Browsing by Issue Date, starting with "2014-03-31"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- In vitro controlled drug release from contact lenses materials under physiological ocular tear flowPublication . Paradiso, P.; Mata, J.; Moutinho, M. G.; Fernandes, A. I.; Colaço, R.; Saramago, B.; Serro, A. P.
- Tradutor visual, textual e áudio para centros de saúdePublication . Pereira, AnaEste projeto procura resolver a falha de comunicação existente entre falantes de línguas diferentes, dentro de um contexto institucional. Este explora as diversas possibilidades de um sistema interativo visual de modo a resolver problemas de língua e facilitar a troca de informação. A área escolhida para o desenvolvimento deste sistema foi a saúde. Em Portugal, mais de 50% da comunidade imigrante não fala português, o que dificulta a capacidade de comunicação entre estes e os profissionais de saúde. Este projeto explora, assim, a criação de um sistema de tradução digital, visual, textual e áudio como forma de aliviar o problema, e ajudar os imigrantes a aprenderem a nossa língua. Tomou-se como ponto de partida para o desenvolvimento deste tradutor uma área especifica da saúde, a Saúde Materna, sendo o foco na primeira consulta do imigrante. A localização escolhida foi o Centro de Saúde. A informação trocada entre profissional de saúde e doente foi recolhida através de contacto pessoal com médicos, assim como através de pesquisa em livros e sites. Este é um projeto inovador que pretende alcançar uma linguagem visual simples, objetiva e intuitiva, que funcione em dois dispositivos distintos – um computador para o profissional e um ‘tablet’ para o doente -, capaz de ajudar as comunidades imigrantes em Portugal a comunicar com mais clareza o seu estado de saúde.
- Impacto e aceitação do Cloud Computing nas empresas de TI em PortugalPublication . Miragaia, Duarte Manuel Ferreira; Bugalho, Miguel
- O impacto da satisfação com a avaliação de desempenho no comprometimento organizacional dos funcionários públicos: caso UONPublication . Mbechi, José Miguel; Rodrigues, Maria de FátimaO objectivo desta dissertação prende-se na necessidade de sabermos que impacto a satisfação com a avaliação de desempenho tem no comprometimento organizacional dos colaboradores da Universidade 11 de Novembro, em Angola. Para o efeito, achamos conveniente optar pela metodologia quantitativa com a aplicação de um questionário aos colaboradores da referida Universidade numa amostra não representativa de N 100 colaboradores. Para tal, utilizamos duas escalas: a que mede a satisfação para com o sistema de avaliação de desempenho organizacional na era das competências proposta por Barros (2007) na sua dissertação de mestrado e o instrumento sobre o comprometimento organizacional proposto por Meyer e Allen (1997) e utilizado por Nascimento e Lopes (2008). Após o tratamento estatístico a base de SPSS, denotamos que a satisfação com a avaliação de desempenho tem uma correlação positiva com o comprometimento organizacional, sendo a maior correlação vista no comprometimento normativo, com os colaboradores acima dos 40 anos a apresentarem maior obrigação de permanecer na organização. Também denotamos com o estudo que os colaboradores com menor nível académico são os que apresentam maiores índices de insatisfação e os bacharéis, aqueles que apresentam maior satisfação com a avaliação de desempenho. Relativamente as funções, os motoristas e os chefes de repartição são os mais satisfeitos, enquanto os operários e jardineiros os menos satisfeitos com as avaliações de desempenho. O presente estudo tem implicações nos processos de políticas de recursos humanos, pois verificou-se que é fundamental a organização rentabilizar o constructo afectivo, pois é este que melhor se identifica com os outputs dos recursos humanos. Algumas limitações foram apresentadas neste trabalho e neste sentido, foram propostas algumas sugestões para investigações futuras de modo que o tema seja solidificado e contribua para o portefólio científico com novas variáveis em estudo.