Browsing by Issue Date, starting with "2013-12-17"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A importância da implementação da gestão e metodologia Lean num operador logísticoPublication . Dionísio, Nuno Miguel de Sousa; Ribeiro, Joaquim SilvaNo presente trabalho é pretendido efetuar uma avaliação do impacto na otimização dos processos e na cultura organizacional num operador logístico da indústria automóvel, após a implementação de metodologias Lean. A metodologia escolhida para este trabalho é a de estudo de caso único na Schnellecke Portugal, sediada junto ao Parque Industrial da Autoeuropa, que presta serviços de pré-logística e gestão de aprovisionamento, armazenamento e gestão de stocks. A atividade da empresa abrange toda a cadeia logística através de soluções integradas, assim como soluções de logística interna e de abastecimento a linhas de montagem. A introdução da filosofia Lean no grupo Schnellecke Logistics deu-se no ano de 2011 e como resultado da implementação das metodologias e ferramentas Lean na empresa, resultaram diversos tipos de melhoria de eficiência na identificação e na eliminação das perdas geradas nos processo, na identificação dos pontos fracos alvos da mudança, contribuindo para o incremento da produtividade, para a melhoria da qualidade, para a redução dos custos e para o aumento da motivação e da participação dos seus colaboradores, corroborando a almejada meta da sustentabilidade. Para alcançar o objetivo do trabalho foi elaborada uma revisão bibliográfica de vários conceitos e ferramentas associados à filosofia Lean, designadamente o Just In Time, o Lean Thinking, a filosofia Kaizen, o Kanban, os 5Ss, Lean Seis Sigma, Lean nos serviços e na logística, e um breve enquadramento da cadeia de abastecimento.
- Promoção da igualdade de género na educação pré-escolar através do guião de educação, género e cidadaniaPublication . Duarte, Joana Patrícia Tavares; Marchão, AméliaO presente Relatório Final de Prática e Ensino Supervisionada enquadra-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta a descrição e reflexão do percurso vivido num Jardim de Infância da cidade Portalegre. Durante o estudo que desenvolvemos demos especial atenção às questões de diferenciação de género, tendo como objetivo a promoção da Igualdade de Género na Educação Pré-escolar. A metodologia adotada foi a Investigação-Ação, valorizando a ação educativa e investigativa na (re)construção de saberes, analisando, experimentando e refletindo sobre as práticas para as tornar qualitativamente mais responsivas. A aposta na educação para a cidadania e igualdade de género deve ser uma das prioridades de todos/as os/as educadores/as de infância, para que se possa construir uma sociedade cada vez mais tolerante, democrática, solidária e justa, em que exista igualdade para todos/as.
- Representações dos professores do ensino regular: A escola inclusiva e o trabalho do professor de educação especialPublication . Zambujal Duarte Gomes, Isabel Alexandra
- As TIC e a Inclusão das Crianças com Síndrome de Asperger nas Escolas de Ensino RegularPublication . Gonçalves Tojal, Eunice
- Trabalho colaborativo na Escola - Um desafio!Publication . de Carvalho Pato e Silva Ferreira, Maria do Rosário