes relacionados com a Educação Pré-Escolar que possibilitaram a construção do enquadramento teórico. No mesmo sentido, utilizámos como principais fontes as fichas adaptadas do Manual DQP (Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias), o inquérito, as notas de campo, a entrevista e a Escala de Problemas de Comportamentos para crianças em idade Pré-Escolar que permitiram a recolha de dados. A metodologia escolhida foi a Investigação-Ação dado que a ação educativa assenta na (re) construção permanente de saberes, possibilitando a reflexão sobre as práticas pedagógicas utilizadas, com o intuito de criar uma prática de qualidade crescente. Os dados recolhidos permitiram criar e aplicar estratégias com vista a saber lidar com os comportamentos das crianças e a desenvolver uma mudança positiva que envolvesse o grupo todo. Mudança essa que só foi possível à medida que o grau de confiança entre a criança e o adulto foi crescendo.
- Relatório de estágio na linhas rádioPublication . Pinto, António Santos de Oliveira; Guimarães, Adriana MelloO presente relatório tem por base o estágio curricular realizado na webrádio do semanário Linhas de Elvas, durante um período de três meses (15 de setembro de 2014 a 15 de dezembro de 2014). Trata-se de um projeto iniciado em agosto de 2014, com o objetivo de aproveitar as novas capacidades e potencialidades da internet que se apresentam aos órgãos de comunicação, como as grandes oportunidades de divulgação dos seus conteúdos, que passam a estar disponíveis num formato diferente, a rádio. Desta forma é essencial para os tradicionais meios de comunicação, concretamente o semanário Linhas de Elvas, acompanhar as novas tendências, não só tecnológicas, como também sociais, diversificando a sua oferta aos utilizadores e assumindo um novo formato, deixando de estar associado apenas e só a um meio específico. Com este trabalho pretendo, não só analisar este novo projeto radiofónico, mas também o contexto atual da evolução dos meios de comunicação locais e a sua transição para o mundo da internet.
- O Sistema Financeiro Angolano (Análise Descritiva)Publication . Pontes Pereira , Eugénia Chela; Varela, MiguelO Sistema Financeiro angolano, após anos de práticas de repressão financeira, abandonadas recentemente, começou a dar os primeiros passos para a sua modernização, sendo evidente o crescimento do número de instituições a operar no país, da rede de agências e a sofisticação de produtos, serviços e operações. Após efectuar uma síntese histórica da economia e finanças de Angola, o presente trabalho teve como objectivo analisar a actual estrutura do sistema financeiro angolano, descrevendo sinteticamente a sua evolução, o seu funcionamento, bem como as principais características. Através de uma análise descritiva, mostrou-se que o Sistema Financeiro angolano está estruturado nas vertentes do Banco Central, sector bancário, sector segurador e do sector de mercado de capitais. Para tornar o estudo ao Sistema Financeiro mais minucioso, procuramos descrever a actuação do Banco Nacional de Angola, através da análise do seu balanço num período de cinco anos (2007 à 2011). Com isso, concluímos que o BNA tem efectuado uma maior operacionalidade do sistema, bem como tem diversificado as operações desenvolvidas pela actividade financeira, procurando desta forma, satisfazer os desafios da economia angolana que está em permanente mutação.
