Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-12"
Results Per Page
Sort Options
- A influência da liderança das PME portuguesas na InovaçãoPublication . Fontan, OrlandoA liderança é um relacionamento dinâmico que é baseado em influência mútua entre líderes e seguidores que resulta num nível elevado de motivação e desenvolvimento técnico como promotor de mudanças. Goleman (2002), afirma que “A grande liderança baseia-se nas emoções”. O intelecto por si não faz o líder. Como dizia Einstein, “devemos ter cuidado para não fazer do intelecto o nosso Deus. É certo que tem músculos poderosos, mas não tem personalidade. Não consegue liderar, só consegue servir e seguir.”. Os dois tipos de liderança que iremos estudar são considerados chave do sucesso na adaptabilidade no enquadramento sociopolítico e no mercado agressivo em que vivemos nesta aldeia global, são eles: Liderança Transacional e Liderança de Transformacional e a influência no processo de inovação. A inovação pode representar por outro lado um efeito positivo no desempenho das organizações. É comumente afirmado que o desempenho de uma organização se refere indistintamente à capacidade do gestor enquanto responsável pela organização e esquecendo que a liderança tem um papel preponderante ao crescimento económico no geral, que pode e é evidenciado face à competitividade das Pequenas Médias Empresas (PME), face à concorrência, face à rendibilidade, face à sobrevivência e face ao crescimento destas organizações. Nesta investigação, procurar-se-á dar um contributo para um conhecimento mais aprofundado, estabelecendo, assim, como objetivo principal analisar o impacto positivo da liderança no desempenho da inovação nas PME. Assim foi adotada uma abordagem de inquérito por questionário. O questionário para a dimensão da liderança foi o Multifactorial Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass e Avolio (2003). A influência da liderança das PME portuguesas na Inovação 15 Para a inovação utilizou-se a última versão do inquérito da Comissão Europeia – Eurostat conhecido por CIS – The Community Innovation Survey, que é produzido em 27 estados membros da União Europeia, com 3 países da EFTA – European Free Trade Association e Países candidatos à União Europeia de acordo com o regulamento da Comissão Nº. 1450/2004. Este questionário identifica as quatro dimensões estudadas e verifica a existência de inovação nas organizações em cinco dimensões: Inovação de Produto; Inovação de Processo; Inovação Organizacional; Inovação em Marketing e verifica também a existência de Criatividade e Competências. A análise tem como quadro conceptual as abordagens atuais de referência sobre a temática da liderança e seu impacto na inovação, desenvolvendo um suporte teórico, corroborado por um suporte empírico que permite identificar os fatores determinantes de liderança e inovação no desempenho a curto, médio e longo prazo nas PME. Assim, o painel de dados das PME, resultará da fusão das informações do questionário MLQ-6S com a componente portuguesa do CIS – The Community Innovation Survey 2010. Abstract: Leadership is a dynamic relationship that is based on mutual influence between leaders and followers that results in a high level of motivation and technical development as a promoter of change. Goleman (2002), states that "great leadership is based on emotions." The intellect by itself is not the leader. As Einstein said, "we must be careful not to make the intellect our God. Admittedly it has powerful muscles but no personality. Cannot lead, can only serve and follow. ". The two kinds of leadership that we will study are considered key to success in this new framework sociopolitical adaptability and aggressive marketing in this global village we live they are: Transactional Leadership and Transformational Leadership and its influence in the innovation process. On the other hand innovation is a key role in the performance of organizations. One is left however with the feeling that the performance refers interchangeably to the ability of the manager as responsible for organizing and forgetting that the leadership has an important role for economic growth in general, the competitiveness of Small and Medium Enterprises (SMEs), due to competition, profitability, survival and growth of the same. In this investigation, will seek to contribute to a deeper understanding, establishing, thus, aimed at analyzing the positive impact of leadership in innovation performance in SME. Thus was adopted an investigative approach by questionnaire. The questionnaire for the leadership dimension was the Multifactorial Leadership Questionnaire (MLQ) of Bass and Avolio (2003). For innovation used the latest version of the survey by the European Commission - Eurostat also known as CIS - The Community Innovation Survey, which is produced in 27 EU A influência da liderança das PME portuguesas na Inovação 17 member states, 3 EFTA countries - European Free Trade Association and Candidate countries to European Union in accordance with the Commission Regulation no. 1450/2004. This questionnaire identifies the four dimensions studied and checks the existence of innovation in organizations in five dimensions: Product Innovation; Innovation Process; Organizational Innovation; Innovation in Marketing and also checks for Creativity and Skills. The analysis is the conceptual framework of current approaches references on the topic of leadership and its impact on innovation, developing a theoretical framework, supported by empirical support for identifying the determinants of leadership and innovation performance in the short, medium and long term in SMEs. Thus, the panel data of SMEs, which will result from the fusion of information from MLQ-6S and the Portuguese component of the CIS – The Community Innovation Survey 2010.
- Search for resonances and quantum black holes using dijet mass spectra in proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 8 TeVPublication . CMS collaboration (2142 authors); Hollar, Jonathan; Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Faccioli, Pietro; Ferreira Parracho, Pedro Guilherme; Gallinaro, Michele; Lloret Iglesias, Lara; Nguyen, Federico; Rodrigues Antunes, Joao; Seixas, Joao; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, Joao; Leonardo, Nuno
A search for resonances and quantum black holes is performed using the dijet mass spectra measured in proton-proton collisions at s=8 TeV with the CMS detector at the LHC. The data set corresponds to an integrated luminosity of 19.7 fb−1. In a search for narrow resonances that couple to quark-quark, quark-gluon, or gluon-gluon pairs, model-independent upper limits, at 95% confidence level, are obtained on the production cross section of resonances, with masses above 1.2 TeV. When interpreted in the context of specific models the limits exclude string resonances with masses below 5.0 TeV; excited quarks below 3.5 TeV; scalar diquarks below 4.7 TeV; W′ bosons below 1.9 TeV or between 2.0 and 2.2 TeV; Z′ bosons below 1.7 TeV; and Randall-Sundrum gravitons below 1.6 TeV. A separate search is conducted for narrow resonances that decay to final states including b quarks. The first exclusion limit is set for excited b quarks, with a lower mass limit between 1.2 and 1.6 TeV depending on their decay properties. Searches are also carried out for wide resonances, assuming for the first time width-to-mass ratios up to 30%, and for quantum black holes with a range of model parameters. The wide resonance search excludes axigluons and colorons with mass below 3.6 TeV, and color-octet scalars with mass below 2.5 TeV. Lower bounds between 5.0 and 6.3 TeV are set on the masses of quantum black holes.
- A influência da publicidade na intenção de compra do consumidor jovem adulto, no setor alimentarPublication . Medina, Rebeca; Rodrigues, FilipeEste projeto tem como objetivo saber se a publicidade (apelos racionais e emocionais), bem como a atitude face à publicidade, no setor alimentar poderão ter ou não, influência na intenção de compra. Serão abordados temas, como o Comportamento do Consumidor, Apelos Racionais e Emocionais usados na Publicidade, a Atitude dos consumidores face à Publicidade e a relevância da Publicidade no processo de intenção de compra. A investigação foi realizada, tendo por base uma amostra não probabilística, por bola de neve. A amostra era constituída por 417 indivíduos, com idades entre os 18 e 35 anos. Utilizou-se uma metodologia quantitativa e, como tal, foi necessário a realização de um questionário (inquérito online), com base em escalas já definidas por vários autores, mas com uma adaptação ao estudo em causa, de forma a ser possível testar as hipóteses estabelecidas. No que toca aos resultados, foi possível concluir que os jovens adultos apreciam publicidade, assumindo uma atitude mais positiva face aos apelos racionais do que aos apelos emocionais. Constatou-se que o género feminino valorizava mais os apelos racionais, do que o género masculino. O mesmo se observou nos Apelos Emocionais, que mais uma vez, eram preferidos pelo género feminino. Conclui-se que a publicidade tem, de facto, um efeito na intenção de compra, mas dado os resultados, melhor será incluir nos anúncios, os dois tipos de apelos, pois estes acabam por se complementar. Pretende-se com este estudo, fornecer um contributo para um maior conhecimento e para o aprofundamento desta área. Deseja-se ainda, que os resultados possam ser úteis para a Gestão das empresas ligadas a este setor, ao fornecer dados que permitam uma melhor compreensão dos consumidores, permitindo assim, definir estratégias de marketing de forma a se posicionarem num mercado, cada vez mais competitivo.