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- Consulta em espera: interromper a interrupçãoPublication . Botas, Philippe; Pereira, Carolina; Carvalho, Rosa; Magalhães, Ana Rita; Cruz, Ana Rita; Santiago, Luiz Miguel; Neto, Maria GlóriaIntrodução e objetivo: Um estudo na Irlanda registou 25% de consultas com interrupção, em 50% por telefone. Em Espanha, 91% e 54% das consultas de médicos de família tiveram interrupção, com duração média de 35 e 16 segundos. Ao identificar as interrupções como um problema, o objetivo é implementar medidas no sentido de as reduzir. Metodologia: Avaliação e melhoria contínua da qualidade. Unidade de estudo: consultas de MGF de 5 médicos de família de uma Unidade de Saúde (US). Períodos de avaliação: 28/10 a 8/11 de 2013 e 8/4 a 17/4 de 2014. Aleatorização simples de períodos de consulta de MGF de pelo menos 2 horas. Recolha de dados por 1 observador participante (médico). Critérios de avaliação: fonte da interrupção; agente da interrupção; justificação da interrupção; impacto da interrupção; fator externo/fator interno (origem da fonte de interrupção). Medidas corretoras: apresentação de resultados e discussão de estratégias; Google Talk; armário com material; fluxograma de marcação de consultas; sinaléticas na sala de espera; memorando no consultório; divulgação de informação organizacional. Estatística descritiva e inferencial (χ2 para variáveis nominais e U de Mann-Whitney). Resultados: 1ª avaliação: 37 de 63 consultas (58,7%) com pelo menos uma interrupção. 66 interrupções com duração média de 42 segundos (86,4% significativas; 82% não justificadas). A principal fonte de interrupção foi a porta (43,9% das interrupções (n=29), na sua maioria significativas (n=27)). As interrupções por fator externo foram mais significativas (p=0,041). 2ª avaliação: 27 de 61 consultas (44,3%) com pelo menos uma interrupção. 48 interrupções com duração média de 58 segundos (70,8% significativas; 92,9% não justificadas). A principal fonte de interrupção foi o telemóvel (27,1% das interrupções (n=13), na sua maioria não significativas (n=9)). Redução de 24,5% na proporção de consultas com interrupção (p=0,076) e de 27,3% no número de interrupções. Diferença com significado para a fonte de interrupção (p=0,013), com redução de interrupções pela porta. Reduziu-se o número de interrupções significativas (p=0,036) e por fator externo (p=0,053). Discussão: Participação de todos os elementos da US, com reconhecimento da melhoria. A duração média da interrupção aumentou, o que é explicado por problemas informáticos. As medidas implementadas permitiram a redução do número de interrupções significativas e por fator externo. A considerar vieses de observador e de comportamento.
- A Internet na Administração PúblicaPublication . Marques, Sara Rute Matos; Cruz, Rui
- Comunicação da Responsabilidade Social Empresarial da Caixa Geral de DepósitosPublication . Batista, Teresa de Brito; Motta, JoanaA Responsabilidade Social Empresarial é um instrumento estratégico muito importante para qualquer organização e estas começam a aperceber-se da importância de saber comunicá-la de forma correcta, tendo em conta o público-alvo, de modo a que seja eficaz. Este estudo pretende comparar as práticas de divulgação da Responsabilidade Social da Caixa Geral de Depósitos (CGD) ao seu público interno e externo, caracterizando-as e observando possíveis diferenças. Para isso foi efectuada uma Análise de Conteúdo às revistas “Nós Caixa” e “Revista Cx”, bem como uma entrevista ao Director de Comunicação da instituição bancária e um inquérito aos seus colaboradores.
- Measurement of differential production cross-sections for a $Z$ boson in association with $b$-jets in 7 TeV proton-proton collisions with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2886 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutMeasurements of differential production cross-sections of a Z boson in association with b-jets in pp collisions at $ \sqrt{s}=7 $ TeV are reported. The data analysed correspond to an integrated luminosity of 4.6 fb$^{−1}$ recorded with the ATLAS detector at the Large Hadron Collider. Particle-level cross-sections are determined for events with a Z boson decaying into an electron or muon pair, and containing b-jets. For events with at least one b-jet, the cross-section is presented as a function of the Z boson transverse momentum and rapidity, together with the inclusive b-jet cross-section as a function of b-jet transverse momentum, rapidity and angular separations between the b-jet and the Z boson. For events with at least two b-jets, the cross-section is determined as a function of the invariant mass and angular separation of the two highest transverse momentum b-jets, and as a function of the Z boson transverse momentum and rapidity. Results are compared to leading-order and next-to-leading-order perturbative QCD calculations.
- Tecnologias e Práticas Lean Thinking na Fileira das Rochas OrnamentaisPublication . Antunes da Silva, Agostinho Manuel; Moreira de Carvalho, Rui; de Sousa Oliveira, AnabelaO objeto de estudo desta dissertação é a avaliação do impacto das práticas e tecnologias lean thinking no negócio na fileira das Rochas Ornamentais (RO). Ainda que não seja o objeto de estudo desta investigação, existe desde 2004, uma verdadeira aliança entre o setor do Calçado e o setor das Rochas Ornamentais em Portugal, alicerçada em processos de fertilização cruzada e de partilha ativa de knowhow/ transferência de tecnologia. O setor das Rochas Ornamentais começou por importar o modelo de estratégia que estava a ser seguido pelo setor do Calçado, o qual, desde o Projeto Mobilizador FACAP (Fábrica Calçado Pedip), estava a adotar tecnologias lean thinking nas empresas e, com isso, a aportar flexibilidade e resposta rápida à sua capacidade produtiva. A “importação” do modelo FACAP pela fileira das RO, foi possível através de algumas das empresas tecnológicas que ao partilharam a atividade pelos dois setores atuaram como “agentes mobilizadores” que, sob o ambiente favorável do Centro Tecnológico da Calçado (CTCP) promoveu rede de investigação (Sistema de Ciência e Tecnologia). O primeiro grande impulso desta nova postura traduziu-se, assim, no Projeto Mobilizador JETSTONE (Pedra Flexível), que integrou, em consórcio, dez entidades do meio empresarial e científico nacional. Os resultados obtidos pelo projeto JETSTONE encorajaram a manutenção da aposta no caminho leanstone traçado, postura esta que deu origem à criação do Projeto Mobilizador INOVSTONE (Pedra Inovadora). Volvida uma década, verifica-se que, pese embora a retração doméstica, e mesmo ibérica, na procura de materiais de construção, as empresas de RO Portuguesas estão a responder positivamente aos novos desafios com que se deparam. Assim, o aumento anual das exportações da fileira das RO continua próximo dos 10%; várias das tendências tecnológicas para as RO são de origem Portuguesa; A cadeia de valor dos produtos em Pedra continua a subir e, estima-se que o VAB das exportações do setor, esteja já, acima dos 80%. É sobre este trajeto que esta dissertação se foca, e analisa. E tenta oferecer pistas de atuação.