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- Higiene e Segurança Alimentar: o pescado como risco ou benefício na saúdePublication . Cruz, Ana Rita Gírio da Costa; Rocha, Humberto José Guerreiro; Mateus, Teresa Susana LetraOs níveis de consumo que os produtos de pesca têm atualmente em Portugal, são de relevância para a economia nacional e para a saúde da população portuguesa. Existe assim uma consequente necessidade da manutenção da higiene e segurança destes produtos, sendo que este é o principal tema abordado nesta dissertação. Fez-se uma compilação dos perigos alimentares do pescado, mais relevantes para o consumo humano, tendo por base as referências bibliográficas consultadas. A dissertação inclui ainda um estudo realizado durante o período de estágio, que avaliou as condições de higiene e segurança alimentar da venda de pescado ao consumidor, em Coimbra. Encontraram-se falhas em vários pré-requisitos do sistema HACCP, entre os quais se incluem: inadequação ou ausência de lavatórios e instalações sanitárias para o pessoal; ausência ou não-cumprimento de um plano adequado de controlo de pragas; e aplicação incorreta dos manuais de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos. Considera-se importante investir em novas estratégias com vista à formação e informação aos manipuladores e operadores do setor alimentar, para que se dê cumprimento aos planos de HACCP implementados. Para reduzir o risco de ocorrência de doenças de origem alimentar associadas ao consumo dos produtos da pesca, salienta-se ainda a necessidade de investir na disseminação de informação direcionada aos consumidores acerca deste tema.
- As cidades verticais, um mito ou uma realidade – Caso de estudo – Burj Al KhalifaPublication . Fernandes, João Filipe Correia; Veríssimo, Celina FelícioO tema geral desta dissertação são os arranha-céus. Pretende-se, com este tema, compreender os processos construtivos e técnicos para a construção de arranha-céus ao longo dos últimos séculos. E a aplicabilidade dessas técnicas, por comparação de alguns arranha-céus chave com maior arranhacéus da atualidade o Burj Al-Khalifa. Assim este trabalho pretende não só explicar como é que os arquitetos e engenheiros dos arranhacéus ao longo do tempo têm contornado as adversidades da construção em altura, mas também tentar compreender se a construção do Burj Al-Khalifa é realmente inovadora, tentando responder as seguintes questões: A construção deste edifício já era exequível previamente ou se existia uma real carência de avanços tecnológicos para ser possível a sua execução? As técnicas foram as mesmas/as técnicas foram outras? Será que estes edifícios são realmente multifuncionais em termos do seu uso? Será o caso de estudo a analisar é verdadeiramente inovador, ou não? Os edifícios existente no Downtown Dubai servem de apoio ao Burj Al-Khalifa de forma a permitir que a logística funcione, ou se são apenas mais edifícios com repetição das funções que o arranhacéus já possui? O edifício é realmente autónomo/não, o edifício não é autónomo e precisa de muitos outros edifícios de apoio e o que se disse é mais marketing que outra coisa? Assim, impera a questão se existe uma real necessidade destes arranha-céus?
- Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada Saber conviver: A importância da sociabilização no desenvolvimento da criançaPublication . Garcia, Vanessa Alexandra da Graça; Machado, Ricardo; Ferreira, AnaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida num jardim-de-infância situado em Lisboa, com um grupo de crianças heterogéneo, dos 3 aos 6 anos. Com este relatório é pretendido que façamos uma reflexão sobre toda a prática desenvolvida ao longo deste ano letivo, com o grupo em questão e sobre a importância da temática desenvolvida ao longo da mesma. Todo este trabalho foi sustentado por um design de investigação-ação, assumindo um paradigma interpretativo, através da qual foi possível aprofundar o conhecimento relativo à área da Formação Pessoal e Social, sendo esta a temática abordada ao longo do ano. Assim, o objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de competências de socialização no grupo, nomeadamente ao nível do desenvolvimento social de cada criança, perante um grupo e a sociedade. Para isso foram realizadas tarefas que promovessem a partilha entre o grupo, o trabalho colaborativo, o respeito pelo outro e ainda a gestão de conflitos para que o grupo conseguisse trabalhar como um todo e não cada um por si. É pretendido, ao longo deste trabalho, refletir sobre a importância do trabalho nesta área, da Formação Pessoal e Social, de modo a desenvolver na criança regras de sociabilização para que se tornem adultos conscienciosos, respeitadores e sociais. É também pretendido refletir sobre todo o trabalho que foi desenvolvido com o grupo de modo a perceber se as estratégias e tarefas implementadas foram de encontro ao objetivo pretendido e para isso analisaremos toda a evolução do grupo ao longo de todo este período de estágio. Assim conseguiremos perceber que efeitos produziram o trabalho elaborado, conseguindo ainda refletir sobre a nossa postura ao longo de todo este percurso.
- A identificação do valor do edp Mobile para a EDP e para o utilizadorPublication . Santos, Sandra Cristina da Silva Neves Saraiva; Cruz, Rui
- MATEMÁTICA COM HISTÓRIASPublication . Elisa Maria Carvalho Pimenta
- AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA - UMA EXPERIÊNCIA NO 2º C.E.BPublication . Tânia Manuela Teixeira Peixoto