Browsing by Issue Date, starting with "2013-05-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A segurança privada em AngolaPublication . Santos, Adilson Gonçalves Sousa; Raposo, JoãoNum paradigma social, político e económico marcado por perspetivas de árduo crescimento e subsequente desenvolvimento, a sociedade angolana, nos seus diversos estratos, influenciada por mais de uma década de paz, nada mais almeja duque caminhar de forma multissectorial para o seu bem-estar social, de justiça e liberdade, em plena segurança. Todavia, há que criar mecanismos que proporcionem um clima de paz interna, saudável para esse caminhar multissectorial, através do incremento qualitativo do sistema de segurança pública, em geral, e da segurança privada, em particular. Para tal, a presente dissertação tem por objetivo apresentar bases ao desenvolvimento de um sistema de segurança privada adequado ao atual contexto socioeconómico e de segurança angolano, dando maior ênfase às funções associadas a este sistema e aos meios legitimados para os seu exercício, principalmente os que pela sua natureza podem lesar direitos fundamentais constitucionalmente consagrados.
- A segurança interna de portugal no quadro da união europeia: para uma governação multinivel?Publication . Borges, Ricardo Augusto Dos Santos; Brandão, Ana PaulaActualmente enfrentamos um momento de mudança em que, perante a emergência das organizações supranacionais, surge a necessidade de redefinir o papel do Estado no novo quadro das relações internacionais. Sendo a União Europeia uma organização supranacional, da qual Portugal faz parte, e atendendo aos efeitos da globalização na evolução das ameaças que emergem contra os Estados, procuramos perceber de que forma se estabelecem as relações entre os Estados-Membros (concretamente no caso português) e a União Europeia na partilha de um objectivo comum – garantir a segurança interna da União Europeia e dos próprios Estados. O trabalho realizado reflecte sobre os efeitos da globalização e as dificuldades reveladas pelos Estados perante esta realidade, aborda o funcionamento da União Europeia e a articulação dos diferentes actores que concorrem para sua segurança interna, incidindo sobre o funcionamento do Sistema de Segurança Interna português e a sua extensão no desenvolvimento do Espaço de Liberdade Segurança e Justiça. Procuramos então perceber o quadro actual da segurança interna na Europa e em Portugal, esclarecendo o seu envolvimento e mútua influência.
- A tomada de decisão na atuação policialPublication . Alves, Bruno Daniel Ferreira; Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia; Felgueiras, Sérgio Ricardo Costa ChagasAs limitações da mente humana levam à utilização de estratégias de aproximação para lidar com a maioria das situações, resultando, por vezes, em enviesamentos e erros nas avaliações e decisões que se tomam. O decisor não usa uma estratégia de optimização, contentando-se com uma solução satisfatória, suficiente. Em condições de pressão de tempo, isto leva a pesquisar pouca informação e a decidir com base num único elemento informativo, considerando as características da estrutura do ambiente em que ocorre. O decisor policial, não sendo um ser com capacidades superiores, sofrerá das mesmas limitações que o comum cidadão. Na ausência de investigação nacional, realizou-se um estudo qualitativo sobre o tema da tomada de decisão aplicado à atividade policial, com a intenção de melhor compreender as decisões em contexto policial. Os resultados obtidos mostram que o processo de decisão no contexto policial está dependente da capacidade do decisor para pesquisar e gerir a informação necessária à decisão e para antecipar cenários, durante o policiamento, avaliando sistematicamente novas pistas no terreno. Para a realização de tais ações, a experiência e o treino do decisor policial é um fator preponderante.
